Produzir um conteúdo rico em SEO é um dos primeiros passos para quem deseja performar bem e conquistar uma boa posição no Google. Entretanto, esse não é o único jeito de chamar a atenção das pessoas. Por isso, é importante saber como usar a hashtag certa, algo que vai ajudar a levar o seu conteúdo para mais pessoas.Elas são capazes de fazer uma informação chegar mais longe, tornando o seu conteúdo parte de um grupo. Por exemplo, um caso recente que podemos destacar envolve o jogador Neymar, que esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter antes de um jogo pela Liga dos Campeões. Assim, Neymar foi um dos focos das hashtags.As hashtags podem parecer algo bobo sob o olhar de leigos, mas ela é sim uma estratégia muito interessante e que pode reforçar o marketing digital. Mas, como usar a hashtag certa? Esse é o nosso assunto de hoje, para ajudar você que tem essa dúvida e deseja melhorar em relação a abrangência.
Pode parecer algo banal, mas precisamos começar o artigo falando sobre isso. Em geral, a hashtag é um conjunto de palavras-chave ou de uma única palavra, que é precedida pelo símbolo "#". Assim, tags são referentes a palavras relevantes, associadas ao símbolo #, que então passam a ser consideradas hashtags.Elas se tornaram muito populares com o desenvolvimento do Twitter, antes eram apenas um dos botões presentes nos telefones antigos. É um item que ajuda a adicionar o seu tópico em meio a uma discussão ou para associar com alguma informação. Além disso, as hashtags passam a ser links que podem ser indexados em mecanismos de busca, como é o caso do Google.No Twitter as hashtags são agrupadas nos chamados "Trending Topics", que são os assuntos mais comentados do momento, no Brasil e no mundo. Mas, as hashtags também podem ser utilizadas no Facebook, Instagram, Pinterest e Google+, onde possuem um efeito bacana para atrair mais visualizações e interações nos posts.De fato, as hashtags conseguem levar o seu conteúdo para mais pessoas, sendo uma ótima forma de divulgar páginas nas redes sociais. Assim, elas são bastante interessantes, mas não devem ser utilizadas no meio de uma frase, já que isso causa dificuldade de leitura. Então, é mais interessante colocá-las após o ponto final.
A cerquilha ou jogo da velha, é aquele sinal que você já conhece, esse aqui "#" e que deve ser utilizado antes das palavras definidas como prioritárias em um conteúdo.Por exemplo, você tem um blog e decidiu compartilhar o conteúdo no Twitter ou no Instagram. Se o texto tem o título "Dicas para vender durante a crise", pode usar #VenderNaCrise, #Vender ou #Crise, entre outras.Assim, o seu conteúdo passará a fazer parte de um mundo de pesquisas, que será mostrado aos usuários que buscarem por este assunto dentro da rede social. É algo como se fosse o SEO utilizado pelos motores de busca.
No tópico anterior você percebeu como é fácil usar uma hashtag, mas como fazer isso da maneira correta? Existem algumas questões que podem ser tentadoras, por isso é preciso fugir delas e investir naquelas que realmente vão ajudar no seu desempenho.As hashtags estão disponíveis para qualquer pessoa usar, mas para isso é preciso saber como fazer. Pensando nisso, pensamos em diversas estratégias que vão ajudar na sua definição. Então, colocando essas dicas em prática, certamente o resultado será positivo.
Escrever hashtags longas demais é uma péssima ideia para quem deseja ampliar a divulgação do seu conteúdo. Por isso, é preferível "picotar" e utilizar várias em um mesmo post. Então, você não deve utilizar algo como #NinguemVaiEncontrarEssaFrasePorqueEGrandeDemais.Por outro lado, também não deve usar uma hashtag para cada palavra: #Ninguem, #Vai, #Encontrar... Porque isso vai levar o seu conteúdo para diversos grupos de pesquisa, é verdade. Mas, provavelmente nenhum deles será o mesmo planejado inicialmente.
