Configurar o Yoast SEO pode ser o primeiro passo para transformar o seu site. Desse modo, é possível ter acesso a um sistema completo, que mostra como está o SEO da página e ainda sugere melhorias que podem ser feitas. O melhor de tudo é que isso pode ser feito sem pagar nada!
O WordPress é um software livre, onde qualquer pessoa pode desenvolver novas ferramentas e disponibilizar ou vender. Uma delas é o Yoast, um plugin muito eficaz quanto a resultados expressivos. É uma referência em seu segmento, embora existam outras ferramentas que prometem um resultado parecido.
E não é difícil para fazer a configuração, ainda assim, elaboramos este passo a passo para deixar a tarefa um pouco mais fácil. Se você seguir as nossas dicas, ficará bem mais fácil configurar o Yoast SEO. Quer ver como é que deve ser feito? Então confira a partir de agora!
O Yoast SEO ou apenas Yoast, é um plugin para WordPress que ajuda a identificar os pontos de SEO on page. É uma ferramenta bastante acessível, que pode ser usada por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que não possuem nível de experiência em SEO. Em suma, o grande diferencial é a simplicidade do sistema.
Contudo, mesmo que seja algo simples de usar, isso não quer dizer que ele apresenta poucas funções. O Yoast SEO é capaz de mostrar o que está bom e o que está ruim em um projeto, com as bolinhas em três cores:
Vermelho: quando a porcentagem não está boa e precisa ser melhorada;
Laranja: é o nível intermediário;
Verde: aparece quando o SEO é considerado bom para determinado índice.
O Yoast é um sistema disponível em duas versões, sendo uma gratuita e outra paga. A primeira delas pode servir muito bem para sites com poucas publicações, mas sites grandes podem contar com esse investimento, deixando o conteúdo mais técnico e melhor otimizado.
Entre as características desse sistema para ajudar a identificar o SEO de uma página, as versões gratuitas e pagas entregam as seguintes condições:
· É possível editar o título de SEO, slug da URL e a meta descrição;
· Entrega dicas de otimização, para que a postagem fique melhor;
· Informações sobre o uso de palavras-chave;
· Contador de links internos;
· Avaliação de legibilidade, com indicação de palavras de transição, por exemplo.
Enquanto isso, aqueles que investem na versão paga da ferramenta possuem acesso a outras condições, como:
· Sugestões para links internos;
· Ferramenta de redirecionamento;
· Prévia de compartilhamento em redes sociais;
· É permitido usar mais de uma palavra-chave.
No começo lidar com Yoast SEO pode parecer algo complicado, mas depois você percebe que não é tão difícil assim. É melhor aprender todos os detalhes desde o começo, para depois não sofrer problemas com um site bugado.
A instalação do sistema é tão fácil quanto a sua utilização. Se você já tem um site em WordPress, é só seguir alguns passos básicos para ter acesso aos serviços do Yoast.
· Em primeiro lugar, você deverá entrar na página de edição do seu site;
· No painel do WordPress, procure pela aba "Plugins";
· Então, clique em "Adicionar Novo" e isso irá direcionar você para lista de plugins;
· Procure por "Yoast" na barra de pesquisa, localizada na lateral superior direita;
· Assim que encontrar o Yoast, clique em "Instalar Agora".
Tome cuidado para baixar a ferramenta original, já que o WordPress é um sistema de software livre, onde qualquer pessoa pode criar novas aplicações. Então, antes de instalar leia as avaliações.
Depois que terminar o download, o usuário precisa somente clicar em "Ativar" e ele já estará pronto para ser usado no seu site. A ferramenta poderá ser encontrada naquele menu que fica na lateral esquerda, em "SEO".
Assim que o plugin estiver instalado no seu site, já poderá ser usado para melhorar o fluxo de visitantes na sua página.
· Clique em SEO na barra lateral do WordPress, o que vai direcionar você para o painel de controle do Yoast;
· Escolha a aba "Geral" e logo depois clique em "Iniciar Tour";
· Assim, serão mostradas duas opções: configurar sozinho ou pagar por um serviço de configuração;
· O sistema vai perguntar qual é a finalidade do site que o plugin está sendo instalado. A primeira opção é a melhor para sites sem desenvolvimento;
· Escolha qual é o tipo de site que está sendo configurado;
· Em seguida, escolha a opção que combina com o site, indicando se é para pessoa física ou jurídica. Se escolher a opção para empresa, então será exigido o nome e o logo da firma;
· Em seguida, o Yoast solicitará os perfis nas redes sociais;
· Depois é um momento um pouco mais difícil, onde ele pergunta sobre a "Visibilidade por tipo de postagem". Isso quer dizer que o sistema precisa saber o que mostrar nos motores de busca e o que não deve ser mostrado;
· Responda se o seu site possui vários autores ou não;
· Em seguida, é a vez de conectar o Yoast ao Search Console do Google. Se escolher essa opção, então será necessário fazer o login com sua conta do Google.
Fazendo isso, o Yoast já estará configurado, mas ainda não acabou a configuração. Estes são os passos básicos para desenvolver o seu site, permitindo que a plataforma tenha esse sistema para auxiliar com questões voltadas para SEO.
Seguindo com a configuração, em "Nome do Website", é só você digitar o termo que deseja.
A configuração já estará concluída, mas se você desejar pode ainda assinar o newsletter do Yoast. Essa é uma forma de ter acesso às principais novidades da ferramenta.
Boa parte dos usuários do WordPress percebem a atuação do Yoast apenas quando estão fazendo uma nova publicação. De fato, é algo que faz bastante sentido, já que a ferramenta é perfeita para auxiliar com questões que envolvem SEO on page. Então, isso quer dizer que ele é interessante para a definição de:
Palavras-chave: indica as que já foram usadas e devem ser trocadas para conquistar um resultado melhor;
Meta descrição: é aquele texto que vai logo abaixo do título, aparece quando o usuário faz uma busca no Google, por exemplo;
Otimização de títulos: eles devem conter a palavra-chave, não devem ser grandes demais e nem muito pequenos.
O Yoast fica localizado na parte final de uma página de edição. Assim que você escrever um conteúdo, pode ir até lá e conferir as informações disponíveis. São duas abas, uma voltada para SEO e outra para legibilidade, o ideal é deixar tudo verdinho.
O Yoast vai indicar como está o SEO on page da sua publicação, para ficar bom é necessário inserir uma imagem, link interno e usar corretamente as palavras-chave ao longo do conteúdo, entre outras coisas. No começo pode ser difícil, mas depois o usuário aprende a usar de maneira perfeita.
É uma avaliação quanto a facilidade de leitura da sua publicação. Por exemplo, não é recomendado repetir palavras em sequência, assim como é interessante fazer frases curtas e usar palavras de transição. O Yoast ajuda com observações quanto aos sinais laranjas ou vermelho, então é só ir lá e editar.
Agora você já sabe como instalar e a configurar o Yoast SEO, mas para aprender mais sobre suas funções é preciso usar bastante. Claro que ler conteúdos ricos sobre cada uma das características é algo interessante, mas é necessário “colocar a mão na massa” para descobrir como é que ele funciona realmente.
Aqui na EngajaTech usamos Yoast em nossos sites e trabalhamos também com a plataforma Webflow, que vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. Se você quer saber como transformar o seu negócio, vá até o fim desta página, clique no botão “QUERO CRESCER” e descubra mais sobre a nossa metodologia de vendas!