Como utilizar nanoinfluencers na sua estratégia

Você sabe como utilizar nanoinfluencers na sua estratégia? Eles são personalidades que possuem destaque nas redes sociais e conseguem mobilizar um número interessante de pessoas. Por mais que não cheguem em um grande público, podem ser perfeitos para ajudar a expandir uma marca ou um produto novo.

Empresas que estão em busca de estratégias para aumentar as vendas encontram nestes usuários da internet uma boa oportunidade. São pessoas que possuem uma boa comunicação com os seguidores, o que é ótimo para fomentar o negócio. Esse é um tipo de parceria que pode ganhar força ao longo do tempo e ser benéfico para os dois lados.

Nanoinfluencers são usuários que desenvolvem conteúdos importantes para si. Alguns possuem o objetivo de crescer, conquistando cada vez mais seguidores, enquanto outros conquistaram natural os números que possuem. Enfim, esse é um tipo de ação que pode fazer muito bem para empresas de variados segmentos.

LEIA MAIS: Gatilhos mentais para vendas

O que são nanoinfluencers?

A internet tem a capacidade de criar novas celebridades ou subcelebridades, que possuem uma boa comunicação com o público que os acompanha. Usuários das redes sociais que possuem entre 1 mil e 10 mil seguidores são considerados nanoinfluencers. Além disso, é um público segmentado, voltado para determinado assunto.

O marketing digital pode desenvolver campanhas com o objetivo de explorar o potencial dos nanoinfluencers. Isso quer dizer que mesmo usuários com 5 mil seguidores podem fazer bem para uma marca, promovendo os produtos da empresa e tornando estes itens mais próximos de seus seguidores e fãs.

A principal diferença dos nanoinfluencers para os outros tipos de influencers é a relação que possuem com o público. Como não possuem tantos seguidores, podem responder boa parte das perguntas e elogios, melhorando essa conexão. Além disso, os próprios seguidores podem contribuir com novas ideias e pautas.

Nanoinfluencers o que são? Enfim, são pessoas que por algum motivo conquistaram certo número de seguidores, seja no Facebook ou no Instagram, mas que ainda não "viralizaram". São pessoas que produzem conteúdos focados em seus gostos pessoais e que nem sempre fazem publicações periódicas.

O que é marketing de influência?

O conceito de marketing de influência é engajar pessoas no mundo digital que são referências em suas áreas de atuação, que consigam compartilhar uma experiência, por exemplo. Desse modo, são capazes de levar adiante a mensagem de uma marca, influenciando diretamente nas decisões de compra.

Se você é uma pessoa minimamente ativa nas redes sociais, certamente já teve contato com o marketing de influência. A principal diferença para uma campanha comum ou para as propagandas tradicionais é que existe uma pessoa base, que se identifica com o assunto.

O marketing de influência explora principalmente a proximidade e a confiança. Isso não quer dizer que o nanoinfluencer vai dizer para o seguidor comprar determinado produto. Eles atuam de maneira natural, dando a sua opinião sobre o item, embora devam deixar claro que é uma ação comercial.

O número de seguidores importa?

É mais importante que exista um alinhamento entre os influenciadores e a marca do que o número de seguidores que possuem. Os formadores de opinião que trabalham dentro do mesmo nicho são grandes aliados das empresas. Além disso, é possível buscar por um bom número de nanoinfluencers para ser parceiro, já que o investimento é mais em conta.

A ideia é desenvolver o propósito dos produtos e não a necessidade dos itens em si. O ideal é que não seja trabalhada uma linguagem comercial, e sim algo pessoal, que gera mais conforto para os consumidores. Aquela ideia de ostentar um consumo exagerado não é uma boa ideia.

Como utilizar nanoinfluencers na sua estratégia?

Pode ser difícil encontrar nanoinfluencers que combinam com o posicionamento da sua marca e com o estilo de produtos desenvolvidos. Por isso, se você não tem ideia de por onde deve começar, saiba que existem agências e plataformas especializadas em facilitar esse relacionamento.

A empresa que pretende investir em nanoinfluencers deve ter em mente qual é o principal objetivo da ação que será promovida. Desse modo, podem ser trabalhadas questões como:

·       Conquistar novos leads que depois podem ser nutridos;

·       Aumentar a presença digital da empresa;

·       Vender unidades do produto pelo e-commerce.

