Dentro da área da advocacia, existem muitas regras do que os advogados podem fazer ao divulgar seus serviços. Por essas regras não serem muito disseminadas, existem advogados que preferem não investir em marketing jurídico. Então, é comum que diversas dúvidas apareçam.
Esses advogados que preferem ignorar a divulgação, são os que acabam perdendo visibilidade, ficando atrás da concorrência e sendo prejudicados na hora de atrair novos clientes. Isso porque, atualmente, é essencial que se possua uma boa forma de ganhar visibilidade.
Atualmente, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) permite uma publicidade específica para advogados e escritórios de advocacia. Então, mesmo que o marketing jurídico seja permitido, ele precisa ser posto em prática de forma cuidadosa respeitando as regras. Entenda mais neste texto.
O marketing é uma estratégia que uma pessoa, ou organização, utiliza para divulgar e oferecer seus produtos, serviços e ideias. Ele tem como objetivo o lucro, a partir da apresentação do seu negócio e o que ele tem a oferecer.
Sendo assim, o marketing jurídico se trata de um conjunto de ferramentas utilizadas por advogados ou escritórios de advocacia para conseguir visibilidade do público. Com isso, é possível conquistar um espaço no mercado através da publicidade, tendo como seu objetivo aumentar os lucros e divulgar seu trabalho.
Criar o próprio escritório de advocacia é um negócio, e isso significa que é preciso obter lucros, conquistar clientes, ter visibilidade no mercado e, principalmente, ser reconhecido. Tudo isso é necessário para que o negócio prospere e continue funcionando.
Sendo assim, o marketing jurídico dá a possibilidade para que o advogado alcance e conquiste novos públicos. Com isso, ele trará reconhecimento ao seu nome e seu trabalho, assim captando clientes e, por consequência, aumentando seus lucros.
Embora existam regras sobre a forma que advogados podem fazer o marketing e publicidade, ainda sobram muitas opções viáveis e eficientes para aplicar o marketing jurídico. Utilizar as mídias tradicionais é uma boa forma de aparecer, por exemplo.
Outra forma, é participar de notícias, sendo citado como fonte. Apresentar artigos e anunciar em revistas específicas de direito também são permitidos pela OAB. No entanto, o local mais próspero para se investir, atualmente, é a internet.
Isso porque, com o grande número de pessoas conectadas, esse meio se tornou um poderoso aliado para empresas de qualquer ramo. E, caso desejem alcançar o maior número de pessoas possível com seus produtos e serviços, precisarão entrar no mundo digital.
Sendo assim, para escritórios de advocacia e advogados não é diferente. Portanto, segundo o Código de Ética da OAB, o advogado pode atuar nas redes sociais ou ter site próprio, o que possibilita uma boa forma de marketing, conquistando mais público.
Um dos objetivos do marketing jurídico é captar clientes e fidelizar os que já existem, através da expansão do alcance do escritório de advocacia. Sendo assim, investir em marketing é uma excelente alternativa para empresas que precisam se posicionar de forma estratégica dentro do mercado da área.
Entretanto, elaborar uma estratégia de marketing jurídico exige bastante raciocínio, estudo e compreensão do mercado. Por esse motivo, nesse texto, você vai conhecer dicas para uma boa estratégia de marketing. Confira quais são abaixo.
Primeiramente, para se fazer um bom planejamento de marketing, é preciso definir o público-alvo. Esse é o nicho que o advogado quer captar como clientes. Essa etapa é muito importante para entender quem realmente irá te contratar.
Sendo assim, para definir um público-alvo, é preciso levar em consideração a condição social, econômica, tipo de emprego, onde a pessoa mora, e vários outros fatores. Entenda que esse levantamento de dados pode demorar um pouco a ser concluído, mas vai guiar sua publicidade de maneira eficiente.
Ao definir o público-alvo, você consegue determinar quais serão os meios utilizados para se comunicar com seus possíveis clientes. Além disso, também o tipo de conteúdo apresentado, o tom de voz que será adotado para conversar com os clientes, entre outros.
