Para qualquer negócio evoluir, é necessário cativar os clientes, e a internet vem se tornando uma grande aliada neste processo. Blogs, sites e redes sociais estão sendo cada vez mais utilizados para fazer a divulgação do negócio e para o relacionamento dos clientes com a marca. Mas, muita gente se pergunta qual seria a melhor opção: “agência de marketing ou investir em uma equipe interna?”.
Atualmente, não existem dúvidas de que a publicidade, principalmente a online, se tornou fundamental para o crescimento empresarial. Sendo assim, quem não investe na divulgação está perdendo dinheiro. Muitas vezes na pressa para se destacar, surge uma grande dúvida para o empreendedor: Contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna para cuidar do marketing e publicidade em geral?
Se você é empreendedor e essa é uma de suas dúvidas, fique ligado e acompanhe o texto. Isso porque ele vai esclarecer o que você precisa saber para fazer a melhor escolha para seu negócio. Confira a seguir.
Uma agência de marketing tem como seu objetivo desenvolver atividades e aplicar estratégias para ajudar na imagem de uma empresa. Ela faz isso através de campanhas de divulgação e vende produtos e serviços de clientes. Então, ela tem como objetivo tornar o cliente mais aparente no mercado, deixando-o reconhecido de maneira positiva. Assim, novos clientes são atraídos e, consequentemente, aumentando seus lucros.
A empresa de marketing pode tanto desenvolver atividades de comunicação voltada para internet, ou veículos como televisão, jornal, revistas, rádio e outdoor. Entre suas principais atividades realizadas, está a criação de propagandas e ofertas, promoções, lançamentos de produtos, fidelização de clientes entre muitos outros.
Uma boa opção para o seu negócio, principalmente se você for iniciante, é qualificar uma equipe interna. Porém, é necessário saber que os resultados demorarão um pouco para serem percebidos. Isso ocorre, pois contratar funcionários e deixá-los capacitados envolve tempo e recursos financeiros.
A equipe interna possui a vantagem de comunicação, pelo fato de os colaboradores estarem sempre presentes no local de trabalho. Sendo assim, a comunicação direta acaba se tornando muito mais rápida, sem ter a necessidade de intermediação de terceiros.
Outra vantagem de investir em uma equipe interna de marketing é o foco no trabalho. Isso porque como esses funcionários estão no seu local de trabalho, eles sempre estarão focados nos seus projetos e interesses. Entretanto, claro que é necessário que esses profissionais estejam sempre atualizados, para que conheçam as evoluções e tendências no mercado, o que demanda tempo e investimento.
Dependendo do tamanho da empresa, ou na fase de negócios, o valor para manter uma equipe completa pode sair um pouco elevado. Principalmente se a equipe necessita realizar todas as funções do marketing, que são extremamente importantes.
Entretanto, contratar uma agência de marketing pode ajudar na demanda. Então, a resposta de qual sai mais barata, vai depender muito de cada caso. Isso porque, se a demanda for mais eventual ou por projeto, manter uma equipe interna apenas para isso pode ser complicado para a empresa, em termos financeiros.
Com uma agência de marketing, é possível fazer negociação, traçar planos e ajustar as dificuldades sem diminuir a qualidade dos serviços. Isso ocorre, pois, seu interesse é gerar resultados e receitas para ela, que eleve seu potencial de investimento e retorno. Então a vantagem é ter um plano completamente customizado.
Os valores vão variar de acordo com ações que a empresa precisa implementar, conteúdos que ela necessita gerenciar, campanhas, entre outros. Então, contar com uma agência de marketing é importante para que sua empresa seja bem sucedida. A agência possui um pessoal qualificado e especializado no assunto marketing digital e publicidade online, então oferece a tranquilidade para que seu negócio cresça cada vez mais.
Como você pode ver acima, pode ser uma questão complicada decidir entre uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna. Portanto, para te auxiliar a tomar essa decisão, confira a seguir alguns pontos importantes a serem considerados.
