Para todo advogado recém-formado, e que está iniciando seu próprio escritório, sempre existe um obstáculo: como conseguir clientes na advocacia? Para responder essa questão, é preciso ressaltar que existem regras que proíbem captar clientes na advocacia. Isso porque, dessa forma, você está mercantilizando a profissão.
Ainda assim, essa profissão precisa de clientes. Então, ao invés de captar o público, é preciso saber o que a OAB permite. Sendo assim, para conseguir clientes na advocacia, acima de tudo, é preciso conquistá-los com um bom trabalho. Portanto, essa será sua tarefa: demonstrar um bom trabalho, e conquistar seus clientes.
Em suma, uma série de regras precisam ser respeitadas, os advogados não podem, por exemplo, usar de outdoors ou panfletos para promover suas atividades. Além disso, existem várias outras coisas que são proibidas. Por outro lado, o marketing digital é um aliado neste momento, desde que seja bem aplicado. Entenda mais sobre este assunto.
Atualmente, o mundo do direito está lotado de bons nomes, e de excelentes profissionais que levam seu trabalho ao público de maneira atrativa e espetacular. Sendo assim, você não pode deixar o ritmo acalmar, se pretende ser um advogado de sucesso. Isso porque será preciso suar a camisa para conquistar clientes na advocacia.
Portanto, é preciso ter foco e elaborar uma boa estratégia para atrair clientes em sua firma de advocacia. Isso porque, com a grande leva de advogados e mais advogados a cada ano, é preciso se destacar em meio a multidão. Então, sem mais delongas, conheça a seguir algumas das melhores dicas para conseguir clientes na advocacia.
Para conseguir clientes na advocacia, acima de tudo, você precisa conhecer seu público. Então, é necessário saber quais são as necessidades dessas pessoas, e quais são as suas intenções. Além disso, também é necessário ter foco numa determinada área, bem como conhecer seu mercado de trabalho.
Um advogado que tenta conquistar qualquer público, vai acabar sendo deixado para trás. Isso porque você vai perdendo, aos poucos, sua identidade, e não consegue ter clareza na hora de passar a mensagem para seus clientes. Isso arruína qualquer carreira, já que, se não existir foco, as chances de fracassar são grandes.
Primeiramente, no momento em que um cliente te contrata, você precisa mostrar seu valor, e deixar claro que é capaz de resolver seus problemas. Portanto, mantenha pulso firme, se possível, e mostre outros casos que você moveu que tinham um contexto semelhante.
Em relação ao valor em dinheiro, se o cliente achar que seu valor é caro, pode ser por dois motivos. Então, é possível que ele queira barganhar, ou ele não sabe valorizar seu serviço, visto que isso é comum para muitas pessoas. Sendo assim, deixe bem claro quais são os valores financeiros do seu serviço.
Uma forma de conquistar clientes na advocacia é investir em canais de divulgação em massa, principalmente a internet. Sendo assim, busque ser conhecido através de sites e redes sociais, já que as pessoas costumam utilizá-los com muita frequência durante o dia a dia. Se seu nome já estiver consolidado, suas indicações virão de forma espontânea.
Quem trabalha dentro desta área deve saber que as indicações são comuns. Muitos advogados que mantêm um bom relacionamento costumam “trocar” clientes. Ou seja, se um antigo cliente precisar indicar um advogado, e este estiver ocupado no momento, ele irá indicar alguém de sua confiança. Então, nesse caso, o nome indicado é você.
Estar sempre atualizado sobre seu mercado de trabalho ajuda a fazer com que seu desempenho seja cada vez mais valorizado, além de lhe tornar mais respeitado dentro do ramo. Dessa forma, investir na melhora do seu profissionalismo, seja através de cursos, seminários e workshops, é uma excelente maneira de mostrar ao cliente que você é capacitado.
Além das 5 dicas acima, uma ótima estratégia, e que não pode ser deixada de lado para conseguir clientes na advocacia, é investir na divulgação do seu trabalho. Isso porque, ao ser visto, você consegue ser o diferencial no mercado. Entretanto, é claro que se torna necessário respeitar o que diz o Código de Ética da OAB. Confira as dicas a seguir.
Nos tempos atuais, as redes sociais são de grande importância para o marketing. Entretanto, o site próprio é a ferramenta mais ideal para conseguir clientes dentro da área da advocacia. Isso porque, dentro dele, pode-se constar informações para contato como número de celular, e-mail, endereço, e mais sobre seu trabalho.
Sendo assim, na maioria das vezes, é através do site que seus clientes terão contato, pela primeira vez, com seu serviço. Dessa forma, ele precisará passar a seriedade e profissionalismo da sua marca, e que seja fácil de navegar, além de possuir todas as informações para entrar em contato com você.
Uma ferramenta que, quando bem utilizada, serve como uma poderosa aliada para conquistar clientes na advocacia. Então, para ter um blog efetivo, é importante ter artigos bem escritos, originais e, principalmente, relevantes para o leitor.
Sendo assim, procure postar conteúdos que tenham utilidade para seu público, principalmente textos que tirem dúvidas e ajudem a resolver alguns problemas para o cliente.
Paras as postagens ficarem bem otimizadas e serem encontradas facilmente no mecanismo de busca, procure contratar um bom profissional, ou agência, para essa área. Isso vai fazer com que o seu blog seja facilmente encontrado quando alguém pesquisar no Google, por exemplo.
Assim, se o conteúdo é bom, ele se transforma em uma porta de entrada para que os leitores entrem em contato com você.
Apesar do folder não ser uma forma de divulgação tão elegante quanto os cartões, eles são uma maneira prática de conseguir clientes na advocacia, além de colocar seu nome no mercado. Claro que, para isso, é necessário ter bom senso e desenvolver um material que apresente as suas qualidades, como profissionalismo, seriedade e sobriedade.
Na era de redes sociais, muitas pessoas acham estranho andar por aí com um cartão de visita. Entretanto, ele ainda é uma excelente alternativa para conseguir clientes para quem prefere contato pessoal.
Ele também ajuda a passar uma imagem de seriedade e profissionalismo, além de também servir para ajudar as pessoas a lembrarem quem devem procurar quando precisarem de um advogado.
A apresentação da fachada do seu escritório é a sua principal aliada. Isso porque, através dela, é possível apresentar um diferencial importante ao mercado. Entretanto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem recomendações e regras bastante restritivas para publicidade de empresas de advocacia, principalmente sobre a parte visual do negócio. Desta forma, não é recomendado usar elementos como cores fortes, luzes piscantes e neon.
Com todo o conhecimento que você leu acima, será muito mais fácil de conseguir clientes na advocacia. Então, não perca tempo, e comece a implementar as 5 dicas passadas nesse texto. Dessa forma, será muito mais fácil de conseguir uma boa base de clientes, e lucrar muito mais com seu serviço.
Quer saber mais? Vá até o fim desta página, clique em “QUERO CRESCER”, preencha as informações necessárias e nós entraremos em contato! Conseguir clientes na advocacia ficará muito mais fácil se você tiver um time especialista em marketing digital ao seu lado!