Como ganhar dinheiro com reels no Instagram?

Ganhar dinheiro com reels é o sonho de todo criador de conteúdo no Instagram. Diante desse cenário, a própria plataforma já sinalizou que deseja incentivar cada vez mais a produção audiovisual. E a monetização é uma excelente maneira de fazer isso!

Isso porque os vídeos curtos e virais têm sido a principal fonte de entretenimento nas redes sociais. De olho nas tendências, se o Instagram não quer ficar para trás, você também não pode ficar. Faz menos de 2 anos do seu lançamento, mas o reels já dominou tudo.

Sendo assim, hoje, vamos responder às principais perguntas sobre a ferramenta e como ganhar dinheiro com reels. Por isso, se esse assunto é do seu interesse, você não pode perder esse post. Vem ler!

Entenda o que é preciso fazer para ganhar dinheiro com reels

Basicamente, podemos citar duas formas de ganhar dinheiro com reels: por meio da remuneração direta do próprio Instagram ou, a mais conhecida, mediante às parcerias e publicidade com marcas.

Nesse aspecto, a rede social está um tanto quanto atrasada no quesito monetização em comparação às outras plataformas de vídeo, como TikTok e Youtube.

Enquanto isso, foi só em 2021 que surgiu a primeira maneira de ganhar dinheiro diretamente no Instagram, por meio de selos comprados por seguidores durante transmissões ao vivo.

A boa notícia é que a intenção do grupo Meta é ampliar a monetização na rede social. E, depois das lives, será a vez do reels. Por isso, logo abaixo, explicamos todos os detalhes. Continue acompanhando!

VOCÊ VAI CURTIR: Como aumentar o engajamento com o reels?

Monetização do reels pelo próprio Instagram

Os pagamentos com reels começaram a ser implantados nos últimos meses com o programa Bônus de Verão. Disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos, é possível ganhar até 8.500 dólares, equivalente a 46 mil reais na cotação atual, com a remuneração.

Mas, para isso é necessário atender alguns requisitos. O primeiro passo é ter a ferramenta de bônus disponibilizada na conta. Se tiver, poderá ser ativada no painel profissional. Sim, você obrigatoriamente precisa ter um perfil de criador de conteúdo ou comercial para participar.

Mesmo assim, até para quem é dos Estados Unidos, o programa pode não estar disponível. Até porque, como você viu, tudo ainda está em fase de testes e é, quase, puramente experimental. Ao menos, até o momento.

Além disso, com o bônus ativado na conta, o usuário tem até 30 dias para concluir os objetivos estabelecidos.

As metas, progresso e os valores já conquistados podem ser acompanhados na ferramenta.

Diante disso, você pode estar se perguntando quando e como o Instagram paga aos creators? A resposta é: o pagamento é mensal e as recompensas são contadas a partir de 50 mil visualizações. Para melhor entendimento, confira os valores abaixo:

  • A cada 50 mil visualizações: 125 dólares;
  • Por cada 150 mil visualizações: 375 dólares;
  • A cada 200 mil visualizações: 500 dólares.

Apesar de não ter previsão para chegar no Brasil, já é certo que alguma forma de monetização pelo reels no Instagram deverá ser lançada mundialmente em breve. Possivelmente, ainda em 2022.

Entretanto, pode haver alterações na maneira como a ferramenta monetiza e mede as o valor das recompensas. Como em conta outros insights além das visualizações - curtidas, compartilhamentos e engajamento em geral.

No mais, enquanto a novidade não chega por aqui, saiba como funcionam as parcerias pagas na rede social no próximo tópico.

Ganhar dinheiro com reels por parcerias

Quem nunca viu uma foto, story ou reels com um selo “parceria paga com insira aqui o nome de uma marca”. Isso nada mais é do que um novo jeito dar mais transparência à publicidade no Instagram, indo além da #publi.

Isso é fundamental para que a audiência entenda que o conteúdo não é uma mera indicação e que há sim patrocínio para a empresa estar ali.

Assim, a parceria paga no Instagram trás benefícios para todos os lados. Ao criador, fortalece o seu nome, atrai mais parceiros e ainda ganha dinheiro com isso.

À marca, que ganha bastante visibilidade e confiança de um novo público, além de aumentar a sua clientela, como resultado.

No entanto, trabalhar com parcerias pagas pode ser desafiador, em especial, para os creators menores. Dado que, quando se está começando, é difícil encontrar uma marca que queira pagar para estar no seu conteúdo.

Além do mais, criadores com mais visibilidade devem ter bastante cuidado ao escolher seus parceiros. Fazer publicidade com uma marca desonesta ou com má reputação pode manchar a imagem.

Ainda que existam alguns embaraços, as parcerias pagas são uma excelente maneira de trabalhar no Instagram porque se pode ganhar muito dinheiro.

