Como criar um site para startup

De acordo com dados de 2020 da Associação Brasileira de Startups, o Brasil conta com mais de 13 mil delas. Isso significa que até 2020 a quantidade de startups no país será 20 vezes maior do que em 2011. Assim, evidencia-se a necessidade deste modelo de negócio se destacar em um mercado competitivo. E uma dessas formas é criar um site para startup.

Mas, por quê? Bem, as startups surgiram no meio virtual e é praticamente impossível obter sucesso neste tipo de empreendedorismo sem um site.

É uma tarefa fácil? Não. No entanto, com algumas orientações é possível criar um site para tornar o negócio competitivo e crescer neste segmento que vem se desenvolvendo a cada ano.

LEIA TAMBÉM: É muito complicado desenvolver um app para a minha empresa?

Qual é o objetivo de criar um site para startup?

Primeiramente, é preciso conhecer o objetivo do site para uma startup. Ou seja, o site deve ser escolhido e projetado de acordo com o que se deseja. Por exemplo, se a startup tem foco em vendas, é fundamental um site com funcionalidades que facilitem os interessados a procurar, achar, comprar, pagar e receber pelo produto, certo?

No entanto, alguns empreendedores precisam, inicialmente, criar um site para startup apenas para validação. Ou seja, um ambiente virtual que simplesmente valide o seu negócio e não seja uma ferramenta de vendas.

No último caso, o site precisa de menos página, assim, é mais simples de ser criado. Por exemplo, contatos e endereço já são suficientes em um site de validação.

Em resumo, como objetivos de um site temos estes dois exemplos: vendas ou apenas validação.

Como criar um site para startup que realmente traga resultados?

No entanto, além do objetivo, com esta competitividade no “universo das startups” é preciso, praticamente, ter um site incrível!

E para criar um site para startup que seja realmente de destaque e traga resultados são essenciais algumas dicas de quem entende. A seguir, você irá conhecer!

Site responsivo

Um site de destaque precisa ser responsivo. Mas, o que isto significa?

Bem, de acordo com um estudo de 2018, da SimilarWeb, cerca mais de 37% das buscas realizadas através do Google são provenientes de área de trabalho. Enquanto isso, mais de 63% vêm de móbile, ou seja, dispositivos móveis. Além disso, os smartphones representam mais de 70% dos acessos diários à internet.

Por meio deste estudo, podemos concluir, então, que criar um site para startup significa ter um site responsivo. Explicando ainda melhor: o site tem de se adaptar para visualizações perfeitas tanto em desktops como em smartphones, tablets e desktops, certo?

Sem isso, há chances do site não “decolar” e o negócio também...

Criar site para startup: Marketing de Conteúdo

Sim! Criar um site para startup é criar um site com marketing de conteúdo. Isso porque as chances de captar clientes são infinitamente maiores quando startups geram conteúdos estratégicos. Ou seja, o Marketing de Conteúdo.

E estes conteúdos devem sempre proporcionar aprendizado e valores. Nunca devem ser apelativos demais, se não o efeito é contrário. O site passa a ser apenas uma página querendo vender algo…

SAIBA MAIS: Quero criar um aplicativo, como começar?

Site 24 horas no ar

Além disso, para criar um site para startup, ele necessita ter capacidade de permanecer aberto ao público 24 horas por dia!

Mas, então, tenho que ter pessoas trabalhando 24 horas por dia na minha startup? Não!

Um site disponível full time ao público significa um site com conteúdos atualizados constantemente (não precisando ser no meio da madrugada). A startup pode, por exemplo, programar horários estratégicos para os conteúdos entrarem ou serem atualizados.

Também, quando os conteúdos são, realmente, de qualidade, úteis e bem-posicionados, a startup pode captar clientes e obter lucros a qualquer hora, incluindo, de madrugada.

Como contratar empresas para criar site para startup

Uma empresa precisa apenas criar sites para startup? Não... No entanto, é recomendado que tenha experiência na criação de sites para este tipo de negócio, certo?

Além disso, para contratar um serviço para criar site para startup, você deve fazer algumas exigências e se atentar a detalhes que este tipo de prestador de serviço poderá oferecer para o seu negócio.

  1. Atenção com empresas que criam sites com modelos pré-estabelecidos!

Cada negócio é único, assim criar site para startup também exige uma empresa que produza um site específico para você. Portanto, certifique-se de que a empresa de criação de web sites produza de forma personalizada, sempre se atentando e querendo o máximo de informações sobre o seu negócio.

Além disso, modelos pré-estabelecidos, em geral, não atualizam para versões mais modernas e corre-se o risco de pagar por um site desatualizado.

  1. Muitas promessas

Por outro lado, desconfie de empresas que fazem muita promessa “milagrosa”, a fim de conquistar o projeto. Aparecer sempre na primeira página do Google, por exemplo, é algo que não se promete, pois não se sabe se isso ocorrerá.

Transparência é a chave de tudo e do sucesso para criar site para startup.

  1. Contratos de fidelidade para criar site para startup

Não é preciso, por exemplo, manter-se “preso” à empresa por 1 ano ou mais. Você pode muito bem contratar apenas a criação, os serviços e o suporte que desejar. E depois, continuar com outra empresa, se assim preferir.

  1. Sites gerenciáveis

É fundamental que a empresa para criar site para startup lhe entregue um produto gerenciável. Ou seja, sites conhecidos como Administrativos ou CMS.

Isso porque sites gerenciais permitem que a sua startup alimente ou faça as alterações quando quiser e sempre que precisar.

Além disso, sites gerenciáveis costumam ter um designer muito mais profissional. E neste mundo competitivo, ninguém precisa de sites amadores, não é mesmo?

  1. Tecnologias móveis

Conforme já mencionamos, ao procurar uma empresa para criar site para startups opte sempre por aquelas que adaptem o projeto para diversos meios digitais. No caso, desktop, tablets, smartphones.

  1. Hospedagem

Atualmente, não é preciso mais se prender à hospedagem que uma empresa criadora de sites quer. Caso esta condição lhe seja imposta, trata-se de venda casada – o que é proibido.

Muitas empresas já sabem disso, porém, infelizmente, algumas ainda recorrem a esta prática ilegal. Se perceber isto na hora de contratar um serviço para criar site para startup, fuja! Possivelmente, existem outras “ilegalidades” em como tal empresa atua.

  1. Custo justo

Por fim, vale sempre a dica: desconfie do muito barato ou do muito caro. Na hora de pesquisar por empresas para criar site para startup, prefira aquelas que trabalham com custos dentro da média do mercado.

Tudo muito acima do normal ou abaixo é motivo para desconfiar...

Afinal,  WordPress ou Wix são válidos para criar site para startup?

Esta é mais uma dúvida comum que muitos donos de startup têm. Bem, as duas plataformas são para a criação de sites profissionais, ou seja, tanto o WordPress como o Wix. No entanto, são plataformas muitas vezes usadas por empresas de desenvolvimento de sites que pretendem economizar.

Neste caso, como tais plataformas trata-se de base de dados compartilhados, há risco de o site travar. Por exemplo, quando você for tentar instalar um plugin. Além disso, vale ressaltar que os templates são limitados. Assim, ao criar site para startup, se você deseja algo mais inovador, é preciso saber um pouco de programação para usar o WordPress ou o Wix, além dos recursos básicos.

Portanto, se além de criar um site para startup diferenciado, você busca layouts de mais destaques, reconhecimento de marca ou conversão, o mais recomendado é, realmente, contratar uma empresa especializada. Pense nisso, antes de fechar o negócio, ok?



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!