Como manter as vendas durante a pandemia?

Não é segredo para ninguém que 2020 foi um ano extremamente complicado para os micro e pequenos empreendedores. Muitos tiveram que fechar suas portas por conta da crise causada pela Covid-19 em todo o mundo. Mas, afinal de contas, como eu posso manter as vendas durante a pandemia?

No decorrer do ano passado, quando a pandemia dava seus primeiros passos no Brasil, mais de 1 milhão de empresas acabaram fechando. O número de novos empreendimentos que surgiu no país nesse período, no entanto, também surpreende e traz um ar de esperança aos negócios: mais de 3 milhões.

O fato é que muitos dos empreendimentos que fecharam as portas em 2020 não conseguiram suportar os efeitos econômicos causados pela Covid-19. No entanto, houve empresas que seguraram a barra e precisaram se reinventar para manter as vendas durante a pandemia.

Esse processo acabou gerando um impacto gigantesco na forma de atuação dos empreendimentos, de diversos segmentos em todo o mundo. Afinal de contas, por muito tempo as pessoas não podiam nem ao menos sair de casa, então soluções tiveram que ser propostas.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abre o bloco de notas do celular e venha conferir algumas dicas imperdíveis sobre o assunto.

Mostrar que se importa com o cliente ajuda a manter as vendas durante a pandemia

Um pensamento típico de bons empreendedores é que empresas e negócios são formados por pessoas. Dessa forma, as pessoas precisam ser prioridade em praticamente todos os empreendimentos, já que elas são necessárias para que os trabalhos continuem sendo feitos.

Sendo assim, mostrar que você se importa com os seus clientes e trabalhadores é uma das formas de manter as vendas durante a pandemia. Por conta dessa crise sanitária, uma boa parte da população ficou receosa em frequentar lugares que não cumpriam as medidas de segurança ou coisas do tipo.

Sendo assim, aqueles que mostravam que se importavam com a saúde de seus funcionários e consumidores, oferecendo um espaço muito bem cuidado, saíram na frente. Além disso, a pandemia tornou ainda mais visível a importância do posicionamento das marcas e empresas.

Durante esse período, muitas empresas acabaram sendo cobradas pelos próprios consumidores, para que se posicionassem a favor de ações em prol da saúde dos próprios trabalhadores e clientes. Às que souberam trabalhar muito bem essa comunicação, no fim das contas, acabaram se destacando.

Você precisa estar na internet para manter as vendas durante a pandemia

Já faz pelo menos uma década que o mundo passou a debater a tendência de migração dos negócios físicos para o digital. Durante muito tempo se dizia que chegaria um momento em que os empreendimentos precisam estar presentes na internet. Acontece que esse momento chegou ainda no ano passado, por conta da pandemia.

É indispensável que o seu negócio esteja na internet se você quiser manter as vendas durante a pandemia da Covid-19. Isso porque até mesmo as pessoas que não estavam acostumadas a fazer compras pela internet acabaram aderindo a essa prática no decorrer de 2020.

Afinal de contas, durante os primeiros meses da pandemia, muitos estados lançaram decretos restringindo acessos a estabelecimentos e saídas de casa. Sendo assim, a grande maioria das pessoas precisou fazer suas compras, fossem elas alimentos ou produtos de lazer, através da internet.

Essa era uma tendência que já vinha se concretizando nos últimos anos, mas que passou a ser o fator do momento durante a pandemia da Covid-19. Isso porque, na grande maioria dos casos, comprar pela internet não foi a exceção para as pessoas, e sim a regra, a única alternativa viável.

LEIA TAMBÉM: Como aumentar as vendas do meu site?

Crie um e-commerce para manter as vendas durante a pandemia

Visto que as compras pela internet se tornaram muito mais frequentes durante a pandemia, é essencial que você crie um e-commerce para o seu negócio se quiser manter as vendas durante a pandemia. Afinal de contas, ter uma plataforma própria onde você pode anunciar os seus próprios produtos é um passo e tanto a se dar.

Nos últimos anos, muitos negócios já vinham lançando os seus produtos em lojas virtuais. Isso porque, para o consumidor, realizar compras pela internet é muito mais simples e prático. Bastam alguns pequenos cliques e pronto, é só esperar a encomenda chegar em casa.

Essa foi definitivamente a grande mudança adotada por empreendedores que mantiveram os seus negócios funcionando durante a pandemia. Até mesmo empreendimentos menores, como as típicas lojas de variedades do centro da cidade, passaram a fazer parcerias com entregadores para disponibilizar seus produtos online.

No entanto, ter um e-commerce somente para você é uma maneira muito mais efetiva de lançar os seus produtos na internet. Isso porque a plataforma será gerida pela sua própria empresa, então decisões relacionadas ao layout ou posicionamento de páginas caberão à sua equipe.

Quais as vantagens de ter um e-commerce atualmente?

Você que busca manter as vendas do seu empreendimento durante a pandemia pode ainda estar se perguntando: mas afinal de contas, qual a vantagem de ter um e-commerce atualmente? Talvez a resposta mais apropriada para essa pergunta seja: porque pode impulsionar suas vendas.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais de 80% da população tem acesso à internet de alguma forma. Além disso, no ano passado, mais de 13 milhões de pessoas passaram a fazer compras pela internet no Brasil. Isso significa que milhões realizaram sua primeira compra online, no país, em 2020.

