Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. E não é à toa, pois já são bilhões de contas criadas em diversos países, que acessam o aplicativo diariamente. Entretanto, muita gente não sabe, mas é possível alavancar seu negócio com essa famosa rede social. Nesse texto, você vai aprender a impulsionar no Instagram.
Dessa forma, será possível alcançar muito mais seguidores, e clientes, para sua marca. Isso porque, ao impulsionar uma postagem pelo Instagram, você elevará o número de pessoas que vão ver aquela publicação, com maiores chances de cliques. Aliás, cada vez mais o alcance orgânico das postagens é cortado. Porque as redes sociais perceberam aí uma chance de lucrarem.
Algumas pessoas e empresas podem imaginar que gastar com impulsionamento é algo errado. Contudo, esse investimento costuma voltar rapidamente e ainda traz lucros. A seguir, saiba mais sobre o Instagram, e confira o passo a passo para aprender a impulsionar seus posts.
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários, sendo 72 milhões de brasileiros. Então, estima-se que 61% dos brasileiros acessam o seu perfil ao menos uma vez ao dia.
Dessa forma, a rede social possui um vasto público, com mais de 100 milhões de vídeos e fotos compartilhados diariamente. Além disso, a presença do Instagram é alta em todos os países, pois os dados apontam que 80% dos usuários estão localizados fora dos Estados Unidos.
Com a popularidade desta rede social, ela acaba se tornando uma forte aliada para marketing, dando a oportunidade para divulgar e vender seu produto. Porém, não basta apenas criar um perfil e esperar as pessoas virem sozinhas. Ele deve ser atrativo para o público. Portanto, uma boa forma de atrair prováveis clientes é impulsionando as suas publicações.
Primeiramente, será preciso entender que, hoje em dia, as postagens tradicionais, chamadas de posts orgânicos, já não possuem o alcance ideal para marcas. Isso ocorre, pois o Instagram, cada vez mais, delimita o número de pessoas que receberão sua publicação, caso ela seja orgânica.
Então, para evitar isso, a resposta mais simples é a de impulsionar suas postagens. Dessa forma, será possível alcançar um gigantesco número de possíveis clientes, e criar relações com mais seguidores. Então, eles vão divulgar mais sua marca, e possuem mais chances de se tornarem clientes reais.
Só é possível impulsionar uma publicação no Instagram se seu perfil for profissional. Para isso, é necessário ter uma conta comercial. Entretanto, não se preocupe, pois é possível alterar um perfil pessoal para profissional nas configurações.
Impulsionar uma publicação no seu perfil significa transformá-lo em um anúncio pago. Isso significa que, se você pagar, ele será mais divulgado e mais pessoas terão acesso ao seu perfil. O post impulsionado aparecerá nos Stories, no Feed, e na função “explorar” no Instagram.
Ao vender no Instagram, seus produtos são exibidos em publicações, além de poder divulgar a venda nos Stories e fazer compartilhamentos. Dessa forma, ao ter acesso às publicações, os usuários terão descrições detalhadas, itens relacionados e valor. Para saber como impulsionar no Instagram, siga o seguinte passo a passo, e obtenha maior alcance em seus posts.
Após logar com seu perfil, acesse a opção “Configurações”. Com o perfil alterado para o modo conta profissional, é possível fazer impulsionamentos no Instagram. Então, dentro do perfil estarão as fotos publicadas, stories, destaques e informações da conta.
Dentro do perfil, nas informações de contato, próximo aos botões “editar perfil” e “contatos”, fica a aba “promoções”. Ao clicar nessa aba, você será redirecionado para a seção onde ficam os anúncios ativos e inativos. Assim, também é possível. Conferir os impulsionamentos já criados, e é lá que é possível criar os próximos impulsionamentos.
Dentro da aba de promoções, é possível criar um novo anúncio. Sendo assim, selecione esta opção. Agora é a hora de começar os impulsionamentos. Então, a partir daqui, será preciso entender que tipo de anúncio você quer.
Para impulsionar, primeiro é necessário escolher uma publicação. Você pode escolher uma já publicada no seu perfil, ou criar uma nova. Escolha uma imagem ou vídeo com uma boa qualidade, e não se esqueça de elaborar uma boa legenda. Isso porque, depois que o anúncio é finalizado, ele não pode ser alterado. Então, preste atenção, e confira se todas as informações estão corretas.
