Como vai ser a monetização via reels do Instagram?

Já faz alguns anos que o Instagram vem se consolidando como uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Um dos principais motivos disso é o fato da plataforma oferecer diversas ferramentas de conteúdo, as quais captam a atenção do usuário. Mas afinal de contas, como vai ser a monetização via reels do Instagram?

Certamente você conhece alguém ou pelo menos já ouviu falar em pessoas que ganham dinheiro com suas próprias redes sociais, não é mesmo? No entanto, não são todas as plataformas que permitem que isso aconteça de maneira direta, em um contrato entre a rede e o produtor de conteúdo.

Tudo indica que o Instagram será uma das primeiras redes sociais a de fato implementar essa função na rotina de seus usuários. Entre as três principais plataformas do gênero, Twitter, Facebook e Instagram, ela será justamente a primeira a contar com essa possibilidade de monetização.

Tudo isso através de uma ferramenta implementada há não muito tempo na plataforma, mas que já vem ganhando bastante força: o reels. Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre o possível funcionamento da monetização do aplicativo e, também, algumas dicas para bombar na rede social.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abre o bloco de notas do celular e vem conferir um pouco mais sobre o assunto.

CONFIRA: Melhores cursos de Instagram

Antes de saber sobre a monetização via reels, conheça melhor a ferramenta do Instagram

Antes mesmo de saber como irá funcionar a monetização via reels do Instagram, é preciso que você conheça melhor essa ferramenta. O reels foi lançado há pouco mais de um ano na rede social, em junho de 2020, e tem como principal proposta a produção de vídeos curtos virais dentro do próprio aplicativo.

Você já deve ter ouvido falar em um aplicativo com uma funcionalidade semelhante, não é mesmo? Pois então, o fato é que o Instagram lançou o reels para que a ferramenta se tornasse uma concorrente direta do TikTok, que também tem como principal função a produção de vídeos de no máximo 1 minuto.

A ferramenta foi lançada justamente no período em que o TikTok estava crescendo. Durante os primeiros meses de isolamento social, o aplicativo chinês chegou a ganhar mais de 100 milhões de novos usuários, fechando o semestre de 2020 como o app mais baixado do ano.

O Reels, por sua vez, possui então uma funcionalidade parecida. A ferramenta, que fica dentro do próprio Instagram, permite a gravação de vídeos de no máximo 30 segundos. São oferecidas opções de edição, corte e inclusão de imagens e músicas para composição do conteúdo, que é feito para viralizar.

É verdade que haverá monetização via reels do Instagram?

Mas afinal de contas, é verdade que haverá monetização via reels do Instagram? O fato é que a empresa não se manifestou publicamente sobre o assunto até então. No entanto, o desenvolvedor Alessandro Paluzzi revelou em fevereiro deste ano prints que mostram um projeto com esse objetivo.

Desde o ano passado, pouco tempo após o lançamento da ferramenta, o Instagram já vinha demonstrando intenções de incluir a monetização de usuários via reels. Essa seria mais uma estratégia da empresa para competir diretamente com o Tik Tok, visto que o aplicativo chinês segue crescendo.

Ainda não há uma data oficial ou vazada que indique quando a função de monetização via reels virá à tona. Os prints divulgados por Alessandro, no entanto, mostram que o recurso já está implementado no aplicativo do Instagram. No entanto, ele ainda está em fase de testes, não acessível para usuários.

VOCÊ VAI ADORA: Guia prático como impulsionar no Instagram

Como vai funcionar a monetização via reels do Instagram?

A pergunta que não quer calar em relação ao assunto é: como vai funcionar a monetização via reels do Instagram? Os prints divulgados pelo desenvolvedor até então mostram que a empresa deverá trabalhar com um sistema de afiliação, em que o produtor de conteúdo será remunerado com base na sua audiência.

Sendo assim, tudo indica que o produtor de conteúdo será remunerado de acordo com sua audiência no reels. E quando falamos em audiência, não estamos falando apenas em visualizações. Certamente o aplicativo levará em consideração também outras formas de engajamento em cima dos vídeos.

