Não há dúvidas de que Dezembro é uma das principais épocas do ano para o comércio varejista. Com a chegada do 13° salário, por exemplo, o volume de dinheiro no mercado aumenta de maneira significativa e, consequentemente, há uma maior circulação de capital, que muitas vezes está associado às comemorações de Fim de Ano, como Natal e Ano Novo. E, como se não bastasse, as férias escolares também entram na conta, estimulando cada vez mais o consumo. Por esta razão, saber como vender mais neste período é fundamental.
Diante disso, para aproveitar da melhor maneira as oportunidades trazidas por este período, os estabelecimentos precisam de um bom planejamento, o qual se inicia a partir de um questionamento: qual resultado você espera alcançar passado essa temporada? A resposta para esta pergunta é que irá direcionar suas atitudes, que também será influenciada por fatores econômicos, e pela sua visão e sensibilidade frente ao negócio. Portanto, todo o conhecimento é bem-vindo, e podemos te ajudar com isso.
Mas, antes de qualquer coisa, precisamos destacar alguns pontos sobre sua decisão. Se você optar por um lado mais conservador, isso poderá comprometer a quantidade de produtos para venda. Por outro lado, uma atitude descoordenada e sem critério pode fazer com que seu comércio inicie o próximo ano com um alto volume de estoque, exigindo ações promocionais que podem impactar negativamente na rentabilidade do mesmo. Ou seja, é uma decisão que deve ser tomada com cautela, ou seja, analisada friamente.
Como mencionado, o primeiro passo é definir os objetivos que você pretende atingir ao final das comemorações de Fim de Ano. A partir daí será possível traçar um planejamento ideal para uma maior produtividade de vendas neste período. Lembre-se de incluir nos planos o controle de estoque, boas estratégias de promoções e comunicação, além da contratação e capacitação da sua equipe de vendas. Sem dúvidas, com isso você será capaz de se sair bem no que pautou como meta.
Ademais, para assegurar-se de que haverá produtos em caso de uma alta demanda, lembre-se de antecipar seus pedidos de compra. Não se esqueça ainda de garantir as melhores e mais variadas condições de pagamentos, além de uma gama repleta de produtos, mas sem extrapolar a quantidade para que não haja grandes excedentes para o próximo ano. Isso será determinante para o andar do seu negócio em épocas de pico, isto é, períodos de altas demandas.
Anúncios promocionais atraentes são, sem dúvidas, uma das principais maneiras de dizer para o consumidor que, em seu comércio, há o produto que ele deseja, e com benefícios para adquiri-lo. Entretanto, nesse caso, para cair no gosto das pessoas, será preciso buscar diferentes maneiras de fazer com que os seus produtos se mostrem mais relevantes e vantajosos frente aos da concorrência.
Para isso, então, fuja do comum. Descubra o que os consumidores mais procuram e ofereça seus produtos como as melhores opções para o que eles estão em busca. Você ainda pode optar, por exemplo, por fazer sorteios exclusivos, oferecer descontos especiais ou até mesmo criar um programa de fidelidade. Além de divulgar sua loja – ou marca –, você irá mostrar que, comprando de você, a clientela só tem a ganhar.
Independentemente se o seu negócio é recente e no dia a dia o seu estabelecimento ainda não é muito frequentado, você tem que ter uma equipe preparada para as mais diversas ocasiões. Para isso, a capacitação é a chave-mestra e, com certeza, irá ajudar bastante no crescimento do seu empreendimento. Isso porque sem organização, o sonho do seu negócio pode acabar se tornando um grande pesadelo.
Além disso, uma equipe bem treinada tende a cometer menos erros, e tem mais aptidão para lidar com situações difíceis. Por esta razão, não tenha medo de investir em um treinamento de qualidade para os seus colaboradores, e dê a eles todo o suporte necessário para que as ações possam ser executadas da melhor maneira possível.
Em épocas de Fim de Ano, a demanda por certos tipos de produtos aumenta. Por esta razão, você precisa ficar atento àquilo que vem cada vez mais ganhando sucesso entre os consumidores para poder continuar em alta.
Mas tome cuidado! Apesar de ser uma boa aposta, não é válido nem muito menos viável querer arriscar todas as fichas. Dessa maneira, abrace as tendências que mais se aproximam do seu segmento de venda. Assim, suas chances de sucesso aumentam.
Enfim, tenha em mente que vale sim a pena dedicar um pouco do seu tempo na criação de estratégias voltadas ao aumento das vendas no Fim do Ano. Não há dúvidas de que, assim como outras datas comemorativas, esse também é o momento perfeito para apostar suas fichas em uma meta positiva, mas dentro da realidade do seu negócio. Comece já e estruture as ações indicadas que poderão trazer muitos resultados positivos nesta época para o seu negócio.