A relevância da infraestrutura de TI nas empresas cresceu consideravelmente na última década. Em alguns negócios, o departamento de tecnologia possui dados sofisticados, com vários profissionais altamente capacitados e que operam todos os tipos de hardware e sistemas de última geração. Então, como montar uma infraestrutura de TI para empresas?
Hoje em dia a tecnologia precisa fazer parte dos negócios, as empresas que ficam paradas e não seguem as tendências tendem a perder espaço para a concorrência. Aliás, um dos grandes objetivos é atingir a maturidade digital e por isso o investimento em tecnologia da informação é algo tão importante.
Não apenas as empresas que trabalham com vendas pela internet, mas diversos segmentos podem ser beneficiados. Hoje em dia é preciso ter dados na palma da mão, para facilitar a tomada de decisões. A seguir você confere todos os detalhes que envolvem a montagem de uma infraestrutura de TI.
LEIA TAMBÉM: O que é a internet das coisas?
Atualmente, o sucesso empresarial depende de alguns fatores. Entre o mais significativo, é possível citar a Tecnologia da Informação (TI). Isso porque ela tem se mostrado imprescindível para o bom funcionamento das empresas modernas.
Então, as empresas que investem em TI aumentam seu ponto no mercado e obtêm bons resultados financeiros. Além disso, elas podem garantir uma boa competitividade em um mercado que está cada vez mais saturado.
O TI alcança todos os processos administrativos, o que inclui o planejamento estratégico. Além disso, ele auxilia na colaboração de planos e até no cotidiano operacional como produção, vendas, marketing e outros. Ele incrementa os resultados de forma eficiente e proporciona uma melhor metodologia de negócios e criação de ofertas.
Com toda essa importância, é natural que o departamento de TI conte com algumas vantagens e benefícios. Então, confira a seguir, com mais detalhes, as principais vantagens do uso de TI nos negócios.
Ao montar uma infraestrutura de TI para empresas, encontram-se soluções que integrem departamentos, padronizam a imputação, o processamento e o armazenamento de dados. Além disso, os chefes de negócio conseguem ter acesso às informações fiéis e, assim, conseguem tomar decisões com mais precisão e agilidade.
Assim, em poucos segundos, quando se utilizam as soluções certas, é possível ter previsibilidade de gastos, por exemplo. Então, é possível agir para efetuar cortes e direcionar investimentos. E isso, necessariamente, não precisa mais ser feito dentro do escritório.
Isso porque, ao utilizar soluções móveis, é possível trabalhar em qualquer lugar por meio de qualquer dispositivo. Para tanto, basta apenas ter acesso à internet, e saber como utilizar essas ferramentas facilitadoras dos processos de gestão.
Um ponto relevante que tem chamado a atenção das empresas é que a tecnologia pode ajudar os profissionais a produzirem mais. Além disso, eles tendem a produzir melhor, sem afetar a qualidade.
Isso porque, na medida em que atividades e processos são automatizados, as pessoas podem ter mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas. O estímulo feito pelas facilidades tecnológicas melhora o desempenho dos colaboradores das empresas, e isto se converte em ganhos significativos em curto, médio e longo prazos.
O departamento de TI ajuda a criar padrões para executar atividades, assim como também melhora a liderança como um todo. Dessa forma, é natural que a qualidade dos produtos e serviços prestados também sejam elevados.
Repetir os processos de forma contínua e bem ajustados torna as linhas de produção mais focada em resultados. Portanto, a aplicação de boas práticas se torna muito mais fácil em um ambiente que conta com ferramentas tecnológicas.
Todos os itens citados até aqui contribuem para redução dos gastos no dia a dia da empresa. Assim, ao integrar filiais por meio de sistemas de gestão empresarial, por exemplo, cai relativamente à necessidade de fazer ligações telefônicas para solicitar documentos.