Em seguida, é preciso definir quais serão os meios usados para esse tipo de atividade. É fundamental que o nanoinfluencer escolhido combine com o produto, então poderá desenvolver uma estratégia para redes sociais, YouTube ou mesmo blogs.

Os nanoinfluenciadores são capazes de ter um contato direto com os seguidores, isso é ótimo para aumentar o número de vendas de determinado produto ou serviço. Ainda assim, caso a sua marca seja nova e pouco conhecida, o investimento pode ser recuperado rapidamente.

Quando o objetivo da ação é a fidelização de clientes, nada melhor do que buscar por nanoinfluencers. Especialmente aqueles que possuem uma produção regular de conteúdo para as redes sociais. Ao trabalhar dessa maneira é possível valorizar os clientes novos e conquistar um público interessante.

Utilizar nanoinfluencers na sua estratégia é uma ótima ideia

Sabe aquelas propagandas na televisão que não mostram algo real? Certa vez uma empresa vendedora de carnes contratou um cantor vegetariano para fazer o anúncio, e isso pegou mal. Contudo, os nanoinfluencer são consumidores reais dos produtos da sua empresa, o que é muito mais interessante.

Para usar nanoinfluencers na sua estratégia, é fundamental que eles demonstrem suas experiências com os produtos da empresa. É algo que serve para estimular os compartilhamentos e a experiência com a marca. Por mais reduzido que seja o alcance deles, são capazes de gerar um desejo de compra muito maior.

Estratégias para ações com influencers

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas em ações com influencers, em alguns casos eles podem tornar-se representantes da marca por um longo período, em outros casos, ser algo pontual. Existem 3 estratégias bem declaradas que podem ser adotados nessa relação:

Ativação: são inserções pontuais da sua marca, seja em um vídeo ou registro realizado pelo nanoinfluencer.

Campanha: são realizadas algumas ações ao longo de um período determinado, com um objetivo final.

Embaixadores: é uma relação duradoura desenvolvida entre o nanoinfluencer e a marca.

Cabe a empresa identificar qual é a melhor oportunidade. Aliás, o interessante de trabalhar com esse perfil é a possibilidade de contratar vários ao mesmo tempo, para desenvolver suas ações.

Engajamento é muito importante

Conforme citamos anteriormente, os nanoinfluenciadores são capazes de desenvolver uma sinergia maior com o seu público-alvo. Antes de fechar uma parceria, é importante identificar quais são as oportunidades disponíveis e avaliar o conteúdo estratégico do influenciador digital. Qual é o engajamento que ele conquista com suas publicações ou vídeos?

Avaliar o número de comentários é uma boa ideia, já que esse é um indicativo da interação que existe entre o influencer e as pessoas que acompanham o seu trabalho. Além disso, é necessário identificar qual é o tipo de informações que a audiência entrega.

É melhor que a audiência faça perguntas sobre o produto anunciado do que elogios. Isso mostra como realmente tiveram uma percepção do que estava sendo mostrado, e que não olharam apenas por cima.

Desenvolva parcerias longevas

Como utilizar nanoinfluencer na sua estratégia? Dependendo do seu segmento de atuação, não quer dizer que seja necessário pagar o influenciador para que ele faça propagandas dos produtos. Empresas de moda, livros ou beleza, por exemplo, podem enviar itens para eles, e certamente serão feitos reviews.

Mas, se a ideia é ir mais fundo, é importante desenvolver uma parceria estruturada, desde que o nanoinfluencer realmente seja identificado com a atuação da sua empresa. É necessário que sejam reais as informações passadas por eles, o discurso precisa ser verdadeiro e não algo montado.

O ideal é montar um plano de ações junto do influenciador digital. Esse planejamento pode incluir diversas questões que servirão para fortalecer a relação, como:

·       Apoio na criação de conteúdos;

·       Convites para eventos;

·       Desenvolvimento de campanhas em diferentes formatos.

A relação com o influencer precisa ser trabalhada de uma maneira estratégica, que vai além do pagamento por ação desenvolvida. Fazendo isso, certamente os resultados serão positivos.

VEJA TAMBÉM: Dicas sobre marketing digital

Utilizar nanoinfluencers na sua estratégia é algo que pode dar muito certo. Quer saber mais sobre este assunto? Vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. Faça igual aos nossos parceiros e multiplique o seu faturamento!



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!