Como ser um profissional de Copy?

Atualmente, o Copywriter é tido como uma pessoa criativa e que consegue fazer textos bem escritos com o propósito de vender. Para isso, ele utiliza a técnica de Copywriting, que serve para transformar textos normais em textos mais atrativos. Mas, como ser um profissional de Copy?

Então, esse profissional acaba tendo a missão de escrever textos que convençam o leitor a comprar um serviço, produto ou qualquer outro item de interesse da empresa. É muito diferente da profissão de redator publicitário, o profissional de Copy atua dentro da área de Inbound marketing.

A copy é um tipo de redação focada nas vendas, onde devem ser explorados gatilhos mentais. Então, consiste em produzir um estilo específico de texto. Assim, eles ganham o poder de persuasão. Entenda agora como ser um profissional de copy!

O que faz um profissional de Copy?

Mas então, o que faz o profissional de Copy? A profissão consiste em utilizar diversas técnicas para desenvolver um texto, ou artigo, bem persuasivo. Assim, para essa técnica, são utilizadas certas palavras que possuem o objetivo de atingir um público-alvo e convencê-lo a tomar uma decisão, como exemplo, a compra de um produto.

O ponto positivo dos métodos do Copywriter, é que essas palavras podem ser usadas em diversos tipos de textos, sejam eles para empresas, vendas ou redes sociais. Então, ao aprender a utilizar as técnicas de forma correta, é possível levar um leitor a se atrair por um blog, por exemplo.

Portanto, o profissional de Copy é um profissional que cria textos e conteúdo, escrevendo para os mais diversos segmentos. Essa profissão pode gerar ótimos retornos financeiros, já que é possível escrever textos atrativos tanto para as empresas quanto para você mesmo.

Com as pessoas cada vez mais ligadas na internet, elas fazem pesquisas sobre o produto. Então um texto persuasivo é garantia de compra positiva.

Como aprender sobre Copy?

Primeiramente, antes de colocar em prática as dicas a seguir, e se tornar um Copywriter profissional, é recomendado conhecer os três livros mais importantes sobre o assunto.

1.  A arte de escrever para a web – o azulzinho amado do conteúdo – Paulo Maccedo: voltado para empreendedores, profissionais de marketing e redatores que desejam produzir conteúdo para a internet;

2.  Redator Freelancer – dos primeiros clientes ao sucesso no mercado – Paulo Maccedo: esse livro é um guia para quem deseja iniciar como redator freelancer na internet, contendo dicas e caminhos práticos para os leitores;

3.   Eu, vendedor – Paulo Maccedo: nesse livro, o autor explica como ele deixou a vida de empregado e passou a ser o próprio patrão, vendendo produtos voltados para a escrita. Ele também conta como acabou se tornando sócio de uma empresa.

O ideal é buscar conteúdos mais novos, porque técnicas que davam certo no passado, podem não estar sendo tão eficientes nos dias de hoje. Aliás, estudar pelo YouTube com conteúdos em português pode ser uma furada, já que lá os vídeos muitas vezes são antigos.

Como ser um profissional de Copy?

É comum encontrar profissionais de Copy nos Estados Unidos da América. Porém, no Brasil, essa profissão não é tão reconhecida. Entretanto, esse é um trabalho em ascensão, e possui um grande potencial para o sucesso. Assim, quem consegue dominar suas técnicas e trabalhar com maestria vai acabar obtendo resultados consideráveis.

Então, se você é bom com palavras, gosta de escrever, e tem como objetivo se tornar um profissional de Copy, confira algumas dicas. Dessa forma, você poderá se tornar um profissional nessa área.

1.     Leia bastante

Não é segredo para ninguém que quem lê bastante consegue escrever melhor. Quanto mais ler, seja livros, artigos, matérias ou notícias, mais palavras você aprende. Isso é importante para aumentar o seu repertório tanto de termos quanto de argumentos. Então, a pessoa que lê consegue ter um vocabulário bastante diversificado.

2.     Aprenda sobre gatilhos mentais

Muitas de nossas ações no cotidiano são feitas sem precisar pensar muito. Por exemplo, não percebemos quando piscamos os olhos, respiramos ou mexemos os dedos, pois são ações próprias do ser humano.

