Melhores ferramentas para a sua startup que são essenciais

Você sabia que existem algumas ferramentas para a sua startup que podem trazer diversos benefícios, do financeiro até a gestão de pessoal? Elas são importantes por conta de que o modelo de startups precisa de muito suporte tecnológico, mesmo que o ramo da empresa seja outro.

Portanto, nesse texto, você vai conhecer algumas das melhores ferramentas para facilitar o dia a dia na sua startup. Mas fique tranquilo. As ferramentas vão ser úteis para empreendimentos nas mais variadas áreas e nichos de mercado, e não apenas nos focados em tecnologia.

Dessa forma, a sua startup vai poder garantir um aumento na produtividade geral, além de um grande crescimento acelerado e baixos custos. Outros benefícios incluem a automatização de tarefas essenciais, mas que ainda são manuais, além da economia em contratações e compra de mais ferramentas.

Portanto, abaixo você confere quais são as 7 melhores ferramentas para a sua startup que não podem ficar de fora do planejamento. Elas vão te ajudar a melhorar os processos internos e externos da empresa. Então, acompanhe as dicas até o final e tenha bons resultados no seu empreendimento.

LEIA AQUI: Melhores cursos online de startups

7 melhores ferramentas para startups

Selecionamos 7 ferramentas que são essenciais para startups, que usamos aqui na EngajaTech e que podem fazer a diferença no seu negócio. Algumas delas até mesmo são gratuitas e podem ser usadas sem muito esforço, basta entender como é que funcionam.

O importante é conhecer os diferentes sistemas, para tornar o seu negócio mais dinâmico e ágil. Quem faz anotações em papéis, por exemplo, está bem distante de um dos conceitos das startups, que é justamente investir em tecnologia.

1. Business Model Canvas

Primeiramente, você deve começar planejando o modelo de negócios da sua startup. Para isso, o ideal é utilizar o Business Model Canvas. Ele não é uma plataforma, mas sim um tipo de diagrama que vai facilitar a visualização do seu modelo de atuação.

Isso ocorre após o preenchimento de diversos quadros, onde todos possuem relação com critérios específicos da empresa. Sendo assim, será preciso coletar dados e informações sobre os requisitos abaixo:

  • Segmentos de clientes;
  • Relacionamento com clientes;
  • Canais de vendas;
  • Fontes de receita;
  • Recursos-chave;
  • Atividades-chave;
  • Estrutura de custos;
  • Parcerias;
  • Proposta de valor.

Agora, com os dados reunidos, o próximo passo será inserir dentro de cada quadro o que a pergunta exige. Em geral, elas estão na linha de “Quais são os canais de venda?” e “O que compõe a estrutura de custos?”.

Também é importante notar que essas perguntas podem ser modificadas de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, é possível adicionar ou remover quadros dentro de cada bloco. Isso facilita o detalhamento do modelo de negócios.

Mas, fique tranquilo. Todos esses questionamentos podem ser acessados através de modelos prontos da internet. Existe ainda a possibilidade em se criar um do zero, ou utilizar apps específicas, como o Canvanizer.

2. Enterprise Resource Planning (ERP)

Você já ouviu falar em Entrerprise Resource Planning? Os ERPs são algumas das melhores ferramentas para a sua startup, e não podem ser deixados de lado. Isso porque eles nada mais são do que sistemas para a gestão empresarial, e que englobam todas as informações da empresa.

Assim, eles podem ser integrados com outras ferramentas que vão agilizar o trabalho da startup. Um bom exemplo inclui um emissor de notas fiscais, caso o ERP já não possua essa função.

Então, a central de dados que o ERP gera vai ser importante para que os gestores consigam saber mais sobre a saúde financeira da startup. Além disso, também vai ser possível gerar relatórios e fazer mais tarefas da gestão e administração de forma barata e ágil.

3. Automação de marketing

Atualmente, é impossível fazer uma startup dar certo sem se preocupar com o marketing. Logo, nada mais justo do que algumas das melhores ferramentas para a sua startup terem relação com essa necessidade, certo?

Então, a ideia é conseguir conquistar clientes que possuam escalabilidade, além de manter o custo de aquisição de clientes baixo. É basicamente isso que essas ferramentas vão oferecer para a empresa.