O próprio curtir, compartilhar com amigos através da Direct ou outros aplicativos, compartilhar e salvar também deverão entrar nessa métrica aí. No fim das contas, deverá ser realizado um apanhado geral do alcance e audiência do reels publicado para a monetização do usuário.

Vale ressaltar que, a princípio, a monetização não será liberada para todos os usuários da plataforma. A tendência é que o Instagram autorize apenas perfis que estejam enquadrados na política de monetização de parceiros da rede, que já existe, mas que não lida diretamente com o aplicativo.

Qual será o valor pago aos produtores de conteúdo?

Outra pergunta que não quer calar em relação a monetização via reels do Instagram, é o valor que será pago aos produtores de conteúdo. Essa informação ainda não foi divulgada oficialmente pela empresa, mas, como já citamos anteriormente, certamente estará ligada ao engajamento do público com o conteúdo.

A tendência é que a monetização via reels do Instagram ocorra de forma semelhante ao que já acontece no Youtube, por exemplo. Dessa forma, tudo irá depender do número de visualizações, comentários, curtidas e outros tipos de interações do público com o conteúdo.

De acordo com os prints vazados por Alessandro, o Instagram está chamando essa possibilidade de monetização de “bônus”. Uma das imagens divulgadas pelo desenvolvedor mostra, inclusive, uma opção bem sugestiva, a qual diz: “Seja Pago pelos Seus Reels, ganhe bônus do Instagram quando você compartilhar novos reels”.

Como usar o reels?

Um ponto positivo do reels é o fato dele já estar implementado dentro do próprio aplicativo do Instagram. Sendo assim, você não precisará baixar mais nenhum outro app para gravar ou editar o vídeo produzido - praticamente tudo pode ser feito através da própria ferramenta da plataforma.

Ao abrir o aplicativo do Instagram, clique no ícone de “mais” na parte superior da tela. Abaixo, deslize para a direita até encontrar a opção reels. Aí pronto, é só começar a produzir o seu próprio conteúdo.

Vale ressaltar que o reels possui ferramentas bastante completas, como inclusão de um áudio próprio ou de terceiros e, também, músicas que estão no Spotify. O app lhe dá a opção de acelerar o tempo do vídeo, realizar cortes, montagens e, também, aplicar filtros - assim como nos stories.

Como aumentar as visualizações do reels no Instagram?

Você que está interessado na monetização do reels do Instagram precisa ficar atento a algumas dicas que lhe ajudarão a melhorar as visualizações de seus conteúdos. Afinal de contas, ao que tudo indica, os pagamentos serão realizados de acordo com o número de engajamentos, como já citamos anteriormente.

Uma das principais maneiras para bombar com os seus reels no Instagram é escolher um bom áudio ou música, que esteja fazendo sucesso no momento. Sabe aquelas músicas que viralizam nas redes sociais, como foi o próprio Dance Monkey ou Death Bed (Coffe for your Head)? Então, se possível, produza conteúdos com essas canções de fundo.

Fique atento também aos conteúdos que estejam em alta na plataforma, em outros reels. Dancinhas sempre são boas opções, assim como vídeos de humor. Muitos áudios de humor acabam viralizando e ganhando novas interpretações. Não é a coisa mais original do mundo, mas é uma forma de viralizar.

Por último, vale ressaltar que a métrica do Instagram define o alcance dos conteúdos do usuário não apenas de acordo com o engajamento, mas também com a frequência. Sendo assim, se você produz reels com maior frequência, a tendência é que eles cheguem a um número maior de pessoas.

NÃO PERCA: Tutorial para usar o Reels do Instagram

Anúncios nos Reels

Vale lembrar ainda que faz pouco tempo que o Instagram anunciou a inclusão de anúncios no Reels. Sendo assim, a ferramenta já conta com propagandas no meio dos conteúdos, de uma forma similar ao que temos nos stories, em que o usuário pode interagir e compartilhar com outras pessoas.

Se você quer saber muito mais sobre Instagram, vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER” ou clique nesse link aqui embaixo. É só preencher as informações e nós entraremos em contato. Aproveite!



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!