Este é o segredo que muitos redatores tentam entender. É algo que a pessoa vai pegando com a prática e com estudos sobre o tema. Mas, como escrever uma copy? Existem diversas coisas que precisam ser levadas em consideração neste momento.
Hoje vamos falar sobre este assunto, para que você entenda quais são os principais pontos que precisam ser tratados em um conteúdo voltado para a conversão. De fato, nem sempre as pessoas estão dispostas a comprar produtos. É nestes casos que a habilidade do redator entra em cena.
Copy ou copywriting são a mesma coisa. São textos que tem o objetivo de atrair a atenção dos leitores. Assim, devem fazer com que estas pessoas realizem alguma ação, algo chamado conversão. Aliás, isso é o básico sobre o assunto que envolve o tema.
Afinal, como escrever uma copy? Não basta apenas ter um português 100% e criatividade, é preciso seguir as dicas que você encontrará a seguir.
LEIA TAMBÉM: O que é copywriting ou copy?
O copywriter é o profissional responsável pela criação de copys. É preciso ter muita criatividade para desenvolver ideias que realmente chamem atenção da sua audiência. Aliás, a pesquisa e a análise são duas condições fundamentais para um destes profissionais nos dias de hoje.
É o copywriter que deverá escolher as palavras corretas para chamar a atenção de uma pessoa. Então, deve saber a melhor maneira de se comunicar com o público-alvo. Afinal, a linguagem que deverá ser usada com uma pessoa de 20 anos não é a mesma do que para aqueles que já passaram dos 60.
Assim sendo, este é o profissional responsável pelo desenvolvimento de copys. Não é algo que se aprende de um dia para o outro, já que existem muitas coisas nas entrelinhas. De fato, é uma pessoa que precisa ter domínio de redação e utilizar a inteligência a favor do negócio.
Como escrever uma copy? Isso é fácil, é só preparar um texto qualquer. Mas, se o seu objetivo é fazer uma produção de qualidade, então o assunto é mais embaixo. É preciso de bastante pesquisa e estudo para tentar entender as pessoas.
É fundamental saber para quem você está escrevendo. Aliás, alguns anos atrás o copywriting tinha como objetivo dialogar com um público amplo, algo que mudou.
Persona é o cliente ideal para o seu produto, aquele que representa todo o trabalho de marketing. Quando seu texto é adaptado a estas característica, aumentam as chances de conversão.
Qual é o problema que você tem em mãos? Para criar uma boa copy é necessário entregar uma solução ao leitor. Assim sendo, é importante conhecer as dores da pessoa. Além disso, em alguns casos o leitor ainda nem identificou a necessidade de compra.
Neste caso, o melhor a fazer é falar sobre os diferenciais do produto ou serviço que é oferecido pela sua empresa. Qual é a experiência que ele agrega aos usuários? Se você entregar boas respostas para as perguntas, é um passo importante na sua redação.
Uma copy é muito mais do que um simples texto. A decisão de compra não é um processo racional, muitas pessoas fazem isso por impulso. De fato, somos guiados pelos sentimentos a tomarmos decisões de compras.
As pessoas investem em experiências. Então, é bom colocar em prática a empatia, já que assim o seu texto se torna mais atrativo aos leitores. Grandes marcas usam este conceito em seus comerciais.
Tente ligar o seu produto a sentimentos positivos, que podem ser conquistados ao ter acesso a ele. O consumidor precisa entender que aquilo é bom para o seu caso.
Em uma boa copy não é preciso falar o tempo inteiro sobre o seu produto. Isso torna o texto repetitivo e cansativo para os leitores. Muitos copywriters de primeira viagem acham que isso pode ser bom. Mal sabem eles que o melhor caminho é seguir o estilo inverso.
Em suma, é melhor avaliar cada caso e dosar as informações. O texto não pode ficar carregado, mas também não deve ser demasiadamente vazio.