A dica válida para todas as decisões estratégicas da empresa, é analisar o seu momento. Isso porque o planejamento do negócio deve estar sempre alinhado ao momento enfrentado.
Pode ser que a empresa esteja no início e começando a se estruturar, e não dispõe de espaço físico grande, além de as estratégias de marketing ainda não estarem bem definidas. Nesse caso, o ideal é a terceirização de uma agência de marketing, que oferece o melhor custo benefício, pois eles possuem experiência e conhecimento de mercado, então sabem como funciona.
Entretanto, pode ser que o caso do negócio seja de já possuir uma estrutura e experiência no mercado, e esteja no seu melhor momento tanto de amadurecimento e consolidação. Para essas situações, a equipe interna pode ser a opção ideal para ajudar nos processos e estratégias de marketing.
Então, na maioria dos casos, é necessário analisar o momento. Além disso, você deve identificar que, além da agência contratada, pode ser preciso ter uma equipe interna para lidar com situações urgentes. Assim, as duas opções nem sempre são concorrentes.
Agora é o momento de analisar todos os recursos que sua empresa tem disponível, não somente o financeiro, mas também o de estrutura física interna. Então, deve-se levar em consideração a estrutura da empresa, analisando o ambiente físico, equipamentos, as ferramentas necessárias, como computadores e softwares, entre outros.
No momento de buscar uma agência de marketing, você receberá inúmeros orçamentos. Sendo assim, é preciso analisar o que essa empresa está se comprometendo a entregar, para que se tenha o melhor custo benefício.
A dica para guiar decisões em diversos setores de um negócio é saber quais são as suas necessidades e quais são as suas soluções. Então, para as opções, contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna, teriam soluções diferentes.
Portanto, pode ser que o foco mais importante para a empresa, no atual momento, seja fazer com que a marca fique conhecida e fazer a relevância de um site. Para esses casos, uma agência especializada é a escolha ideal.
Agora, existem situações em que a necessidade é a de gerar conteúdos que aumentem o número de visitantes em um site para saber suas soluções. Sendo assim, a opção ideal é exigir profissionais com conhecimento no negócio. Ou seja, uma equipe interna.
O planejamento de marketing precisa ser calculado. Isso porque está em constantes atualizações. Mesmo sendo somente uma expectativa, é preciso saber quanto tempo será dedicado para concluir uma tarefa. Sendo assim, o planejamento do tempo é fundamental.
Com uma análise aprofundada e detalhada, é possível identificar o motivo pelo qual uma agência não consegue cumprir uma determinada atividade. Além disso, também se conclui que manter uma equipe interna acaba gerando um tempo ocioso e, por consequência, um gasto desnecessário.
O cálculo indica diversos cenários, como necessidade de contar com uma empresa terceirizada ou um profissional interno dedicado apenas a uma tarefa. Então, por esse motivo, é necessário analisar o que mais se adequa, tendo as chances de trazer maiores resultados.
Para que você responda a dúvida “agência de marketing ou investir em uma equipe interna?”, tudo vai depender das características do seu negócio. Outro detalhe a ser observado, são os objetivos e metas a serem alcançados pela empresa.
No geral, é preferível atuar com uma agência terceirizada, sendo que a mesma possui estruturas necessárias para o desenvolvimento do marketing. Então, empresas que desejam se consolidar, devem priorizar o investimento com essa abordagem.
Entretanto, se a empresa estiver preocupada em possuir sua própria equipe de marketing, pode investir na equipe interna. Mas, é preciso que possua toda uma estrutura e a possibilidade de estar sempre fazendo investimento.
Sendo assim, sabendo como definir os objetivos da empresa a respeito do marketing, escolher entre uma equipe interna e uma agência fica mais fácil. Porém, lembre-se de avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma e como elas impactarão o negócio.
Para saber mais, vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. É só preencher todas as informações e nós entraremos em contato!