Lista de Startups Unicórnios no Brasil em 2021

Nos dias atuais, existem 19 Startups Unicórnios no Brasil, sendo que os dados de investimentos recebidos cresceram 17% em relação a 2020. Além disso, já em janeiro de 2021 veio um novo recorde, 633 milhões de dólares em novos investimentos, representando um volume 185% superior ao ano passado.

Startups Unicórnios são empresas que atingem mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado. Esse feito é considerado bem difícil de ser alcançado e em média é atingido após oito anos de empresa.

Vale destacar ainda que existem várias outras empresas que podem se tornar Startups Unicórnios no Brasil em 2021. Dentre essas empresas podemos destacar Conta Azul, Dr. Consulta, Contabilizei, Cortex, Minuto Seguros e várias outras.

O número de unicórnios no Brasil cresceu de 10 no ano de 2020, para 19 em 2021, podendo chegar a 30 ainda esse ano. Vale ressaltar que no mundo todo existem pouco mais de 600 Startups Unicórnios, a grande maioria delas, concentradas nos Estados Unidos e China.

SAIBA JÁ: Dê o primeiro passo para a sua empresa crescer

Startups Brasileiras mais promissoras para 2021

Como dito anteriormente, existem várias startups brasileiras que podem alcançar mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado esse ano. Dessa maneira, elas se tornaram Startups Unicórnios, entrando no seleto grupo de empresas com essa alcunha no Brasil.

Dentre as principais empresas que podem alcançar esse feito ainda em 2021, podemos destacar:

  • Conta Azul;
  • Estapar;
  • Dr. Consulta;
  • GuiaBolso;
  • Contabilizei;
  • CargoX;
  • Cortex;
  • Minuto Seguros;
  • Petlove;
  • Pipefy.

Vale dizer que todas essas empresas citadas já captaram interesse de investidores, inclusive, algumas delas já receberam rodadas de aportes. Aliás, sendo que a grande maioria delas, vai se tornar Startup Unicórnio antes do final de 2021.

Startups Unicórnios Brasileiras

De acordo com alguns levantamentos, hoje existem 19 unicórnios no Brasil, ou seja, que possuem 1 bilhão em valor de mercado. Além é claro, de se manter fiel à definição aceita pelo mercado internacional e com capital de investimentos fechado.

Logo abaixo você irá conhecer todas as Startups Unicórnios do Brasil, além de aprender sobre sua área de atuação.

1.     99 Táxi

A 99 táxi foi a primeira startup a se tornar unicórnio no Brasil, sendo que atingiu essa marca em janeiro de 2018. Na época, a empresa recebeu um aporte de 100 milhões de dólares do fundo japonês SoftBank e foi avaliada em mais de 1 bilhão.

A empresa presta serviço de transporte individual via aplicativo, foi fundada em 2012 e tem sede na cidade de São Paulo. Nos dias atuais, o proprietário da 99 Taxi é a Didi Chuxing, empresa de transporte da China, que também comprou a Uber no seu país.

2.     Nubank

A maior Startup Unicórnio do Brasil é a Nubank, sendo avaliada em mais de 25 bilhões, já podendo ser chamada de decacórnio. Vale ressaltar que a empresa se tornou unicórnio também em 2018, após uma rodada de investimentos, sendo a terceira a alcançar esse feito no Brasil.

A Nubank é pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech. Com sede em São Paulo, a empresa foi fundada em 2013 por David Vélez, um colombiano, radicado nos Estados Unidos.

Por fim, entre os principais investidores da Nubank, estão Sequoia Capital, Kaszek Ventures, Tiger Global Management, Founders Fund e Tencent.

3.     PagSeguro

Essa é uma unicórnio muito controversa, pois de acordo com algumas pessoas, é uma empresa do UOL, que não é startup. Contudo, atingiu 1 bilhão de dólares sendo intermediadora de pagamentos em vários locais, online e por cartão.

Fundada em 2006, a empresa tem sede em São Paulo e é responsável pelas transações financeiras com cartões de crédito no meio online. Além disso, foi considerada em 2015, o Melhor Meio de Pagamento, em premiação realizada pelo Congresso Afiliados Brasil.

