Conforme o indivíduo vai aprendendo mais sobre marketing, vai percebendo que essa área possui palavras quase próprias. Normalmente os materiais que envolvem a área possuem uma linguagem complicada. Por isso trouxemos hoje para os nossos leitores um dicionário do marketing.
Essa grande variedade de palavras e termos ocorre devido a grandeza que o marketing possui. Essa área desenvolve diversas maneiras de lidar com o público e por isso precisa achar uma forma de dar um nome a elas.
Além disso, com esse dicionário do marketing é possível não ficar perdido quando lemos algo sobre o assunto. Na verdade, você vai conseguir se expressar da mesma forma que os especialistas em marketing fazem.
E, é claro que quando pegar mais prática vai ser bem mais fácil extrair os melhores resultados que a área pode lhe oferecer. Seja em anúncios ou na maneira como o indivíduo se expressa.
O termo Inbound Marketing significa para quem atua no marketing “atração”. Ou seja, ele se refere a uma nova maneira de conseguir conquistar os seus clientes. Quem usa esse termo está pensando em formas de conquistar o cliente sem irritá-los.
Sabe aqueles anúncios chatos que costumam te interromper? A ideia desse termo é totalmente o contrário. Quem usa esse termo quer chamar a atenção do cliente, mas sem incomodá-lo.
A pessoa que propõem isso quer criar um conteúdo que possua relevância e seja interessante para o cliente. Normalmente são oferecidos produtos que vão ajudar o cliente a resolver um problema.
Algo interessante que também pode ser feito para atrair o cliente é oferecer um produto mostrando a ele como aquele item pode facilitar o seu dia a dia. Com isso, o anunciante vai atrair o cliente de maneira passiva.
Podemos definir o marketing como uma maneira de buscar de diferentes formas atrair clientes, buscando assim gerar algum tipo de negócio. Podendo ser atrair para uma empresa, instituição ou profissional, sem distinção.
Enquanto isso, o marketing digital tem o mesmo sentido e objetivo, no entanto, ele utiliza a internet para fazer isso. De fato, quando o conceito de marketing surgiu, a internet não era de ampla divulgação, por isso podemos separar as coisas.
O marketing digital é muito importante e interessante, pois a web está cada dia mais presente na vida das pessoas. Nós seres humanos estamos nos tornando cada vez mais dependentes de aparelhos digitais.
Logo, criar anúncios nesse tipo de local é provavelmente a melhor alternativa para quem busca bons resultados. Esse é provavelmente o termo mais importante do nosso dicionário do marketing, mas também quase todo mundo conhece.
Esse termo é bastante usado, também pode ser conhecido como Key-Word. Ele se refere a palavras-chaves, ou seja, palavras que são bastante buscadas na internet e que tenham relação com aquilo que o anunciante está vendendo. Normalmente eles são utilizados para se ganhar relevância nas buscas do Google.
Por exemplo, se o indivíduo está vendendo uma muda de macieira, seu post obrigatoriamente precisa envolver a palavra maçã. Isso vai aumentar as chances de alguém encontrar. Pois, não necessariamente a pessoa que vai comprar o seu produto, havia decidido isso antes de chegar até ele.
Um termo que também é bastante interessante e que possui muito uso no marketing é Persona. Esse termo é usado para a representação semi fictícia de um cliente considerado ideal para a empresa.
Normalmente as empresas realizam diversas pesquisas com os seus atuais clientes. Para então definir qual o perfil das pessoas que realizam compras no seu empreendimento.
Esse documento vai servir como uma espécie de guia para toda a estratégia de marketing da empresa. Pois, tendo uma persona fica muito mais fácil definir quais os tipos de abordagens de marketing devem ser utilizadas.
Por isso, esse é um termo bastante importante do nosso dicionário do marketing. Com ele dá para decidir coisas como: se o marketing digital vai ser útil para atrair mais clientes para o seu empreendimento ou não, entre outros fatores.
Os grandes sites de buscas possuem na área inicial da sua página uma área reservada somente para anúncios. Nela são montados links no mesmo formato dos demais resultados da página. Quando o indivíduo clica neles, é redirecionado até a página do anunciante.