Dessa forma, a própria facilidade de localização das informações entre departamentos melhora o tempo de execução das atividades. Então, isso vai se refletir de maneira positiva nas finanças da empresa.
Uma vantagem bastante apreciada pelas empresas que investem em TI é a adaptação para lidar com os imprevistos. Isso porque a tecnologia proporciona maior poder de análise e melhor tomada de decisão. Dessa forma, as adaptações ficam mais suaves diante dos desafios do mercado competitivo.
Para montar a infraestrutura de TI da empresa, e ter sucesso, é preciso levar em conta uma variedade de fatores. Entre eles, a qualidade dos equipamentos de hardware, sistema de soluções de serviços que alimentam as operações da empresa, entre outros.
Porém, descobrir quais são as ferramentas realmente necessárias não é uma tarefa fácil. Para ajudar nisso, abaixo você confere algumas dicas para montar uma infraestrutura de TI para empresas. Confira os seguintes passos:
O primeiro passo é olhar para seu negócio e, em conjunto com todos os setores, definir quais são suas reais necessidades. Isso deve ser feito antes dos requisitos técnicos.
É necessário perguntar qual é o apoio de cada departamento. Por exemplo, o departamento de vendas necessitará de sistemas que ajudem a arquivar informações de clientes. Já a área de produção necessitará de soluções para fabricação mais rápidas, e assim por diante.
VOCÊ VAI GOSTAR: O que é Pyhton e quais suas vantagens?
Ao procurar por fornecedores, preste atenção nas fases iniciais do seu relacionamento com cada um. Isso porque é preciso contar com empresas que ofereçam boas soluções. Dessa forma, é preciso ter cuidado.
Isso acontece graças a algumas empresas que tentam lucrar em cima dos outros. Como o desenvolvimento de soluções tecnológicas é simples e rápido, muitas empresas tentam passar a perna. Então, elas fazem discursos que não são exatamente o que divulgam em suas campanhas de comunicação e marketing.
Além de avaliar a oferta, é preciso avaliar o potencial fornecedor de produtos ou serviços de tecnologia. E, depois de encontrar o fornecedor certo, construa uma boa relação com ele. Encontre neles um ponto de apoio, inclusive para que sintam liberdade de propor melhorias na sua infraestrutura.
O departamento de TI pode ser complexo, mas não significa que ele é complicado. Ao contrário disso, o objetivo da tecnologia é simplificar as coisas.
Sendo assim, faça com que a infraestrutura de TI da sua empresa seja simples. Quanto menos complicada for a infraestrutura, mais fácil será administrá-la e controlá-la no dia a dia.
Então, opte por produtos padronizados, que não necessitem fazer longos períodos de implementação e personalização. Além disso, o ideal é, também, simplificar o treinamento, a solução de problemas, a ambientação e atualizações no futuro.
A partir do momento que a empresa cresce, a tecnologia deve crescer junto. Portanto, no momento de montar uma infraestrutura de TI, é preciso pensar na escalabilidade tecnológica.
Dessa forma, é preciso pensar no futuro. Isso porque quanto mais usuários forem contratados, e mais informações forem processadas, mais será preciso investir e crescer. Assim, as operações não serão paralisadas para se fazer novas implementações.
Então, ao encontrar produtos que crescem junto a empresa, você poderá começar a evitar custos no futuro. Portanto, é interessante adquirir um sistema de gestão empresarial onde a interface de administração seja melhor compreendida.
Sendo assim, os futuros usuários não precisarão perder tanto tempo aprendendo as funcionalidades, ou que seja preciso gastar dinheiro com treinamentos. Então, a sua empresa poderá crescer, através do uso de um bom departamento de TI.
Com isso, ficará muito mais fácil para que você possa construir o seu departamento de TI, fortalecendo a atuação da empresa em todos os setores. Porém, antes de tudo, não se esqueça de preparar a empresa, e seus funcionários, para se adaptarem aos benefícios da TI.