4.     Arco Educação

Já a Arco Educação, se tornou unicórnio diferente das outras startups brasileiras, no ano de 2018. O fundador da empresa fez uma oferta pública inicial de ações de 210 milhões na Nasdaq, entrando no setor da bolsa de valores de Nova Iorque.

A empresa tem como missão transformar a forma como os estudantes aprendem, promovendo e escalando a educação de excelência. Vale dizer que possuem um histórico de crescimento superior a 40% ao ano, expandindo seu portfólio e sua abrangência territorial.

Por fim, a Arco Educação atingiu o status de startup unicórnio, chegando a mais de um bilhão de dólares em valor de mercado.

VOCÊ TAMBÉM PODE: Venda TODOS OS DIAS no Instagram com os seguidores que você tem hoje!

5.     iFood

O iFood é uma empresa fundada em 2011, que atua no ramo de entrega de comida pela internet, sendo líder no setor na América Latina. A empresa foi adquirida em 2014 pela Movile, se tornado em novembro de 2018, logo após receber um investimento de 500 milhões de dólares.

Vale destacar que ela já foi fundada como startup e recebeu investimentos iniciais de capital de risco das empresas de Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do Brasil.

6.     Stone

A Stone, uma fintech que atua com processadores de pagamentos, através dos serviços de multibandeiras por vários intermédios. A empresa foi fundada no ano de 2012, mas atua nesse ramo desde 2014, sendo que hoje cobre todo o território nacional.

Por fim, em 2018 realizou sua oferta inicial de ações na bolsa de valores de Nova Iorque.

7.     Brex

A Brex não é localizada no Brasil, mas foi fundada por brasileiros nos Estados Unidos e tem como carro chefe um cartão de crédito corporativo. Atingiu valor de mercado de 2,6 bilhões ao receber um aporte de 100 milhões em 2019.

Hoje em dia, ele segue com capital fechado, seguindo as regras das startups unicórnios. A sede da Brex é localizada em San Francisco, na Califórnia, sendo fundada em 2017.

8.     Gympass

Já o Gympass foi fundado em 2012, tendo como missão acabar com o sedentarismo no mundo, trazendo saúde e bem-estar. Assim, o aplicativo que reduz a linha de custos das empresas e facilita acesso a serviços de atividade física atingiu 1 bilhão de dólares de valor de mercado.

A empresa se tornou uma startup unicórnio em junho de 2019, após receber um aporte de 300 milhões de dólares da Softbank.

9.     Ascenty

Fundada em 2010, a Ascenty é a maior empresa de infraestrutura de Data Centers da América Latina. Aliás, nos dias atuais, a empresa possui 27 unidades em operação ou construção no Brasil, México e Chile.

Por fim, a Ascenty foi vendida em 2018 para a americana Digital Realty e a canadense Brookfiel pelo valor de 1,8 bilhão de dólares, se tornando uma startup unicórnio.

10. Loggi

A Loggi é uma empresa de tecnologia focada em logísticas de pequenos e grandes e-commerces, para a entrega de produtos. Além disso, vale dizer que a empresa foi fundada em 2013, tem sede na cidade de São Paulo e conta com escritórios de tecnologia em Portugal.

Atualmente, a empresa conta com mais de 40 mil entregadores cadastrados e que atuam por meio de diferentes veículos. Dessa maneira, a empresa atende mais de 540 municípios em todas as regiões do país, realizando mais de 300 mil entregas diárias.

Por fim, a empresa recebeu investimentos da Softbank e assim, atingiu mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado.

DESCUBRA: Como criar textos que vendem

11. Quinto Andar

A Quinto Andar foi a nona startup a se tornar unicórnio no Brasil, ela é uma empresa de tecnologia, especializada em aluguel de imóveis. Vale ressaltar que foi avaliada em 1 bilhão de dólares, após uma rodada de investimentos liderada pelos fundos Dragoneer e SoftBank.

A empresa foi fundada em 2013 e tem como objetivo eliminar o uso de cartórios ao usar assinatura digital para fechar contratos. Dessa maneira, torna o processo simplificado e aluga imóveis 10 vezes mais rápido que imobiliárias tradicionais.

Por fim, vale destacar que ela disponibiliza aplicativos para proprietários e inquilinos, vendedores e compradores, em Android e iOS, além do seu site.