VEJA MAIS: Cursos de copy: 5 para você conhecer
A internet é um mundo cheio de tentações. Enquanto você está lendo esse artigo, pode pintar na tela algo que atraia o seu interesse. Por isso, se você quer produzir uma boa copy, é melhor ganhar a atenção do leitor.
Isso pode ser feito com o despertar do sentimento de necessidade. É algo complicado, mas vale treinar a escrita neste caminho para chegar lá.
Comece a escrever textos com verbos de ação. Eles são decisivos em uma boa copy. Por mais que as situações sejam simples, é melhor indicar o que os usuários precisam fazer.
Os botões de CTA, por exemplo, são um ótimo exemplo em relação a este conceito.
Se você trouxe dados estatísticos para o seu texto, o material ficará mais rico. Não importa o que você escreva, as pessoas terão mais confiança se citar uma pesquisa.
Estudos trazem credibilidade para o seu conteúdo. Então, se o objetivo do copywriter é convencer, estes dados podem ser excelentes.
Já ouviu falar em gatilhos mentais? Eles são ótimos para deixar o seu texto mais interessante e convincente. Os gatilhos mentais têm como principal função a conversão. Ou seja, levar o consumidor a tomar determinada atitude.
Falar que o consumidor tem poucas horas para aproveitar a oferta é uma boa jogada. É por isso que muitos sites usam aqueles relógios em contagens regressivas. Isso gera uma sensação de perda e muitos acabam fazendo compras não programadas.
Existem milhares de formas de escrever uma copy de qualidade. As dicas citadas acima são apenas algumas delas. Por isso, preparamos mais algumas informações que não podem passar sobre este assunto:
Crie uma conexão com o leitor: pense em estratégias que vão fazer o leitor do seu texto ficar interessado pelo conteúdo apresentado. Não adianta somente vender o seu peixe, é necessário mostrar que ali tem conteúdo rico e educativo.
Faça comparações: as pessoas adoram textos que possuem informações comparativas. Uma boa ideia é comparar o seu conteúdo com coisas positivas do dia a dia. Afinal, costumamos lidar melhor com o que já conhecemos.
Desenvolva a persuasão: é fundamental que a sua copy seja trabalhada com base no poder de convencimento. Certamente você já leu algum material que usava esta técnica.
Desenvolva histórias: uma das formas mais eficazes de conquistar o apreço popular é contando histórias. É uma estratégia conhecida como Storytelling, que visa criar uma boa conexão com o seu público-alvo.
Faça perguntas que terão boas respostas: o seu texto só deve apresentar perguntas que terão respostas positivas. Então, pense de uma forma que ela se tornará uma afirmação.
Venda experiência: as pessoas estão cansadas de comprar produtos. Elas querem conhecer algo novo e atrativo. Por isso, o melhor caminho a tomar é a venda de experiência.
Participar de cursos que falam sobre este assunto é uma excelentes ideia. Bem como ler materiais escritos por diferentes autores. A copy perfeita é aquela que entrega todos os objetivos desenvolvidos lá no seu início.
Então, se você ainda não tem essa habilidade, comece a treinar agora mesmo. Mas, lembre-se que o Google sempre passa por mudanças. Desse modo, não dá para ficar parado no tempo imaginando que suas técnicas sempre serão boas.
VOCÊ VAI GOSTAR: Como fazer Escolha das palavras-chave?
As técnicas citadas ao longo do texto são usadas aqui na EngajaTech. São conceitos aplicados principalmente com o objetivo de gerar a conversão para nossos clientes.
Se você quer aprender ainda mais sobre copy ou escritas de textos voltados para SEO, temos alguns conteúdos bacanas sobre estes temas. Aqui no nosso site você fica bem informado sobre este assunto.
Mas, se você está em busca de uma empresa para ser parceira do seu negócio nessa parte digital, também está no lugar certo. Entre em contato agora mesmo e diga o que você precisa.