Agências de performance é um dos termos atuais, que surgiu juntamente com o crescimento dos serviços digitais. Mas, você sabe o que é uma agência de performance? Quais atividades ela desempenha?
Também, qual a diferença destas agências para as demais que atuam com comunicação e marketing? Além disso, qual a vantagem de contar com uma agência de performance para o seu negócio?
Tudo isto e muito mais você vai saber! Fique por aqui!
LEIA TAMBÉM: Agência de marketing para startups
Trata-se, a princípio, de uma agência com um modelo com foco em marketing e comunicação, que oferece soluções para ações, campanhas, Jobs, etc. Pode ser entendido também como um modelo novo e diferenciado das agências de comunicação e marketing mais tradicionais, pois as estratégias para alcançar resultados são diferentes – como veremos mais para frente.
Por exemplo, no trabalho feito com agências tradicionais de marketing e comunicação, o cliente é quem direciona as estratégias a fim de conseguir resultados. As agências mais tradicionais, então, têm a responsabilidade de operar tais estratégias – o que não significa que é um modelo ineficaz, mas existe a possibilidade e os objetivos não serem 100% satisfatórios.
Além disso, as agências tradicionais costumam ter mais foco na operação e no desenvolvimento de estratégias, porém, não as definem.
E foi, basicamente, para preencher esta lacuna que surgiram as primeiras agências de performance.
Assim, o foco da agência de performance é o desenvolvimento de estratégias focadas, satisfazendo os diferentes tipos de canais e mídias. Com isso, cliente e agência definem em conjunto as estratégias. Isso é algo bem positivo, pois permite mudança, correção de rotas, etc.
O trabalho destas agências também é mais dinâmico e ativo. O foco, então, é menos no operacional e mais na incursão do cliente no mercado.
E, embora ainda no início, muitas empresas e até outros tipos de agência vêm se interessando por contar com uma agência de performance.
Ainda falando dos diferenciais destas novas agências para as mais tradicionais, vamos abordar algumas das atividades desempenhadas pelas agências de performance, a fim de saber o porquê de sua imensa utilidade no mercado atual.
Todas as agências de marketing têm como um dos focos o engajamento do cliente. No entanto, há estratégias diferentes para fazer este trabalho.
Por exemplo, as agências tradicionais costumam desenvolver marcas, atuar com pesquisas de mercado, planejamento de campanhas, etc. O que pode trazer resultados sensacionais, mas não para todos os segmentos, em especial, empresas 100% digitais ou startups.
Já as agências de performance se decidem ao monitoramento constante de resultados, já que os meios digitais exigem este acompanhamento mais frequente, quase que ininterrupto. Ou seja, uma agência de performance precisa de mais condições e profissionais, a fim de oferecer uma relação contínua com os meios, para conseguir, realmente, o engajamento do cliente.
Para isso, uma agência pode adotar estratégias como o monitoramento de métricas e indicadores ininterruptos. Assim, garantindo o alcance de resultados e de metas.
E tais estratégias são de responsabilidade da agência e não de quem a contrata, certo?
VEJA MAIS: Quero criar um aplicativo, como começar?
As agências de performance têm mais foco na marca, enquanto as tradicionais focam mais no processo: criação, desenvolvimento e manutenção da marca. Assim, as agências tradicionais são muito eficazes para marcas já muito bem-posicionadas, mas para outras podem não ser e é aí que entra a importância de contar com uma agência focada na performance.
Além disso, uma agência de performance é mais indicada para as empresas que querem fortalecer a marca e não manter o seu posicionamento já atingido.
A criação na agência de performance
A criação pode não ser o foco das estratégias das agências de performance, mas isso não significa que isto não exista. Por outro lado, a criação dos clientes dessas agências já existe, assim, cabe à agência conduzir as criações, para atingir o máximo de desempenho.
Obviamente, a rotina de trabalho em uma agência focada em performance é bem diferente da encontrada nas agências tradicionais de comunicação e de marketing.
Uma agência de performance, por exemplo, tem na sua rotina de trabalho:
A rotina de trabalho, de uma percepção geral, também é diferente em cada um desses modelos de agência. Na prática, começando por uma agência tradicional, sua atuação basicamente é:
Enquanto isso, a título de curiosidade e para entendermos melhor o fundamento das empresas de performance, as agências tradicionais de dedicam mais a atividades como:
Nem toda agência com foco em performance atua da mesma forma. No entanto, existem modelos bastante seguidos. Veja a seguir um exemplo de modelo de atuação de uma agência de performance
Reunião com os clientes, como forma de conhecer melhor a marca, produtos e serviços, para aprofundar conhecimento dos serviços/produtos
Análise de plataformas de divulgação;
Mapeamento de KPIs (Key Performance Indicator, em português Indicadores Chaves de Performance);
Definição de estratégias junto com o cliente.
Primeiramente, vale destacar que uma marca ou empresa pode contar com a assessoria de agências tradicionais e de performance. Ainda mais quando se fala em grandes marcas ou empresas – já que elas atuam em diversos canais.
Mas, com uma agência focada em performance, os resultados digitais são mais rápidos. Além disso:
Interessado em contratar uma agência focada em desempenho e performance? Então, veja alguns pontos para avaliar, antes de fechar esta parceria
Além disso, ao contar com uma agência focada em mais performance, os clientes:
As agências focadas em performance começaram a se destacar em 2019, por isso são consideradas um modelo novo de agência. As agências partiram do conceito do Marketing Digital de Performance.
Mas, afinal, o que realmente é Performance? A palavra tem como significado desempenho.
E no marketing, performance é um termo que indica sucesso, o alcance de resultados e objetivos. Assim, surgiu, primeiramente, o Marketing Digital de Performance. Ou seja, mais resultados com menos aquisições ou esforços.
Depois, vêm as agências de performance, que, em geral, continuam atuando com o marketing digital de performance – sendo ele uma das estratégias para o melhor desempenho possível.
Mas, as agências de performance não significam apenas resultados. Elas atuam com todo o processo, desde o início: estratégias, aplicações, monitoramento, etc. Etapas que pudemos perceber anteriormente, neste artigo.
Aqui na EngajaTech levamos este conceito a sério. Se você quer saber mais sobre este conceito, vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. Preencha as informações e nós entraremos em contato!