Esse modelo de anúncio é chamado link patrocinado, devido ao fato de estar naquela posição devido a ter pago por isso. Ou seja, ele não chegou naquele local de maneira orgânica, devido a ser relevante ou algo do gênero.
Quase todas as grandes empresas utilizam esse método de anúncio. Logo, é importante saber sobre ele, já que caso queira estar no topo do Google essa será a forma mais fácil.
Esse é um termo utilizado para todos os clientes considerados em potencial para o seu empreendimento. Contudo, no caso, eles ainda não são seus clientes ainda, mas possuem boas chances de se tornarem.
É necessário para que eles sejam convertidos em clientes que sejam utilizadas certas técnicas. Para fazer isso deve-se oferecer conteúdos de qualidade até que percebam que o seu empreendimento é uma boa opção.
A melhor maneira de definir qual conteúdo se encaixa melhor com cada Lead é fazendo uma espécie de funil. Assim, fica mais simples determinar qual conteúdo deve ser oferecido para cada Lead.
É possível traduzir landing page para página de conversão. Essa é uma página dedicada de maneira exclusiva a uma oferta específica. Que pode oferecer qualquer tipo de produto em troca de alguma coisa.
O que vai ser recebido não importa, pode ser dinheiro pela venda de um produto ou serviço. Ou até mesmo informações para que mais tarde fique mais fácil nutrir o lead. Essas páginas são bastante utilizadas e são bem úteis para o marketing.
Os Testes A/B servem para se realizar diferentes testes de abordagens e assim ver qual delas é capaz de converter o maior número de acessos a uma página. Claro que também podem ser utilizados fora da internet.
É possível realizar teste para ver qual landing page possui o melhor desempenho, por exemplo. Se é uma com fundo claro que consegue converter mais clientes ou se um com fundo escuro. Para isso, é mostrado para metade dos visitantes uma versão mais claro e para a outra metade uma landing page mais escuro.
Assim, a cor que tiver o maior número de conversões será aquela utilizada de forma definitiva. É uma boa maneira de se decidir, quando não se sabe por qual optar, ou em casos de preferir um teste em vez de uma opinião.
Sabe aquela pergunta: De 0 a 10, o quanto você indicaria a empresa Y para seus amigos? Ela serve basicamente como a base do NPS (Net Promoter Score) que é uma metodologia de medir qual o grau de satisfação do cliente com o seu empreendimento.
A satisfação é um fator muito importante para o seu empreendimento ter um bom desempenho. Por isso ter uma boa nota no NPS é bastante válido. Acreditamos que poucas pessoas o conheciam apesar de sua importância, por isso trouxemos o termo no dicionário do marketing.
Ele será bastante válido para que fique mais fácil aprimorar os mais diferentes procedimentos feitos pela sua empresas. Com isso, provavelmente os lucros da sua empresa poderão ser ampliados, devido a melhora no atendimento ou qualidade do seu produto.
O termo funil de vendas é um modo de entender o quanto os seus leads estão próximos de se tornarem clientes. Sabendo disso, será definido a forma com qual vai tratar eles.
As etapas para ele se tornar seu cliente são divididas em três. Sendo elas o topo, meio e fundo. Cada uma delas exige uma maneira de abordar diferente e apropriada para o caso. Contendo métodos e linguagens diferenciadas.
As empresas trabalham com funis de vendas, primeiro o usuário da web precisa ser convertido em um lead. Isso geralmente acontece quando preenchem formulários, informando o nome, número de telefone e o e-mail. Então vão para a próxima etapa.
Não adianta nada possuir uma página com milhares de visitas por dia e não conseguir vender para ninguém. Então, é muito importante ficar de olhos abertos para a taxa de conversão.
VEJA TAMBÉM: O que fazer quando suas campanhas não convertem
E aí, você já conhecia esses termos de marketing na prática? Colocar uma estratégia completa em prática é difícil para os empreendedores, que geralmente estão focados no crescimento dos negócios. Por isso, a melhor ideia é apostar em uma agência de marketing digital, que pode lhe ajudar com isso! Vá até o fim desta página e entre em contato agora mesmo!