Essa é, até o momento, a única forma de remuneração dos vídeos na plataforma, pelo menos, aqui no Brasil. Algo que deve mudar logo.

Em breve, influenciadores poderão ganhar dinheiro com reels tanto por meio de parcerias quanto do próprio Instagram. O que, cá entre nós, é o sonho de todo criador.

LEIA MAIS: Como usar a internet para divulgar o seu negócio?

O que é status da monetização? 

Recentemente, usuários notaram o “status qualificado para monetização” em suas contas comerciais. A partir daí, surgiu a dúvida se essa novidade indica que já é possível ganhar dinheiro com reels.

Contudo, não necessariamente significa que o seu perfil esteja apto para monetizar com o reels quando houver essa possibilidade no Brasil. Mas, já é um bom sinal.

Na verdade, o status mostra que o perfil pode utilizar o rótulo de parceria paga que, como você viu, já é uma forma de remuneração na plataforma que acontece há algum tempo.

Além disso, para ser qualificado, você deve estar de acordo com as diretrizes de parceria permitida na rede social.

Sendo assim, é mais uma ferramenta para deixar ainda mais profissional a publicidade no Instagram.

Se você tem curiosidade para saber se o seu perfil tem qualificação para monetizar, a consulta pode ser feita em configurações > criador de conteúdo/empresa ou clicando no painel profissional.

BÔNUS: Dicas para gravar vídeos que viralizam

Se a sua intenção é gerar receita por meio de reels quando a opção estiver disponível, então precisa saber criar conteúdos que viralizam. O que não é fácil, já que é necessário combinar um vídeo atrativo com estratégias para otimizar o algoritmo do Instagram.

Não importa se você é criador de conteúdo ou apenas deseja colocar a sua marca/empresa em evidência. Você tem 60 segundos para encantar o público, por isso, seja criativo e siga as nossas dicas abaixo:

Participe de trends

Isto é, criar vídeos que estejam de acordo com as tendências do Instagram. Para dar a você algumas ideias, existem formatos bem interessantes que aumentam as chances de um conteúdo se tornar viral, tais como:

  • Vídeos de humor e comédia, mostrando alguma situação engraçada cotidiana;
  • Reels com intenção de ensinar algo, como um tutorial;
  • Challenges, ou no português, os desafios.

Aqui, também podemos citar os áudios populares que estão rolando no momento. Tudo isso pode ajudar você, mas não esqueça de colocar a sua personalidade no roteiro. Usar a própria criatividade é sempre importante para viralizar.

Grave vídeos com boa qualidade

Mesmo que o celular não tenha a melhor câmera do mundo, é totalmente possível fazer vídeos com qualidade. Uma boa dica é limpar sempre a lente antes de gravar e sempre apostar em uma boa iluminação, preferencialmente, durante o dia.

Mais do que ter uma imagem nítida, é não encher a tela com textos e grafismos. Ah, e nem pense em repostar vídeos do TikTok com o selo da rede social aparecendo no vídeo.

O Instagram odeia marcas d'água. Então é quase certo que o vídeo irá flopar, mesmo que seja um bom conteúdo.

Descubra qual é o melhor horário para postar

Nada adianta postar um vídeo incrível - e que você passou horas gravando e editando -, se não tem pessoas para assisti-lo. Por isso, existem alguns horários que são considerados melhores para postar.

Em geral, das 18h às 22h é um bom período para publicar em todos os dias da semana. No fim da manhã, lá pelas 11h, também costuma ter uma boa audiência. Mas, o ideal mesmo é descobrir o horário que o seu público está online.

Para saber é simples, basta acessar o painel profissional, caso você tenha uma conta comercial.

CONFIRA MAIS: Como melhorar as vendas pelo Instagram?

Use hashtags e palavras-chaves na legenda

Antes de postar, o último passo é criar a sua legenda. Ela não precisa ser extensa. Se você utilizar as hashtags populares e palavras-chaves de acordo com o tema, já vai fazer uma enorme diferença no alcance.

Apesar de muitas pessoas não darem importância para isso, uma hashtag certa pode aumentar em até 50% o engajamento do seu conteúdo.

Mantenha a frequência

Uma coisa é certa: a viralização não virá do dia para a noite. E o principal motivo é que o algoritmo precisa perceber uma constância no seu perfil. Isso quer dizer que postar com frequência aumenta as chances de viralizar.

Além do mais, ter continuidade ajuda a evoluir e melhorar a qualidade dos vídeos, assim como faz perceber quais conteúdos a sua audiência mais gosta.

Esperamos que com essas dicas você consiga potencializar suas visualizações e quem sabe, em breve, consiga ganhar dinheiro com reels.


Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!