De tempos em tempos a Apple lança novas atualizações para o sistema operacional da sua linha de smartphones. Na grande maioria das vezes, as mudanças são referentes a novas funções dentro do próprio iPhone. No entanto, a atualização do iOS 14, lançada já há alguns meses, pode impactar diretamente a vida de quem trabalha com marketing digital.
Engana-se quem pensa que as periódicas atualizações do OS para Iphone são benéficas para todos. Ao longo dos mais de 10 anos que o produto está no mercado, diversos usuários já reclamaram de bugs e outros problemas relacionados a atualização do sistema operacional dos smartphones da Apple.
Um dos contras que volta e meia vem à tona quando a empresa anuncia uma nova atualização é justamente a obsolescência de alguns modelos do smartphone, que não contam com suporte para os novos sistemas. Ainda assim, para alguns, os problemas não se restringem apenas a isso.
Neste artigo, você irá entender como a atualização do iOS impacta diretamente no trabalho de quem realiza campanhas pagas de marketing digital em algumas redes sociais. Apesar das mudanças do sistema terem sido lançadas há algum tempo, não são todos os profissionais da área que perceberam essa grande mudança.
Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.
De fato a atualização do iOS 14 trouxe bastante mudanças para os usuários do smartphone da Apple. Entre alguns dos mais positivos, estão justamente novas opções de acessibilidade voltada para pessoas cegas ou com baixa visão, através da descrição de texto em fotos, realizada por uma inteligência virtual.
Além disso, a nova versão do sistema operacional também trouxe uma design mais clean para a tela inicial do iPhone, ainda que com novos widgets e bibliotecas. Da mesma forma, foi adicionada a função Picture in Picture, que permite a reprodução de vídeos de forma minimizada, no canto da tela, enquanto o usuário faz outras ações.
No entanto, as maiores mudanças apresentadas pela atualização, e que impactam diretamente no trabalho de quem trabalha com dados, são relacionadas à privacidade. O iOS 14 permite que o usuário tenha um maior controle sobre os seus próprios dados na internet, permitindo que eles sejam expostos ou não.
A ação pode afetar diretamente, por exemplo, ações que são desenvolvidas através das redes sociais do grupo Facebook. No entanto, a dúvida de muitas pessoas que trabalham com esse segmento e souberam das mudanças da atualização é: como elas realmente irão impactar na ação através das redes?
LEIA MAIS: O que uma empresa precisa ter no marketing
Sabe quando você está entrando em um site ou aplicativo e o mesmo lhe apresenta uma notificação, pedindo que você permita o recolhimento de dados para melhorar a experiência? Pois então, é mais ou menos isso que muda com a atualização do iOS 14, que dá mais poder de decisão para o próprio usuário.
A atualização do sistema trabalha com novos recursos de privacidade para o usuário, o qual tem acesso a uma nova seção de informações sobre os aplicativos instalados. Nessa área, ele entende de forma sucinta a maneira como os desenvolvedores estão gerenciando os seus dados, expostos ao app.
Com o iOS 14, quando você abre algum determinado aplicativo, como o Facebook, por exemplo, irá aparecer uma notificação perguntando se você permite que o app rastreie ou não os seus dados. Caso o usuário opte por recusar, então os gerenciadores não terão acesso de fato aos seus dados durante o uso.
Outra opção relacionada a privacidade e coleta de dados, e que impacta o trabalho de quem atua com o marketing digital, é a opção “Rótulos”. Eles serão exigidos aos gerenciadores a cada nova atualização dos aplicativos, e trata-se de uma seção na própria App Store que mostra a prática de coleta de dados do app.
Feitos justamente com o objetivo de informar o usuário a forma com os aplicativos coletam os dados, antes mesmo de fazer o download, a opção “Rótulos” é dividida em três categorias. Uma delas é chamada de “dados utilizados para rastrear você”, com informações sobre localização do usuário e outros dados pessoais.
Outra categoria da opção é a de “dados vinculados a você”, ou seja, informações que podem ser utilizadas para identificar o usuário. A terceira categoria é a de “dados não vinculados a você”, que diz respeito a informações vinculadas à pessoa, mas que não permite a sua identificação.