12. Ebanx

A Ebanx é mais uma fintech entre as startups unicórnios do Brasil, fundada em 2012 e que oferece soluções de pagamento. A empresa tem sede na cidade de Curitiba, mas atua em Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Equador e México.

No ano de 2018, a empresa foi considerada a líder em pagamentos internacionais no Brasil. Em seguida, em 2020, se tornou a primeira unicórnio da região sul do Brasil, chegando a mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado.

13. Wildlife

A Wildlife é uma das maiores empresas de jogos para dispositivos móveis do mundo, sendo fundada em 2011 no Brasil. Essa empresa cresceu e se tornou uma organização global, tendo escritórios nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Irlanda.

Nos dias atuais, a empresa possui portfólio de 60 jogos e conta com mais de 800 colaboradores. Por fim, recebeu um aporte de 60 milhões em 2020, atingindo 1,3 bilhão de valor de mercado.

14. Loft

A Loft é uma empresa sediada em São Paulo e que opera o site loft.com.br, uma plataforma digital para compra e venda de imóveis. A empresa foi criada em 2018 pelo alemão Florian Hagenbuch e pelo húngaro Mate Pencz, cofundadores da startup de impressão Printi.

No ano de 2020, mais especificamente no dia 2 de janeiro, a empresa se tornou uma startup unicórnio. Isso aconteceu logo após receber um investimento de 175 milhões em rodada liderada pelos fundos Fifth Wall Ventures e Vulcan Capital.

15. Vtex

A Vtex é uma multinacional de tecnologia com foco em cloud commerce e tem atuação global em 45 países. A empresa foi fundada em 1999, mas iniciou sua expansão regional em 2012, entrando no mercado dos Estados Unidos em 2017.

A startup de e-commerce fez uma rodada de investimentos durante a pandemia e foi avaliada em 1,7 bilhão. Vale ressaltar que esses investimentos foram feitos por Softbank, Tiger Global, Lone Pine Capital, Constellation e Endeavor Catalyst.

Sendo que o objetivo da rodada de investimentos é usar o aporte para inteligência artificial nas suas soluções.

16. Creditas

Mais uma startup de fintech, a Creditas atua principalmente online e trabalha com quatro produtos principais, no ramo de empréstimos. Fundada em 2012, como BankFácil pelo espanhol Sergio Furio, a Creditas tem sede em São Paulo.

A Creditas chegou a 1,75 bilhão de dólares de valor de mercado, após receber uma rodada de investimentos de 225 milhões de dólares. Por fim, vale dizer que ela possui escritórios de tecnologia em Valência, na Espanha, em Porto Alegre, Recife e está expandindo para o México.

17. C6 Bank

O C6 Bank, é um banco digital, criado em 2018 por ex-sócios do BTG Pactual, entre eles Marcelo Kalim, Leandro Torres e Carlos Fonseca. Além do serviço de conta corrente e cartão de crédito, o banco também oferece opções de investimentos direcionados para pessoas físicas e pequenas empresas.

Muito similar a Nubank e Banco Inter, a instituição não tem agências físicas e só oferece serviços online. Conforme um levantamento de 2020, o banco tem mais de mil empregados, tendo como sede a cidade de São Paulo.

Por fim, o C6 Bank se tornou uma startup unicórnio em 2020, logo após uma capitalização de 1,3 bilhões de dólares.

18. MadeiraMadeira

A MadeiraMadeira é um varejista de bens para o lar, fundada em 2009 na cidade de São José dos Pinhais, Paraná. Além disso, opera digitalmente, oferecendo móveis, material de construção, decoração, eletrodomésticos, eletrônicos e jardinagem, através de Drop Shipping e MarketPlace.

Avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, a empresa recebeu investimentos de 190 milhões de dólares em 2021. Por fim, a empresa é a 15ª no ranking das 50 maiores empresas do e-commerce no ano de 2018.

19. Hotmart

A Hotmart é uma empresa inovadora para o mercado que ainda engatinhava em 2011, ano de sua criação, atuando no mercado de produtos digitais. Mas, hoje, é considerada uma das 50 maiores empresas de educação online do mundo.

Além disso, a grande startup de cursos online atingiu 1 bilhão após receber 735 milhões em uma rodada de captação série C. Enfim, essa captação foi liderada pelo fundo americano TCV, que investe em Netflix e Airbnb.



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!