Como funciona o algoritmo do Instagram em 2021

Vem ano, vai ano e as redes sociais se tornam cada vez mais importantes na vida das pessoas, sendo ferramentas de trabalho essenciais para muitos. No entanto, volta e meia o sistema dessas plataformas mudam. É por isso que você precisa saber como funciona o algoritmo do Instagram em 2021.

Não é segredo para ninguém que o Instagram é uma das redes sociais mais influentes da atualidade. A plataforma, que pertence a Mark Zuckerberg, o fundador e proprietário do Facebook, vem se tornando ponto central de centenas de milhares de negócios, adaptando-se justamente a isso.

Acontece que o algoritmo do Instagram já não é mais exatamente o mesmo que víamos a dois ou quatro anos atrás. O ranqueamento de publicações e as métricas que determinarão sua relevância para pessoa A ou B vem sendo pautado por diversos tipos de interações.

Com isso, muitas das pessoas que utilizam da plataforma como uma de suas principais ferramentas de trabalho precisam ficar ligadas nas mais sutis mudanças. Dito isso, vem conferir mais um pouco sobre o assunto:

SAIBA COMO VENDER TODOS OS DIAS PELO INSTAGRAM!

O algoritmo do Instagram em 2021 já não depende mais tanto de likes

Se formos parar para lembrar dos primeiros anos de Facebook e Instagram, certamente nos recordaremos da corrida que as pessoas faziam em busca de likes e seguidores. No início da década de 2010, o entendimento era de que quanto mais likes sua foto ou conteúdo tinha, mais “forte” você era na rede social.

Mas a regra do jogo mudou, e o algoritmo do Instagram em 2021 já não é tão dependente de likes quanto era antigamente. Na verdade, essa mudança vem sendo construída desde 2019, quando a plataforma optou por ocultar a quantidade de curtidas de cada publicação.

Com isso, para colocar o seu post ou conteúdo em destaque para determinadas pessoas, seja na linha do tempo ou na área de explorar, o Instagram passou a considerar outras ações. Em suma, é o total de engajamento de sua publicação que vai definir o quão grande será o seu alcance.

Além disso, voltando à questão dos likes, vale ressaltar que a ação é sim um dos tipos de métricas que entram na hora de ranquear o seu alcance. No entanto, quem lida com a plataforma profissionalmente agora precisa ficar atento a muitas mais ações.

Mas afinal de contas, o que é um algoritmo?

Antes de se aprofundar um pouco mais nas características do algoritmo do Instagram em 2021, é preciso entender melhor do que se trata esse tal de “algoritmo”. Em linhas gerais, o termo se refere a uma série de “regras” que resultam na resolução de um número finito de fases.

O algoritmo é um conjunto de procedimentos que, no caso do Instagram, avaliam se sua publicação tem ou não relevância para um determinado público. Quanto mais próximo dessas regras ou mais fases você passar com sua publicação, melhor ela deverá ser “ranqueada” pelo robô.

No fim das contas, é o algoritmo quem decide se o seu post será entregue ou não para os seus seguidores ou outras pessoas na aba de explorar. Se a sua publicação estiver de acordo com esses procedimentos, provavelmente ela será vista por mais pessoas - tudo isso dependendo do engajamento, é claro.

Qual a relevância do algoritmo do Instagram em 2021 para o usuário?

Agora que você conhece melhor o algoritmo, chegou a hora de entender um pouco mais sobre as ações que são vistas como mais relevantes para ele no Instagram. Vale destacar que, pela grande quantidade de conteúdo que é produzido na rede social atualmente, a plataforma precisa condensar as “mais importantes” para você.

Toda a interação no Instagram, como curtir, compartilhar, encaminhar na direct, repostar nos stories ou comentar é levado em consideração pelo algoritmo para sua análise. O mais simples clique na bio do Instagram ou no perfil de tal pessoa através de um post para isso.