Mas, isso vai além do básico de automatizar publicações nas redes sociais, ou fazer o e-mail marketing. Hoje em dia, é preciso ir além e pensar já na automatização das ações básicas de prospecção, relacionamento e fechamento de vendas, enfim.

Tudo deve ser pensado de maneira personalizada para cada público. E é possível fazer isso com algumas ferramentas inteligentes. Em geral, elas podem fazer:

  • Formulários e campos personalizados;
  • Páginas de conversão;
  • E-mail marketing;
  • Criação de listas segmentadas;
  • Lead scoring;
  • Fluxos de nutrição;
  • Automação de mudanças de status dos contatos, da movimentação deles entre listas e de outras atividades da gestão de contatos;
  • Gestão e monitoramento de projetos.

Com tudo isso, fica muito mais fácil garantir os bons resultados que a sua startup almeja. Além disso, também é possível ter a certeza de que a sua empresa vai seguir crescendo sem ter que ocupar muito tempo com isso.

4. Trello

Adiante, o Trello é uma ótima ferramenta para que você possa organizar as tarefas da sua equipe. Ele possui uma versão mobile e outra para desktop, o que torna tudo mais acessível e dinâmico.

Além disso, essa plataforma é muito intuitiva e fácil de aprender, o que garante o uso por todos. Outro detalhe é a quantidade de detalhes que ele possui. Os cards de tarefas podem contar com textos, datas, etiquetas e mídias em geral, anexadas.

Uma das melhores utilidades do Trello é poder ser usado em conjunto com a equipe. Assim, é possível compartilhar projetos com todos ou apenas os funcionários desejados. Dessa forma, fica mais fácil organizar o fluxo de trabalho.

5. Asana

Uma boa dica entre as ferramentas para a sua startup é o Asana. Isso porque essa plataforma oferece criação de projetos detalhados e editáveis. Além disso, pode ser acessado em desktop ou mobile, facilitando a integração.

Assim, ao criar uma tarefa, os membros da equipe que estão envolvidos com o projeto recebem convites. Então, o sistema vai cadastrar as tarefas automaticamente, onde cada um pode acompanhá-las facilmente.

Uma das melhores funcionalidades do Asana está na possibilidade de cadastrar subprojetos dentro de projetos gerais, maiores e complexos. Depois, é possível inserir e destacar responsáveis por cada projeto e tarefa.

A ferramenta também conta com a conversação diretamente por dentro do Asana. Isso significa que não será preciso utilizar outras ferramentas externas para a comunicação. Para completar, ele também traz um calendário, que também conta com uma linha do tempo.

6. Google Drive

Essa é uma ferramenta clássica e que, sem dúvida, deve constar na sua startup. Isso porque o Google Drive é de fácil uso, além de contar com grande armazenamento de arquivos e conta com organização de pastas.

Outros detalhes são as mídias e ainda a possibilidade de se compartilhar tudo com outros usuários. Isso tudo, claro, em uma interface simples, mas eficaz. Para facilitar mais ainda, todos os documentos podem ser editados dentro do drive, seja no desktop ou em mobile.

LEIA MAIS: Soluções para inovar a sua startup

7. Dropbox

Por fim, uma das melhores ferramentas para a sua startup é o DropBox. Ele pode ser utilizado em computadores e também em smartphones e outros dispositivos mobile. Mas ele é bem parecido com o Google Drive, oferecendo algumas ferramentas exclusivas para o uso diário.

Entre elas, está a possibilidade de enviar documentos diretamente para o armazenamento em nuvem. E isso é feito de maneira muito simples, apenas usando um clique no botão direito do mouse. Além disso, você pode acessar os arquivos de maneira offline, sem precisar de internet.

Aproveite as dicas de ferramentas para a sua startup

Agora que você já conhece quais são as 7 melhores ferramentas para a sua startup, é hora de pôr a mão na massa. Então, selecione as que mais suprem as necessidades do seu empreendimento e comece a melhorar seus resultados o quanto antes.

Quer potencializar o seu negócio? Com o marketing digital é possível e nós podemos lhe ajudar! Vá até o fim desta página e clique em “QUERO CRESCER”. Preencha as informações necessárias e nós entraremos em contato.



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!