Não adianta escolher um hashtag qualquer, é importante que ela tenha relação com o post. Às vezes, pode ser tentador utilizar alguma que esteja sendo muito pesquisada, mas que não tenha relação alguma com o seu conteúdo. Por isso, é fundamental evitar essa tentação, ok?Tente usar hashtags o mais próximas possível do seu conteúdo, já que assim ele será entregue aquelas pessoas realmente interessadas. Além disso, ao escolher uma hashtag que esteja sendo bem usada, a concorrência será muito maior e o post poderá nem ganhar destaque.
Seria muito clichê dizer que a pressa é inimiga da perfeição? Neste caso está mais do que comprovado! Ao digitar rapidamente, as pessoas podem cometer erros, isso não quer dizer que elas não sabem escrever, apenas que cometeram um deslize.É fundamental ler, revisar e ler mais uma vez a hashtag antes de publicar. Afinal, com apenas um erro de ortografia a sua ideia vai para o espaço. Até porque dificilmente alguma pessoa irá cometer o mesmo erro do que você, para encontrar o conteúdo.
Não adianta apenas usar hashtags genéricas na sua publicações, como por exemplo: #futebol, #sorvete ou #economia.A recomendação é para apostar em questões mais específicas, que realmente estejam relacionadas com o seu negócio. Por isso, a ideia é facilitar para as pessoas que estão do outro lado.Caso você realize um evento, trabalhe com a hashtag correspondente. Pode até mesmo inserir as iniciais ou o nome completo.
Se não é interessante usar hashtags genéricas, o que deve ser feito? Em vez de usar apenas algo como #Picole, por que não apostar em #PicoleEmSP? Certamente essa segunda opção poderá trazer resultados melhore do que a primeira.Isso vai ajudar as pessoas a identificarem em que local está localizada a sua empresa. Aliás, essa dica pode ser adaptada para bairros, como #PicoleNoMorumbi, por exemplo.
Um erro comum é não pesquisar antes de fazer a publicação de uma hashtag. Isso pode ser feito até mesmo depois de escolher as hashtags, para entender quais são os seus significados. Afinal, algumas vezes a escolha pode ser feita de uma maneira errada ou negativa, associando a sua imagem com algo que não é o objetivo.Além disso, aproveite para conferir quais são as hashtags da concorrência, será que eles estão conseguindo um bom desempenho? Então, identifique quais são as melhores e adicione nas suas redes sociais. Esse é um trabalho que vale a pena ser feito, já que entrega bons resultados.
As hashtags foram popularizadas pelo Twitter e logo ganharam espaço em outras redes sociais, que perceberam este potencial. Por mais que sejam diversas as redes que utilizam esse sistema, vamos falar sobre as diferenças das hashtags no Twitter e no Instagram.Em primeiro lugar, no Twitter os usuários costumam usar somente uma ou no máximo duas hashtags a cada publicação. Até porque nesta plataforma cada post tem um limite de caracteres, e o uso das hashtags poderia comprometer essa questão.Enquanto isso, no Instagram as pessoas costumam utilizar quatro ou mais hashtags. Além disso, algo que estiver fazendo muito sucesso no Twitter pode não ter o mesmo desempenho no Instagram e vice-versa.
Usar a hashtag certa é apenas um dos passos para quem deseja desenvolver uma boa estratégia de marketing digital. Existem muitas outras questões, como o momento certo para utilizar essa hashtag, por exemplo.Um empreendedor pode ter dificuldades para lidar com essa questão, já que ele possui muitas obrigações e essa é mais uma condição que precisa ser encarada. Por isso, ter ao seu lado uma agência especialista em marketing digital é uma ótima opção.Enquanto isso, se você é blogueiro, agora já sabe como usar a hashtag certa. A EngajaTech está pronta para ajudar quem é empreendedor e aqueles que desejam desenvolver conteúdos bacanas para a internet, entre em contato e saiba mais!