A campanha deve ter um objetivo, seja conseguir mais seguidores, receber mais mensagens, ou redirecionar a pessoa a um site. Para isso, no momento da criação, é definido o destino que devem ter os usuários que interagirem com seu anúncio. Confira algumas das opções:
· Seu perfil: redireciona para o perfil da sua marca;
· Seu site: redireciona o usuário para um link, com as opções “saiba mais”, “comprar agora”, “assistir mais tarde”, “fale conosco”, “reservar agora” e “inscreva-se”;
· Mensagens diretas: redireciona para o Direct de mensagens.
Antes de exibir a etapa “Destino”, o Instagram irá solicitar que você faça login no perfil do Facebook. Então, você deve ter uma conta ativa nesta rede social também para poder prosseguir.
Para impulsionar uma publicação com sucesso, você deve escolher o público-alvo, que é para quem as postagens devem chegar. Portanto, saber quem tem interesse em seu conteúdo é uma informação de grande importância. No momento da criação, aparecem as opções localizações, interesses, idade e gênero.
· Localizações: Permite escolher pessoas de determinada região, cidade ou pais. Também permite estipular um raio de até 30 km de distância;
· Interesses: Aqui, é necessário digitar uma palavra-chave ou tema voltado para o seu público;
· Idade e Gênero: Escolha para quem suas postagens são destinadas, se é ao público feminino ou masculino, e defina a idade dessas pessoas.
Sem estas informações, você não terá como conseguir chegar ao público alvo, fazendo com que o impulsionamento perca a eficácia. Existem duas opções de público, que são “automático” e “personalizado”. Elas funcionam de formas diferentes.
· Público Automático: ao selecionar esta opção, a postagem será feita para o público que geralmente interage com a sua página. O Instagram coleta todas as informações das pessoas que costumam interagir, e passa a mostrar o perfil para outros com gostos semelhantes. Este modo só é indicado quando o perfil já possui um bom resultado. Então, o recomendado é criar o seu próprio direcionamento;
· Público Personalizado: Para personalizar seu público, acesse “Promoções”, “Criar Promoções”, escolha o “Destino” e selecione “Crie o seu”. Assim, uma tela se abrirá, e é neste momento que você escolherá o público manualmente, definindo localização, interesses, gênero e idade.
Essa etapa é muito importante, pois solidifica o alcance inicial da sua página, ou mantém o público anteriormente selecionado como foco.
Depois da definição do público alvo, determine o valor e a duração do seu anúncio. Entretanto, antes disso, você deve ter feito a avaliação do objetivo, ou seja, o que você espera alcançar com o impulsionamento, sejam novos seguidores, novos visitantes ou novos contatos.
Então, defina quantos você está disposto a pagar por cada novo lead, quantos espera de retorno por cada ação, e quantos de dinheiro tem disponível para ação. Além disso, defina se a ação é pontual, ou uma campanha. Com todas estas opções já definidas, é possível fazer um orçamento e a duração de cada anúncio no Instagram.
Por fim, confira se todas estas informações estão corretas:
· Alcance estimado;
· Prévia da promoção;
· Destino;
· Botão de ação;
· Público alvo;
· Orçamento;
· Duração;
· Forma de pagamento vinculada.
Assim que tudo estiver correto, e estando todas essas opções definidas, é só clicar em “Criar Promoção”, e sua publicação impulsionada está pronta.
Impulsionar o conteúdo realmente é importante para obter bons resultados, mas e se existisse uma outra fórmula de ampliar os resultados? Já existe! Com o Método Engaja Insta é possível aumentar em mais de 50% o número de seguidores na sua página! É algo testado e aprovado, que desejamos compartilhar com você.
O que você achou do nosso guia prático de como impulsionar no Instagram? Realmente fazer publicações, por melhor que sejam, e esperar que o desempenho orgânico seja bom pode gerar frustrações. Assim, o ato de impulsionar é uma boa ideia.
Se você quer conhecer mais dicas como essa e aproveitar as novidades do mundo da tecnologia e marketing digital, vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. Preencha os dados e nós entraremos em contato!