Atualmente, o Instagram é uma das maiores, e mais utilizadas, entre as mídias sociais. Isso porque já são mais de 300 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Sendo assim, ele acabou virando uma ferramenta para anúncios e vendas, mas é preciso saber como não perder clientes no Instagram.
Desde que foi lançado, em 2010, o Instagram já era utilizado como plataforma de reconhecimento por influenciadores, celebridades, marcas e empresários com visão. Assim, o aplicativo acabou se tornando um aliado para o aumento do engajamento e da visibilidade.
O grande sucesso do Instagram se deve à sua própria natureza, já que as pessoas costumam gostar de elementos visuais. Sendo assim, as postagens com o foco no visual acabam por atrair muita atenção. Atualmente, não são só as selfies que fazem parte da rede.
Agora, muitos usuários da rede acabam por utilizá-la para compartilhar anúncios e produtos, planejar campanhas de marketing, entre outros. Além disso, também é possível direcionar visitas para seu site próprio, criar leads e muito mais.
Por fim, já existem estudos que comprovam a grande liderança do Instagram, quando se discute alcance e engajamento. Atualmente, o aplicativo pode gerar até 15 vezes mais engajamento do que o famoso Facebook, e 20 vezes mais do que o Twitter.
Com toda essa potência na hora de te ajudar a criar e divulgar anúncios e vendas, o Instagram não pode ser menosprezado. E, sendo assim, é preciso entender que existem alguns fatores que te fazem perder clientes no Instagram.
Portanto, a seguir, você confere quais são os 5 fatores que te fazem perder esses clientes e vender menos na plataforma, gerar menos engajamento, e não alcançar o potencial máximo do Instagram. Confira e adapte suas práticas na rede social, alcançando maior visibilidade.
O primeiro passo para ter uma página de sucesso no Instagram é definir uma meta para a sua estratégia digital. Isso porque a meta é um ponto muito importante da sua atuação na mídia social. Ela é a base, e também seu direcionamento, para permanecer relevante na rede.
Sendo assim, comece definindo até onde você quer chegar, e como vai fazer para alcançar esse objetivo. Dessa forma, será possível saber como divulgar seus produtos e serviços, e como montar seus anúncios. Com isso, sua página obterá mais alcance.
Você deve imaginar que o tráfego é muito importante para o seu site. E, sendo assim, é preciso aproveitar as funcionalidades do Instagram para melhorar o número de acessos. O tráfego é essencial, e um site sem acesso com certeza não terá sucesso.
Portanto, é hora de considerar o Instagram como um aliado na hora de direcionar tráfego para o seu site. Isso porque a rede social gera, por dia, até 1,2 bilhão de likes, bem como mais de mil comentários por segundo. Todos esses cliques e engajamento vem de pessoas reais.
Para facilitar, o Instagram oferece um espaço para a inclusão do seu link clicável. Sendo assim, é preciso aproveitar esse recurso. Então, acesse o seu perfil, e clique em “editar seu perfil”. Lá, basta apenas digitar, ou colar, ou endereço do seu site na área “site”.
E não se engane. A primeira tarefa para ser cumprida ao começar a utilizar o Instagram como plataforma de marketing, não é começar a publicar fotos, ou stories. Primeiramente, será preciso inserir o seu link no perfil. A ideia é oferecer um ar mais profissional para a página.
O link pode ser para qualquer canal que sua marca utilize, seja ele um site, landing page, perfil em outra rede social ou até página de produto. A escolha é livre, mas deve ser levado em consideração que o link precisa ser relevante.
Você deve imaginar que, se não deseja perder clientes no Instagram, será preciso manter a sua conta aberta. Isso porque as contas privadas tendem a perder seguidores, ou não atrair novos usuários. Sendo assim, se você quer privacidade, pode privar o seu perfil pessoal.
Mas, como é de se esperar, o perfil da sua marca deve ser aberto, acessível para todos. Caso contrário, menos pessoas poderão conferir seu perfil, suas publicações e stories, e menos irão seguir e gerar engajamento.
Apenas de verem o ícone de perfil privado, os usuários da rede já costumam evitar aquela marca. E eles têm razão. Um perfil privado significa “nem todos podem olhar o que se encontra aqui”. E essa não é uma mensagem que você vai querer para a sua marca.
Para desativar a opção de perfil privado, ou ter certeza de que o seu está como público, vá até a opção “editar seu perfil”. Agora, basta ir até o final da página de opções e desmarcar a opção “conta privada”.
Os usuários do Instagram querem publicações novas e diferentes do que já viram antes em sua página. Se você começar a postar novamente, e novamente, a mesma foto, com certeza vai perder clientes no Instagram.
Sendo assim, é preciso entender que repostar alguma publicação antiga pode ter suas vantagens, se for feito com cuidado. Mas, no geral, o melhor é evitar essa prática e, mais ainda, não a tornar um hábito.
Atualmente, muitos dos usuários do Instagram adoram fazer compras, até mesmo dentro da rede social. Portanto, ao repostar a mesma imagem de um produto várias vezes, você apenas vai criar desinteresse, já que o produto vai parecer não ser único, ou atraente.
Outro fator importante, é que os usuários buscam algo novo, sempre. Ninguém quer ver algo que já viu antes, sendo seguidor, cliente ou até mesmo o Google. Seu algoritmo será prejudicado, e as pessoas vão perder o interesse em seu perfil.
Busque inovar, trazer o diferente para suas publicações. Evite utilizar a mesma foto diversas vezes seguidas, sem um motivo plausível. Tudo isso é necessário para evitar com que os seus seguidores fiquem entediados e deixem de acompanhar a página.
Uma boa dica é procurar variar o tipo de conteúdo a ser publicado. Por exemplo, é possível postar uma foto e, para criar uma mudança, seguir com um vídeo, logo depois um meme e, a seguir, uma imagem com uma promoção.
VEJA TAMBÉM: Como criar uma loja no Instagram?
Não existe nada pior para perder clientes no Instagram, do que deixá-los à deriva, sem terem sua interação respondida. Sendo assim, é preciso entender que seu perfil deverá responder as mensagens e comentários o quanto antes.
Isso porque, os comentários em especial, acabam sendo uma das métricas de engajamento de usuários mais importante. Ela é favorecida pelo próprio Google, já que o engajamento dos comentários oferece retenção, levando ao crescimento da página.
Sendo assim, quando uma publicação sua alcança um bom número de comentários, sendo a média de 50 ou mais, o Google entende que ela é amada por todos. Dessa forma, o Google vai dar uma atenção maior ao seu post.
Isso ocorre graças à necessidade dos usuários de compartilharem, lerem, comentarem e curtirem essas publicações amadas. Assim, o algoritmo entende que os usuários não iriam gastar seu tempo com conteúdo genérico e desestimulante, chato.