Sendo assim, independente de quem for o público alvo do seu negócio, é extremamente provável que ele esteja na internet. E uma das melhores formas de fazer com que ele compre diretamente de você, sem taxas de outras plataformas, é contando um e-commerce próprio.

Além disso, ter um e-commerce para o seu negócio também faz com que ele pareça mais profissional, com maior credibilidade, além de facilitar a situação de compras para o consumidor. Para isso, é preciso trabalhar com bons profissionais que saibam criar uma plataforma que seja e pareça segura.

CONFIRA: Como usar a internet para divulgar o seu negócio?

As redes sociais se tornaram ferramentas de trabalho

Se por muito tempo as redes sociais foram encaradas como ferramentas para lazer e entretenimento, saiba que isso definitivamente já mudou. Isso porque, nos dias de hoje, essas plataformas são indispensáveis para empreendedores que buscam manter as vendas de seus negócios durante e após a pandemia.

Isso porque as redes sociais são justamente o melhor espaço para que o seu negócio tenha visibilidade e possa chegar a outras pessoas. É preciso encarar essas plataformas como uma grande vitrine do seu empreendimento, que precisa ser atrativa o suficiente para que os consumidores se sintam interessados por ela.

Afinal de contas, quem nunca se pegou mexendo em alguma rede social, rolando o feed de algum aplicativo e, do nada, ao ver o anúncio ou publicação de algum produto, sentiu a necessidade de comprá-lo? É exatamente dessa maneira, visando esse público, que você pode utilizar plataformas como Facebook e Instagram.

Um fato que comprova essa forte ligação entre empreendimentos e redes sociais é a pesquisa que aponta o Brasil como o país mais influenciado por conteúdos dessa plataforma. Sendo assim, se você pretende manter as suas vendas e conquistar novos clientes, precisa estar presente nessas mídias.

Como o meu negócio deve se portar nas redes sociais?

Uma dúvida frequente de muitos empreendedores que somente agora estão colocando os seus negócios nas redes sociais é: como se portar nessas plataformas? O fato é que cada rede funciona de uma forma diferente, sendo assim você precisa conhecer quem é o seu público alvo para, depois, saber em qual dessas plataformas ele está.

Além disso, saiba que redes sociais como Facebook e Instagram são extremamente visuais. Isso significa que as pessoas se sentem atraídas e dão maior atenção justamente a conteúdos bonitos visualmente, publicações que possuam imagens que, por si só, são chamativas e atraentes.

Sendo assim, principalmente no Instagram, evite realizar publicações de banners e cartazes informativos. Nessa rede social, você deve prezar por boas fotos, deixando as informações justamente para a legenda da publicação. Quem tira bom proveito dessas práticas são, justamente, os restaurantes - que apostam em imagens de pratos belíssimos.

Além disso, saiba que redes sociais como o Facebook e o Instagram possuem um espaço chamado de marketplace. Nele, você cria como se fosse um catálogo de todos os seus produtos, com preços, imagem e descrição. É que você, que busca manter as vendas durante a pandemia, adote essas ferramentas.

Aposte no WhatsApp Business para manter as vendas durante a pandemia

No Brasil, o aplicativo de comunicação mais utilizado pela população é, de longe, o WhatsApp. As pessoas já não usam mais a plataforma apenas para conversar com amigos e familiares, mas também para trocar informações internas do trabalho e, também, atender clientes.

Sendo assim, você precisa apostar no WhatsApp Business se quiser manter as vendas durante a pandemia. O aplicativo ajuda a facilitar a comunicação entre o vendedor e o consumidor, principalmente quando o cliente tem dúvidas em relação ao produto ou busca mais informações sobre o próprio empreendimento.

Além disso, algo que não pode faltar em empresas que utilizam o WhatsApp Business, é prestar um atendimento simples e humanizado. Muitas áreas de atuação pedem por um atendente humano, justamente para que possa sanar as dúvidas do consumidor e orientá-lo sobre o negócio e os produtos.

No entanto, há alguns empreendimentos que podem optar por um sistema automatizado, com uma assistente virtual fazendo o atendimento. Esse é um método muito utilizado por empresas do ramo gastronômico, por exemplo, onde a assistente virtual irá disponibilizar o cardápio completo - bastando você informar o que quer e finalizar a compra.

LEIA AINDA: Quanto custa para manter um site?

Nunca descarte o delivery

Um sistema de vendas que não pode ser descartado de maneira nenhuma, principalmente durante esse período pandêmico, é o delivery. Essa é uma forma de entregar o seu produto ao cliente de maneira muito mais rápida, sem que ele precise ficar esperando por correios ou transportadoras.

Em casos de empresas que vendem produtos e itens de uma maneira geral, há uma série de serviços em que é possível se cadastrar para poder fazer a entrega na cidade ou região. Há ainda empreendedores que preferem ter um motoboy ou motorista contratado para realizar essas entregas.

Restaurantes e empresas do setor gastronômico não podem deixar de adotar ao delivery se quiserem manter as vendas durante a pandemia. Isso porque muitas pessoas deixaram, de fato, de ir presencialmente nesses espaços e passaram a prezar pela comida entregue em casa.

Além disso, existem diversos aplicativos que também facilitam que restaurantes trabalhem com delivery. O mais famoso de todos é, sem sombra de dúvidas, o Ifood. No entanto, o Rappi e UberEats são outras plataformas que vêm crescendo e podem ser uma alternativa para o seu negócio.



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!