É a partir do público-alvo que é determinada a estratégia de marketing jurídico. Sendo assim, é extremamente importante ter isso em mente ao se investir nessa área. Portanto, invista uma parte dos seus recursos para entender quem são seus clientes.
As metas são a principal fonte de crescimento, desenvolvimento e alcance das estratégias. Definir metas, seja da quantidade de publicações a serem feitas na internet por semana, quanto de alcance de público e conversão deseja alcançar, é de grande importância.
Dessa forma, você vai acabar por compreender a estratégia de marketing jurídico. Assim, ficará muito mais fácil de realmente direcionar a publicidade, e entender como os advogados fazem para divulgar seus serviços.
Com as inúmeras informações que a internet oferece, muitas acabam não tendo grande valor informativo. Por esse motivo, é preciso produzir um conteúdo de qualidade, o que é mais importante do que compartilhar inúmeros conteúdos diariamente.
O advogado que quer investir em marketing jurídico deve pensar em conteúdo que agregue valor, seja através de vídeos, áudios, artigos, e-mails informativos ou qualquer outro. O importante é que esse conteúdo seja interessante e, ao mesmo tempo, compatível com o público-alvo.
Atualmente, a internet é a principal ferramenta no mundo todo quando se trata de marketing. Isso porque mais da metade da população mundial está conectada. Um texto ou um vídeo bem feitos, seguindo as restrições jurídicas, podem ter alto alcance e serem relevantes para milhões de pessoas.
Por esse motivo, é necessário conhecer os principais canais de comunicação usados pelas pessoas na internet, e o tipo de conteúdo que pode ser publicado dentro desses meios. Com isso, sua marca poderá alcançar muito mais reconhecimento.
O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo, com cerca de 2,3 bilhões de usuários ativos por mês. Então, para o planejamento de estratégia de marketing digital, essa rede social precisa estar inclusa.
Essa rede é apta para todas as formas de divulgação, como artigos, podcasts, vídeos, imagens e muitos outros. Essa variedade possibilita a interação com o público, além de permitir espaços para conversar com os clientes de forma privada.
Seguindo o caminho do Facebook, o Instagram está quase se tornando a rede social mais utilizada no mundo. Atualmente, ele conta com cerca de 2 bilhões de usuários mensais. Assim, aqui se encontra todo o tipo de público, incluído potenciais clientes.
Dessa forma, o Instagram é um ótimo espaço para publicidade, onde é possível postar conteúdos interessantes para as pessoas. Dessa forma, você vai tornar o escritório de advocacia, ou advogado, em uma figura mais conhecida pelo público.
O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, com mais de 1,8 bilhões de usuários por mês. Os escritórios de advocacia podem utilizá-lo para criar vídeos onde falam sobre assuntos da sua área de atuação, utilizando o site como um importante local de desenvolvimento para o advogado.
Apesar de não ser tão grande como os outros meios de comunicação, o LinkedIn possui 690 milhões de usuários mensais. Atualmente, ele é um dos espaços mais importantes para elaborar estratégias de marketing jurídico, pois se trata de uma rede vinculada ao mundo dos negócios.
Mesmo não sendo tão grande, nele é possível encontrar seu público-alvo e fazer criação de conteúdo informativos que sejam de interesse para quem o consome. Dessa forma, os advogados podem divulgar seus serviços para quem realmente está interessado.
Os advogados podem divulgar seus serviços na internet, mas isso precisa ser feito com cautela para evitar punições por parte da OAB. Por exemplo, eles não podem fazer anúncios diretos, falando sobre o preço que cobram para defender determinadas causas.
O melhor a fazer é ter ao seu lado uma agência de marketing digital, que seja capaz de pensar nas melhores estratégias. Assim, é possível tornar popular o nome do advogado ou do escritório, sem fugir de nenhuma regra.
Se você quer saber mais sobre este assunto, vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. É só preencher o formulário e nós entraremos em contato!