Como fazer propaganda do lançamento da sua incorporadora

Fazer propaganda do lançamento da sua incorporadora é um desafio para algumas empresas da construção civil. A venda de imóveis no Brasil costuma oscilar em diferentes períodos, conforme a economia melhora ou piora. Ainda assim, novas obras sempre estão surgindo para atender a demanda.

Quem é empreendedor da construção civil precisa ter ao seu lado um bom time de marketing. Existem questões previstas na lei sobre os pré-lançamentos. É necessário entender todos os conceitos que envolvem a divulgação de uma grande obra que será realizada.

De fato, alguns dizem que pré-lançamento não existe. Outros pensam em uma grande festa para o dia do lançamento, convidando várias pessoas que podem tornar o evento um sucesso. Como fazer propaganda do lançamento da sua incorporadora? É sobre este assunto que iremos conversar a partir de agora!

Pré-lançamento existe?

Alguns dizem que não existe um pré-lançamento. Então, o que realmente acontece é uma pesquisa de mercado, feita em determinada região para encontrar interessados. De fato, o incorporador precisa entender qual é o mercado que enfrentará.

O pré-lançamento é considerado um "termômetro de vendas". Obviamente, é algo que acontece antes da abertura oficial de venda, para entender qual é a receptividade do público com o novo empreendimento. Dessa forma, funciona como se fosse um esquenta para o dia do lançamento, onde serão apresentados mais detalhes.

Esse é um evento promovido para a imprensa e para os corretores, com o objetivo de divulgar a nova construção. É comum a realização de reuniões com as imobiliárias parceiras, no intuito de perceber o interesse pelo empreendimento novo. Enfim, essa etapa serve para testar a aceitação do produto e definir as estratégias de venda.

Um erro comum ao fazer propaganda do lançamento da sua incorporadora

Muitas construtoras e incorporadoras cometem esse erro durante o lançamento de um imóvel. Assim, passam a fazer anúncios por meio de jornais, televisão, tapume de obra, entregam panfletos e investem até em outdoors antes que o registro da incorporação esteja garantido.

Ao fazer isso, a obra desrespeita a Lei de Condomínio e Incorporação. Afinal, a lei diz que esse número deverá ser apresentado em todos os materiais anunciados. Contudo, os anúncios do tipo "classificados" são os únicos que não precisam carregar o número de registro.

As construtoras nem sempre seguem a Constituição Federal. Aliás, quem costuma acompanhar os jornais percebe diversos anúncios do tipo "em breve um lançamento". Eles informam a localização, a metragem, mas não indicam qual é o número de registro.

Essa é uma estratégia adotada pelas empresas para perceber a receptividade do mercado. É uma prática comum no Brasil, embora não siga a legislação vigente. É uma maneira de expor um futuro produto, que ainda não tem preço. O máximo que a incorporadora pode fazer é divulgar um "possível lançamento", enquanto ainda não tem o registro da incorporação.

Não divulgue preços

Por enquanto os preços não devem ser divulgados. O máximo que pode ser feito é apresentar uma faixa de preço semelhante aos que serão cobrados. Quando o anúncio apresenta o preço, desperta o interesse no consumidor, que passa a querer fechar um negócio.

Reserva de unidades é algo proibido

No lançamento é que as unidades começam a ser vendidas, já com o número de registro, a situação é legal. Contudo, a reserva de unidades com o pagamento de valores antecipados é considerado um contrato preliminar. Então, não pode ser feita antes de obter o registro de incorporação.

As incorporadoras que seguem essa prática prejudicam os consumidores. É considerado um tipo de concorrência desleal, que prejudica a livre iniciativa. Por outro lado, caso não seja feito nenhum pagamento, apenas a demonstração de interesse por um consumidor, então é algo lícito.

É considerado contravenção negociar unidades antes de obter o registro de incorporação. O incorporador deverá devolver o dinheiro ou sofrerá multa diária. Mas, atualmente as empresas têm evitado esse tipo de atividade.

Como fazer propaganda do lançamento da sua incorporadora?

As propagandas ganham força após obter o registro de incorporação. Aliás, com este número em mãos a situação passa a ser legal, evitando qualquer dos problemas citados anteriormente.

Em primeiro lugar, a cidade onde a obra será feita deve ser o foco das propagandas. Ou você acha que seria interessante anunciar em São Paulo uma obra feita em Porto Alegre? Até pode existir algum paulista com interesse nessa compra, mas a procura será extremamente baixa.

Existem algumas mídias bem interessantes que podem ser adotadas pela sua empresa na divulgação de um empreendimento. Vale a pena investir em:

  •      Outdoors;
  •      Busdoor;
  •      Jornal impresso;
  •      Televisão;
  •      Rádio;
  •      Pontos de ônibus;
  •      Panfletos.

Estas são as mídias tradicionais. Mas, quem deseja realizar um bom número de vendas logos nos primeiros dias precisa apostar também nas mídias digitais como:

  •      Facebook;
  •      Google;
  •      YouTube;
  •      Sites e blogs da sua empresa;
  •      Spotify.

São diversas opções para escolher. O melhor é fazer uma pesquisa de mercado para identificar qual é a opção mais interessante para o seu negócio. Assim, ficará mais fácil para identificar a mídia que mais trará retorno ao seu negócio.

Busque sempre inovações

No mercado imobiliário é preciso se adaptar às novas ideias destinadas às vendas. O marketing é algo que engloba diversas áreas criativas, como o design e a redação. Então, não é algo que funciona como uma ciência exata.

Uma ideia é apostar em algumas versões durante os anúncios. Isso pode ser feito com facilidade nos meios digitais. Assim, aquela que mais se destacar poderá ser usada ao longo de toda a campanha. Fazer testes criativos antes de definir todo o investimento é uma ótima ideia.

Quanto investir em propagandas do lançamento imobiliário?

Nem todos os empreendedores sabem o valor correto de investir em publicidade. De fato, as incorporadoras lidam com um volume elevado, já que um imóvel custa caro. Mas, existe um longo caminho até vender uma unidade.

É preciso fazer uma conta simples: multiplique a quantidade de unidades pelo valor cobrado em cada uma delas. Então, o investimento em propagandas poderá variar entre 2% e 6%. Por outro lado, é normal que as empresas invistam entre 1% e 3% apenas.

Com uma boa análise de mercado é possível entender em quais mídias estão os possíveis clientes. É uma maneira de evitar gastos e atingir os verdadeiras interessados.

Fazer propaganda do lançamento da sua incorporadora pode ser fácil

É mais fácil do que você imagina fazer propaganda do lançamento da sua incorporadora. Desde que tenha ao seu lado uma agência especialista em marketing digital. Assim, toda a parte que envolve a propaganda da obra é guiada por quem entende do assunto.

Por isso, se a sua empresa fará um lançamento em breve, entre em contato agora mesmo! A EngajaTech pode ajudar o seu negócio. A nossa atuação focada na internet é capaz de mapear possíveis compradores, agilizando o processo de vendas!



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!