O objetivo das redes sociais é fazer com que seus usuários fiquem o maior tempo possível conectados nelas. No Instagram não é diferente, e é aí que entra a importância do algoritmo. É ele quem define o que você irá ver sem pesquisar, então é preciso que o que for apresentado seja relevante ao usuário.

Caso não existisse o algoritmo, coisas consideradas irrelevantes para o usuário seriam apresentadas frequentemente. Com isso, ele passaria menos tempo na plataforma, já que não estaria consumindo organicamente os conteúdos que lhe interessam de certa forma.

CONFIRA TAMBÉM: Como ganhar seguidores no Instagram

Dicas para fazer um bom proveito do algoritmo do Instagram em 2021

Há algumas dicas básicas que podem fazer com que você se dê bem com o algoritmo do Instagram em 2021. Com isso, suas publicações poderão ter mais alcance, chegando a um número maior de pessoas, conseguindo melhores resultados na plataforma.

Uma das ações que pode não ser tão utilizada por você, mas que para o produtor de conteúdo conta bastante na hora de ser avaliado pelo algoritmo, é o salvar. Quando você salva um post, o algoritmo entende que o conteúdo é extremamente relevante e passará a lhe recomendar coisas semelhantes.

Se o usuário salvar publicações no Instagram referentes a filmes ou atores, o algoritmo entenderá que esse é o tipo de conteúdo relevante para essa pessoa. Com isso, ele recomendará não apenas mais posts do gênero, como também o que foi produzido pelo perfil que fez tal publicação.

Reels, posts em carrossel e interação nos stories

Há uma outra série de ações que também são entendidas como positivas pelo algoritmo do Instagram em 2021. Uma delas é a produção de Reels, uma das ferramentas mais recentes do Instagram, e que ajuda o produtor a estar bem localizado também na aba de explorar.

Sendo assim, um Reels provavelmente terá um alcance maior para o público desse produtor de conteúdo do que uma publicação comum. Além disso, vale a pena também investir em posts de carrossel, aquele em que você seleciona mais de uma foto na hora de publicar em seu perfil.

Outra coisa que também é vista com bons olhos pelo algoritmo do Instagram é a interação nos stories. Sendo assim, colocar caixas de perguntas ou opções de “sim ou não” em um stories seu pode ajudar com que suas “histórias” estejam sempre nas primeiras colocações dos seguidores.

Quanto mais pessoas interagirem com os seus stories, melhor ele estará posicionado para os seus seguidores. Seja comentar na direct, reagir com um emoji, votar em uma enquete ou responder uma caixa de perguntas - tudo isso conta para o algoritmo.

VEJA AINDA: Tutorial para usar o Reels do Instagram

Experimente as novas ferramentas que o Instagram te dá

Uma das coisas que o algoritmo do Instagram em 2021 vem levando em consideração, assim como nos anos anteriores, é o uso de novas ferramentas. A tendência é de que, ao usar novas ferramentas da plataforma, o seu conteúdo poderá ter um alcance maior entre seguidores e usuários.

Um exemplo muito simples é o próprio Reels. Perfis que produziam conteúdo com a ferramenta assim que ela foi lançada pelo Instagram costumavam ter um retorno de alcance bastante satisfatório, incentivado pela própria rede social - pode-se dizer assim.

O algoritmo do Instagram em 2021 ainda leva em consideração legendas com palavras-chaves

O ano é 2021, mas o algoritmo do Instagram ainda leva em consideração, e muito, as legendas com palavras chaves. Nomes de famosos, assuntos que estão em alta nas redes sociais, quando colocados em legendas, tendem a fazer com que essas publicações tenham um alcance maior.

Mas vale ressaltar que o conteúdo precisa ser direcionado justamente para esse público. Ou seja, se você publicar alguma coisa falando sobre a Copa América e, entre as palavras chave ou hashtags colocar o nome de algum famoso, o algoritmo não entenderá que seu conteúdo é relevante.



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!