Você sabe como gerar leads para a sua startup? Esse é um questionamento razoável, visto que toda startup iniciante no mercado possui dificuldades nessa área.
Primeiramente, é preciso entender o que são leads. Então, eles nada mais são do que clientes em potencial, ou ainda contratos estratégicos.
Portanto, é evidente que muitas startups sofrem para atrair as pessoas. Mais ainda, o pior é quando se tenta atrair quem está interessado no serviço ou produto da empresa.
Sendo assim, é preciso utilizar diversas técnicas e práticas para gerar leads qualificados de forma eficiente. Algumas incluem:
Mas é preciso muito mais, e esses são apenas os primeiros passos. Além deles, você necessita de um planejamento de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Então, antes de mais nada, é preciso compreender exatamente qual é o seu público-alvo. Outro detalhe importante está no comportamento desse público no mercado.
Dessa forma, será possível planejar e executar campanhas e ações mais assertivas, pois foram pensadas exatamente para esse público.
Por fim, entenda que é inútil atrair leads desqualificados. Isso porque eles são aqueles contatos que não querem nada com a sua empresa ou seus objetivos.
Logo, o ideal é conseguir criar um plano de atração de leads qualificados e prontos para comprar. Para tanto, é preciso começar pela persona. Confira mais sobre ela abaixo.
CONHEÇA: Melhores cursos online de startups
O primeiro passo é saber o que é a persona. Então, vamos lá. Ela nada mais é do que um perfil que vai representar o seu cliente ideal. Logo, a ideia aqui é ajudar na definição de quem será o foco na hora de montar esse planejamento de negócio. Com isso, é mais fácil desenvolver ações efetivas.
Para entender melhor, use a imaginação. Pense que você vai criar campanhas pagas nas redes sociais. O objetivo é atrair clientes em potencial. Como fazer isso, se você não sabe quem quer atrair?
É por isso que a persona é tão importante. Ela ajuda a decidir quem a empresa quer que consuma o produto e como chegar nela.
Uma das principais dicas de como gerar leads para a sua startup está na persona. Então, se a empresa já está rodando, utilize informações essenciais para esse perfil. Elas incluem:
Então, com esses dados em mãos, é hora de entender como elas podem servir para desenhar a sua persona. Já para casos onde a startup ainda não foi lançada, é preciso criar o perfil ideal através da pesquisa de mercado.
Seja como for, com os dados selecionados, é hora de criar a persona. Uma dica importante é fazer tudo o mais detalhado possível. Então, não deixe nada de fora, incluindo comportamento, gostos pessoais, hobbys, ambições, enfim.
Para exemplificar, imagine que a sua empresa vende cursos online para atividades físicas, yoga e meditação. Então, qual a persona ideal nesse caso? Confira:
Nome e ocupação: Jussara, 24 anos, graduada em Administração na USP.
Profissão: Técnica de Saúde e Segurança no Trabalho.
Indagação: Quer ser mais saudável. Pratica algumas atividades e se alimenta bem. Procura algo diferente para fazer em casa e quando não tiver tempo.
CONHEÇA: Melhores ferramentas para a sua startup que são essenciais
Mas, para saber como gerar leads para a sua startup, é preciso ir além. Você deve montar o perfil completo dessa persona. Então, inicie pelo dia a dia dela.
Nesse caso, a persona conta com uma rotina forte de trabalho em uma empresa de construção civil. Ela gerencia a segurança dos construtores, o que a deixa sem tempo para manter hábitos saudáveis.
Porém, a persona tenta manter uma vida saudável sempre que consegue, além de controlar a alimentação. Entretanto, a rotina nem sempre possibilita isso. Logo, fast foods e lanches acabam sendo consumidos, às vezes.
Para complementar o currículo, a persona já realizou diversos cursos online sobre Saúde e Segurança no Trabalho, ou SST. Mas, ela também já pesquisou sobre cursos fora desse tema, e que fossem interessantes.
Durante a pandemia, a persona prefere ficar em casa aos finais de semana. Solteira, ela assiste filmes e séries da Netflix, e utiliza o Spotify.
A persona conta com inscrição na academia próxima da sua casa, mas frequenta apenas quando sobra tempo. O estresse do trabalho amplifica a ansiedade da pessoa. Isso levou ao uso de remédios para a ansiedade.
Assim, para relaxar, a persona procura cursos e treinamentos rápidos para meditação ou yoga. Os pontos-chave dela incluem motivações e problemáticas.
Assim, essa persona se mostra muito completa e é mais fácil de criar seu planejamento estratégico. Isso porque fica mais simples direcionar suas campanhas para ela.
Outra dica está nas landing pages. Isso porque elas são essenciais para uma boa estratégia de leads qualificados. Logo, sem uma boa landing page, o seu planejamento poderá falhar.
Em geral, uma LP, como são conhecidas, é onde ocorrem os chamados call-to-actions, ou CTA. Essas são as chamadas para a ação da página, ou seja, que vão incentivar a alguma ação. Ela pode ser um download de conteúdo, cadastro, enfim.
Sendo assim, a grande maioria das estratégias de marketing vai preferir fazer com que o lead em potencial clique no CTA. E isso pode acontecer em diferentes ambientes, como e-mail marketing, as LD e anúncios, entre outros. O importante é gerar leads pelos visitantes e convertê-los em clientes.
Um detalhe importante é que o título da sua landing page deve ser muito bom. Assim fica mais fácil de saber como gerar leads para a sua startup.
Então, o título é essencial justamente por ser o primeiro contato com o possível cliente. Logo, pense em títulos curtos, diretos e simples, mas eficazes.
Uma boa dica é ficar entre 60 e 70 caracteres. E não se esqueça da palavra-chave que você quer destacar. A ideia é atrair a atenção do lead e gerar uma ação, ou a CTA.
LEIA AQUI: Melhores cursos de gestão para startups
Não é nada legal consumir conteúdo de quem não sabe o que está fazendo. Então, nada mais justo do que deixar bem claro que o seu conteúdo tem qualidade e diferencial.
Portanto, identifique muito bem o que o visitante vai encontrar na sua página. uma boa ideia é utilizar depoimentos de quem já utilizou esse conteúdo, por vídeos ou por escrito. Assim é possível validar o conteúdo.
Mas, para empresas iniciantes, é preciso utilizar outras técnicas. Entre elas, busque identificar números ou dados que indiquem credibilidade. Um exemplo está na quantidade de downloads, se ela for expressiva.
Por fim, uma das melhores dicas de como gerar leads para a sua startup está na leveza da landing page. Ela precisa ser curta e leve. Isso evita com que o lead precise passar por várias partes da página antes de realizar o CTA.
O melhor a se fazer é ser direto. Também pense na velocidade de carregamento. Então nada de fotos e vídeos pesados.
Entendeu como é possível gerar leads para a sua startup? Colocar tudo isso em prática sozinho pode não ser tão fácil! Por isso, a melhor ideia é buscar o auxílio de profissionais capacitados. Assim, a sua ideia poderá ir muito mais longe.
Aqui na EngajaTech contamos com um time completo, para ajudar quem está buscando crescer na web e conquistar ótimos resultados. Quer saber mais? Vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. Preencha todas as informações e nós entraremos em contato!