Sendo assim, a partir da atualização do iOS 14 os usuários de iPhone, Mac, Apple Watch e Apple TV terão mais controle sobre sua própria privacidade em relação aos aplicativos. Dessa forma, se o usuário não autorizar o monitoramento de suas atividades, alguns apps não poderão rastreá-los.
Visto que boa parte das redes sociais trabalham com a coleta de dados para entrega de conteúdo, a vida de quem trabalha com Facebook e Instagram, por exemplo, fica um pouco mais difícil. Logo abaixo, mostrarei como essa versão do iOS impacta os profissionais de marketing da principal rede de Mark Zuckerberg.
VEJA MAIS: Como funciona o marketing digital? Guia definitivo grátis
A nova atualização do iOS 14 traz efeitos bastante práticos para quem trabalha com o marketing digital no Facebook. Isso porque, uma vez que a plataforma não consegue rastrear o comportamento do usuário, tudo que depende disso, como relatórios, por exemplo, passam a ser mais imprecisos.
Da mesma forma, a pouca coleta de dados de usuários na plataforma também leva a uma diminuição da segmentação de conteúdo. Ou seja, passa a ser muito mais difícil criar anúncios personalizados para um determinado público, visto que não teremos tantas informações sobre eles.
Em relação aos anúncios do Facebook, a atualização do iOS 14 causa impactos não apenas no monitoramento como também na otimização das campanhas. A janela de distribuição dos anúncios também fica afetada, assim como os recursos “eventos de conversão”, “remarketing”, “anúncios dinâmicos”, “criação de públicos” e “distribuição de anúncios”.
O anúncio da Apple em relação a atualização do sistema operacional de seus aparelhos movimentou o posicionamento do Facebook, que se posicionou dizendo que a prática afetaria pequenas empresas que utilizam a plataforma para impulsionar os seus negócios. Da mesma forma, a rede social de Mark também apresentou algumas maneiras para contornar os problemas gerados pela mudança.
Desde o anúncio da atualização do iOS 14, profissionais da área de marketing digital e análise de dados começaram a se movimentar para contornar os problemas causados pela mudança. Algumas adaptações são bem específicas, e precisam ser realizadas com atenção por parte de quem atua na área.
Usuários de websites, por exemplo, devem realizar a verificação do domínio, para evitar que ocorram interrupções durante campanhas. Além disso, para obter o melhor resultado e efeito possível, é necessário que essa verificação seja realizada no domínio de nível superior efetivo mais um, chamado de eTLD+1.
Além disso, em relação aos aplicativos, a recomendação para burlar os problemas causados pela mudança é através da atualização do SDK do Facebook para o iOS 14 versão 8.1 Com isso, é possível personalizar os anúncios veiculados para os usuários de aparelhos da Apple com essa versão do sistema operacional, mantendo os relatórios de eventos de conversão.
E por último, passa a ser necessário também uma redução em relação aos eventos de conversão por domínio. Isso porque só é possível trabalhar com oito eventos do recurso no site para a otimização de uma campanha, então é preciso se planejar para não ultrapassar esse limite.
VEJA TAMBÉM: O que fazer quando suas campanhas não convertem
O medo de muitas pessoas que trabalham com anúncios no Facebook e marketing digital na plataforma é se a atualização do iOS 14 poderá tornar a publicidade na rede social ineficaz. Apesar de que, de fato, a não permissão da coleta de dados por parte do usuário possa afetar bastante o trabalho de profissionais da área, nem tudo está perdido.
Isso porque, como foi mostrado no tópico anterior, existem maneiras de “burlar” as mudanças causadas pela atualização do sistema operacional. Dessa forma, ainda é possível atuar com publicidade no Facebook de maneira que ela ainda seja eficaz em alguns sentidos e ações, gerando relatórios não tão imprecisos.
Além disso, vale ressaltar também que nem todos os usuários possuem aparelhos da Apple. Sendo assim, a opção que restringe a coleta de dados não está disponível para todos. Da mesma forma, não são todas as pessoas que contam com o iOS 14 que irão proibir o rastreamento de suas afirmações no aplicativo.
Sendo assim, de fato a publicidade no Facebook pode passar a ser menos eficaz em um cenário onde boa parte dos usuários não permite o rastreamento de dados. No entanto, não se tornará completamente ineficaz, visto que há formas de contornar o ocorrido e ainda existirão muitos usuários que nem se tocam da opção apresentada pelo iOS 14.