Melhores ferramentas para fazer mapa mental

Você já ouviu falar em mapa mental? Esse é um conceito que facilita a criação de um brainstorm para o seu processo de trabalho. E, para isso, é possível utilizar diversas ferramentas para se realizar um mapa mental. Hoje você vai conferir as melhores opções.

Esse tipo de software de mapeamento mental também pode ser conhecido como software de mapeamento de conceitos. Dessa forma, essas ferramentas vão facilitar a criação de diagramas visuais de ideias, para o seu brainstorm. Então, com a ajuda desses aplicativos, é possível criar um mapa conceitual.

Sendo assim, esse mapa conceitual ilustrativo vai apresentar a hierarquia das suas ideias, bem como as conexões entre diferentes possibilidades. Dessa forma, será muito mais fácil de entender seus pensamentos, garantindo uma abordagem mais rápida para a solução que você procura para seus problemas.

Os mapas mentais são uma boa forma de expor seus pensamentos, além de debater ideias, criar sistemas de estudos, elaborar textos, e até tomar decisões. Para entender melhor, pense no mapa mental como uma árvore, cheia de galhos.

Seguindo esse pensamento, você tem o tronco da árvore como a ideia base, ou o conceito central, chave para seu processo criativo. Dessa forma, cada um dos galhos será uma nova abordagem em cima dessa ideia. Também é possível desmembrar ainda mais as ideias, criando as folhas.

Um mapa mental pode ser algo realmente complexo de ser visualizado por quem não participou do processo criativo. Entretanto, é tudo muito mais simples do que realmente parece, já que não existem regras ou direção fixa a ser seguida nas ideias. Sendo assim, tudo se torna mutável, flexível.

O que é mapa mental?

Antes de começar a fazer o seu próprio mapa mental, é preciso realmente compreender o que é um. Então, essa técnica de estudos foi criada no final dos anos 1960, por Tony Buzan, um consultor inglês.

Realizar um mapa mental, nada mais é do que criar resumos repletos de cores, símbolos, setas e frases de efeito. Tudo isso com o objetivo de organizar o conteúdo das suas ideias, facilitando ligações e desdobramentos entre as informações inseridas e destacadas.

O melhor uso do mapa mental se dá por aqueles que possuem facilidade para aprender de forma visual. Isso porque a forma como o mapa é montado realmente dá uma ideia de como as ideias fluíram durante o brainstorm.

Em resumo, um mapa mental é uma ficha de estudos, que foi criada para te oferecer uma visão geral do tema a ser estudado. Assim, essa ficha de estudos vai te auxiliar a fixar aquilo que de mais importante se encontra no conteúdo.

Quais os benefícios de se fazer um mapa mental?

Existem diversos benefícios para quem deseja realizar um mapa mental em suas atividades. Entre eles, estão a melhora na produtividade, em seus processos de organização do conhecimento, e muito mais.

Ao criar um mapa mental, você estará exercitando seu raciocínio, bem como na facilidade para memorizar informações no longo prazo. Isso porque, durante a estruturação do mapa, o seu cérebro começa a absorver melhor as informações ali dispostas. E tudo ajuda, desde as cores e desenhos, como símbolos e frases.

Entretanto, não é só aí que se encontram os benefícios para se realizar um mapa mental. Diversas outras vantagens podem ser notadas, tais como as que você confere a seguir.

Aprendizagem

Em primeiro lugar, é claro que a sua aprendizagem será ampliada. Isso porque, para aprender melhor, é preciso saber como diferenciar conteúdo e método. Então, o mapa mental vai te ajudar a desenvolver a concentração, melhorar a captura de conhecimentos, lidar com o excesso de informações, e muito mais.

Sendo assim, ao utilizar uma das ferramentas para fazer mapa mental, você estará ampliando a absorção e criação de conhecimentos do seu cérebro. Tudo vai ser mais interessante e criativo, e o melhor a se fazer é desenhar o seu mapa de maneira manual, dando mais tempo para o cérebro.

Criação

Como você deve imaginar, a criação de um mapa mental será de grande ajuda no seu processo criativo. Isso porque, durante o brainstorm, imaginam-se ideias soltas para todo lado. Entretanto, o mapeamento mental pode facilmente organizar essa bagunça.

Para facilitar a sua vida, diversos softwares de mapeamento mental estão disponíveis no mercado e, ainda nesse texto, você confere os melhores. Eles vão permitir grandes mudanças de ramos, ou ainda a criação de grupos de ramos de ideias, organizando tudo de maneira facilitada e eficiente.

Gestão de Informações

Você precisa saber como criar novos conhecimentos. E, não é surpresa que esse é um dos benefícios do mapa mental. Por esse motivo, é muito utilizado para se executar grandes projetos, além de livros, artigos, monografias, teses, dissertações e relatórios.

