O Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google que possibilita fazer anúncios de produtos ou serviços na ferramenta de pesquisa. Além de criar campanhas, ele permite monitorar os acessos a página e receber ajuda de profissionais de marketing através do aplicativo para Android e iPhone.
A ideia é fazer com que as empresas ganhem mais visibilidade. Para isso, o Google Ads permite que seus usuários anunciem em outras plataformas como o Youtube, por exemplo.
Assim, é necessário apenas estar utilizando sua conta do Google. Se você quer entender melhor como usar o Google Ads, continue acompanhando.
O Google Ads é uma plataforma de publicidade do próprio Google. Com ele, o usuário pode anunciar seu produto, serviço ou site na ferramenta de pesquisa, fazendo ela aparecer na primeira página do Google, sites parceiros e outras plataformas.
Através do site ou aplicativo, os anúncios criados são exibidos no topo de resultado de pesquisa referente ao que o cliente pesquisou. Atualmente o Google Ads é a maior fonte de receita do Google.
Dessa forma, o objetivo da ferramenta é criar campanhas e anúncios, além de registrar a quantidade de acessos. Além disso, ele gerencia o status da campanha, edita as palavras-chave e mostra as estatísticas da campanha.
Por fim, a ferramenta oferece suporte com especialistas de marketing do Google para ajudar a montar uma estratégia.
A ferramenta funciona de forma pré-paga, onde a pessoa determina o valor que está disposta a pagar por cada visita feita ao seu anúncio mensalmente. O Google pode cobrar através de cartão de crédito, débito ou boleto bancário.
Além disso, para ajudar na barra de pesquisa, é preciso determinar uma lista de palavras-chaves que caracterizam o produto que você está oferecendo. Assim que o cliente faz a pesquisa na ferramenta, ele encontrará seu produto como um dos primeiros.
Cada usuário que utiliza a ferramenta precisa competir entre si para aparecer em primeiro nos resultados.
Isso funciona como uma forma de leilão, onde a posição do anúncio é definida por quem pagou mais no custo por clique. Mas esse custo só é descontado quando um cliente visita o anúncio.
Para ter acesso a todos os recursos do Google Ads, é recomendado configurar a ferramenta por um computador. Já a campanha pode ser feita tanto pelo aplicativo quanto site. Para isso, é preciso acessar o endereço ads.google.com e fazer seu login com uma conta do Google.
Na página inicial, escolha a opção “Alternar para o modo especialista” localizado na parte inferior da tela. Logo após, escolha a sua meta da campanha e em qual rede você precisa anunciar.
Para o anúncio na página de buscas do Google, selecione “Rede de Pesquisa”, e em seguida selecione o site da sua empresa. Defina um nome para a campanha e digite o valor que deseja pagar diariamente e selecione a opção “Salvar e continuar”.
Para definir a forma de pagamento, é preciso repassar algumas informações pessoais como CPF, data de nascimento, endereço, país de divulgação, entre outros.
Após isso, selecione a forma de pagamento, se for por boleto bancário, o mínimo exigido é R$40. Estando tudo certo com o pagamento, você terá permissão para acessar sua conta no Google Ads.
Para criar um anúncio pelo Google Ads é preciso estar logado com sua conta Google. Na página inicial selecione “Mais”, localizado no canto inferior direito da tela.
Então, feito isso, selecione “anúncio”, toque no ícone “+” e escolha a opção “Anúncio de texto”. Para dar continuidade, preencha todas as informações referente ao seu anúncio, como URL do site, título e texto de descrição.
Agora basta salvar o seu anúncio e prosseguir para a etapa de pagamento.
Vale ressaltar que o Google só irá exibir o seu anúncio caso você tenha adicionado um cartão de crédito e débito. Também é possível escolher a opção pagar por boleto bancário.
Além disso, o seu conteúdo passará por uma avaliação para garantir se está de acordo com as políticas de publicidade do Google.