Então, é necessário saber que é possível despertar ações automáticas nas pessoas, quando é dito algo no momento certo. Basicamente, esses são gatilhos mentais, que são estímulos que o profissional de Copy deve utilizar em seus textos para manipular um comprador em potencial. Assim, ao ler um texto que utiliza gatilhos, o cliente acaba decidindo em adquirir um produto citado no lugar de outro.

É preciso estudar a respeito do que faz uma pessoa tomar uma decisão, e assim utilizar os argumentos que ajudem ela a escolher o produto que você está oferecendo.

3.     Seja persuasivo

O poder de persuadir interage diretamente com os gatilhos mentais. Porém, não deve ser confundido com manipular as pessoas. O bom profissional de Copy deve aprender como influenciar as pessoas de forma positiva, ou seja, usar o seu trabalho para mostrar vantagens para quem está lendo.

Então, utilize seus textos para apresentar os produtos e serviços a um público que tenha um problema, que você pode ter a solução. Faça o leitor acreditar que você é a pessoa certa para ajudar a solucionar o determinado problema.

4.     Diga sempre a verdade

De nada adianta criar vários anúncios, e-mails, páginas e textos de vendas prometendo inúmeras coisas, se o seu produto não tem realmente valor para que vai comprá-lo. Por esse motivo, um profissional de Copy deve sempre ser verdadeiro. No momento da escrita, coloque-se no lugar do outro e jamais prometa aquilo que não pode cumprir.

5.     Pense no público-alvo

O profissional de Copy não só deve escrever, mas também estudar e pensar no seu público-alvo para conseguir encontrar o tom de linguagem ideal para seus textos. Então, você precisa focar no seu público o tempo todo.

Somente assim você vai saber usar as palavras certas que vão conseguir o estímulo correto para que as pessoas comprem a partir dos seus textos.

Portanto, mesmo que você não seja o responsável pela pesquisa do público-alvo, sempre procure pesquisar sobre o público que os seus textos devem atingir.

6.     Escreva de maneira direta

O objetivo de um profissional de Copy é levar o leitor a ter uma ação específica. Ou seja, quando for desenvolver os textos, tente ser o mais direto possível.

Assim, você até pode criar histórias para envolver o seu leitor. Mas deve tomar cuidado para não acabar enrolando demais, pois isso pode distrair as pessoas do foco central do texto, que é a venda.

7.     Conheça o objetivo do Copy

Você precisa entender o objetivo do Copy que está criando. Não se trata apenas de sair por aí escrevendo qualquer palavra. Portanto, entenda bem para o que você está escrevendo.

Um texto voltado para convencer alguém a comprar um produto é totalmente diferente de um texto para baixar um material ou ser direcionado para uma página. Dessa forma, sabendo o objetivo final, você consegue decidir qual é a melhor forma de se comunicar com o público-alvo.

Quanto ganha um profissional de Copy?

A maioria dos profissionais de Copy trabalham de forma autônoma ou freelancer. Sendo assim, não possuem registros na sua carteira de trabalho profissional. Porém, alguns preferem trabalhar de maneira fixa.

Essas duas formas de trabalhar são positivas, e podem oferecer recompensas financeiras consistentes. Para se ter uma noção, o Copywriter pode cobrar por seus trabalhos na seguinte forma:

  • Determinar um valor fixo pelo trabalho antes de começar;
  • Determinar um valor fixo mais uma porcentagem de lucro sobre as vendas de seu produto.

No geral, um profissional de Copy sabe que seus textos, quando escritos da maneira correta, conseguem gerar lucros relevantes aos seus clientes. Dessa forma, ele sabe que pode ganhar entre R$ 5.000 a R$30.000 por trabalho.

Entretanto, para atingir esses valores, é preciso estar sempre aperfeiçoando as técnicas de escrita, e assim fazer com que seu trabalho seja bastante valorizado.

Quer saber mais sobre este assunto? Vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. Você pode ainda conhecer todas as técnicas que usamos aqui na EngajaTech!



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!