Para esses casos, os softwares também são os mais indicados. Isso porque eles vão permitir a criação de links entre as ideias, interligando os mapas de maneira organizada e eficiente. Além disso, é possível realizar a relação entre diferentes informações, dados e sessões do mapa.

Planejamento

Por fim, é possível melhorar o seu planejamento com o mapa mental. Para entender melhor, imagine que você possui um grande projeto que deve ser executado. Ele conta com diversas etapas a serem concluídas, e a melhor forma de não se perder, é colocar tudo em um mapa mental.

Então, será possível ir detalhando cada uma dessas etapas em seu mapeamento mental. Dessa forma, o projeto será iniciado a partir de uma ideia geral e, aos poucos, vai sendo expandido e segmentado. E o melhor, é que eles podem te auxiliar com possíveis imprevistos.

Quais ferramentas servem para fazer mapa mental?

Agora que você já sabe tudo sobre o conceito, e como ele facilita a sua vida, chegou a hora de conhecer as principais ferramentas para fazer mapa mental. Para tanto, conheça, a seguir, quais são esses softwares, e comece a utilizar aquele que mais lhe agrada.

1. MindMaster

O MindMaster é um dos softwares mais conhecidos e utilizados para realizar um mapeamento mental. Dentre as suas principais características, você poderá encontrar:

·        Uso facilitado e versátil;

·        Mais de 700 Clip Arts, com muitos modelos diferentes;

·        Modo de apresentação com animações;

·        Gerenciamento de Projetos e Tarefas;

·        Apresente seu mapa mental em arquivo MS PowerPoint;

·        Recursos de colaboração em equipe, como bate-papo, estatísticas de uso e relatórios;

·        Exporta mapas mentais em mais de 10 formatos diferentes;

·        Importa mapas mentais de outros aplicativos gratuitos.

Como ficou muito claro acima, o MindMaster é uma ferramenta completa para se realizar seu mapa mental. Portanto, se as qualidades do software lhe agradaram, considere pesquisar mais sobre ele.

2. Canva

Outro dos softwares mais famosos do mercado, o Canva é realmente muito versátil e fácil de ser utilizado. Confira os seus principais pontos:

·        Modelos de gráficos integrados e personalizados;

·        Permite criação de apresentações, infográficos e relatórios;

·        Compartilhamento e colaboração.

Além disso tudo, o Canva possui uma vantagem, que é a de ser gratuito. Dessa forma, qualquer pessoa poderá testá-lo de maneira gratuita, além de poder ser utilizado até por quem não tem experiência nessa área.

3. LucidChart

Outro campeão do mercado é o LucidChart. Essa é uma das melhores ferramentas para se fazer mapa mental, e é possível começar a utilizá-lo o quanto antes. Confira tudo o que o software oferece:

·        Estilo e edição personalizados de texto e formas;

·        Modo de apresentação de diagramas em slides;

·        Bate-papo em grupo;

·        Segurança de nível empresarial e controles administrativos;

·        Conecta formas e diagramas aos dados ativos armazenados em planilhas.

·        Importação da AWS (documentação de conformidade do PCI).

Se as vantagens do LucidChart lhe interessam, não perca tempo, e comece a desenvolver o seu mapa mental agora mesmo com ele.

4. Coggle

O Coggle é um software para mapeamento mental que conta com diversos recursos e funcionalidades para que você possa realizar seu mapa mental de maneira facilitada. A seguir, você confere quais são as principais características dele:

·        Desenvolvimento online por mais de uma pessoa, ao mesmo tempo;

·        Nem todas as funções estão em português;

·        Permite adicionar fórmulas matemáticas;

·        Exporta em formato .mm e texto.

·        Vários pontos de partida;

·        Mapas mentais privados e públicos.

Como visto acima, o Coggle pode ser difícil de ser utilizado por quem não entende inglês. Entretanto, se não for o seu caso, aproveite esse software para criar os melhores mapas mentais.

5. Mind Node

Por fim, o Mind Node também se encontra na lista das melhores ferramentas para se fazer um mapa mental. Isso porque, assim como seus concorrentes nessa lista, o Mind Node possui diversos recursos, e não fica para trás.

·        Simples e intuitivo;

·        Fácil de usar e bastante intuitivo;

·        Excelente para quem tem pressa para criar mapas mentais de qualidade.

Se o Mind Node supre as suas necessidades, principalmente se for o caso de nunca ter utilizado nenhum desses softwares, aproveite para treinar nele. Dessa forma, você ficará cada vez melhor em desenvolver os seus mapas mentais.

LEIA TAMBÉM: Como escrever um post que irá encantar o seu cliente

Agora você já conhece as melhores ferramentas para fazer mapa mental, mas ainda pode ser difícil de criar sozinho. Ficou interessado neste assunto? Vá até o fim desta página e clique em “QUERO CRESCER”, é só preencher as informações e nós entraremos em contato!



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!