Quem nunca passou horas vendo vídeos virais na internet? A monetização do reels no Instagram é uma novidade recente, porém, desejada há muito tempo pelos criadores de conteúdo.
Isso porque o seu principal corrente, o Tiktok - que tem um formato de vídeo bastante semelhante, e até mesmo o YouTube, que já monetizavam seus creators muito antes da rede de Mark Zuckerberg.
Por esta razão, o plano para os próximos meses é ampliar as ferramentas nas quais é possível ganhar dinheiro na plataforma e investir em peso na produção de vídeos.
Mudanças que prometem trazer muitas vantagens para quem trabalha com Instagram, uma vez que monetizar diretamente na rede social ainda é difícil, embora ofereça ótimo alcance.
Diante desse cenário positivo, se você ficou curioso(a) e quer saber tudo sobre a monetização do reels no Instagram, é só acompanhar este artigo. Vamos lá!
Antes de falarmos sobre monetização no Instagram, vamos relembrar um breve histórico de como funciona o reels.
Na prática, são vídeos curtos de até 60 segundos sobre qualquer assunto: humor, dança, receitas, viagem, e o que mais a sua criatividade permitir. O objetivo? Simples: fazer o conteúdo viralizar e ganhar o maior número de visualizações possível.
Nesse contexto, a pandemia foi o impulso que os criadores precisavam para tornar a ferramenta popular. O reels, criado em 2019, ganhou popularidade em 2020 e passou a bater de frente com o seu rival: o TikTok.
A grande vantagem do reels para o seu negócio é que ele não aparecerá somente no feed de quem segue você, mas pode aparecer na aba “reels” de qualquer outra pessoa na rede. Ou seja, é a ferramenta perfeita para quem quer exposição sem precisar investir em conteúdo patrocinado.
Além de criar vídeos na hora ou usar aqueles que estão na galeria do celular, é possível brincar bastante com a edição. Dá para adicionar música e áudio de outras pessoas, filtros variados e textos em diferentes formatos.
Já os experts no assunto, editam os vídeos em programas de edição e aproveitam para colocar transições que deixam tudo mais interessante.
Para criar o seu reels, clique no primeiro ícone na barra superior direita do Instagram, ao lado das notificações. Escolha a opção “Vídeo do Reels” e comece a criação.
No canto esquerdo, você escolhe a música ou o áudio, a duração do vídeo - que pode ser de 15, 30 e 60 segundos, a velocidade da gravação, layout e temporizador. Sendo que a última é a opção que permite gravar sem usar as mãos.
Além disso, arrastando para ambos os lados você pode escolher um filtro.
VEJA AQUI: Como aumentar o engajamento com o reels?
Criado em 2010, o Instagram é uma rede social um tanto quanto atrasada quando o assunto é monetização, se comparada às outras plataformas, como o YouTube. Dado que a principal forma de ganhar dinheiro lá é, ainda, por meio de publicidade e parcerias.
Até pouco tempo atrás, a rede em si não oferecia pagamentos aos criadores, algo que está mudando a passos longos. Nesse sentido, podemos dizer que os selos em lives foram a primeira forma de monetização do Instagram, que vamos explicar logo abaixo.
Ainda voltado para esse aspecto, não podemos deixar de mencionar que desde 2020 o Instagram vem investindo também em vendas dentro da plataforma. Inclusive, optou por colocar a barra de notificação em cima e adicionar o botão loja no lugar.
Dito isso, vamos entender melhor as formas de ganhar dinheiro por meio da monetização no Instagram. Confira:
Inspirados pela quantidade de lives realizadas durante a pandemia, o Instagram decidiu que as transmissões ao vivo poderiam ser monetizadas. A partir disso, foram criados os selos.
A ferramenta tem dois objetivos: fazer com que os criadores recebam doações de seus seguidores, bem como destacar o comentário de quem enviou o dinheiro como forma de recompensa. Assim, existem alguns tipos de selos com valores diferenciados:
A monetização no Instagram demorou, sim, mas chegou com uma grande vantagem: todo valor doado ao criador ficará com ele. O que é uma grande diferença comparado a outras plataformas, que sempre ficam com uma porcentagem.
Para ter direito a monetização, é necessário ter uma conta comercial ou criador de conteúdo, mais de 18 anos e mais de 10 mil seguidores, além de ativar o recurso antes de começar a transmissão. Para isso, procure a opção “Bagdes” na parte de live, depois é só configurar e preencher os dados solicitados. Pronto!
Recentemente, o Instagram anunciou que deseja ampliar as formas de monetização da plataforma e, então, tornou-se possível ganhar dinheiro com reels. E é justamente sobre isso que falaremos no próximo tópico.
CONFIRA TAMBÉM: Tutorial para usar o Reels do Instagram em 2022
Depois das lives, é a hora de monetizar uma das ferramentas mais populares no momento, o reels. Nesse cenário, a regra é simples: os criadores vão ganhar receita em cima da quantidade de visualizações.
Isso, é claro, para aqueles que estiverem dentro dos quesitos, dos quais falaremos melhor adiante. O recurso pretende ser bastante benéfico para quem produz conteúdo em reels.
Isso porque com a cotação em alta, a monetização se torna muito mais vantajosa, uma vez que os creators recebem em dólar, assim como é em outras plataformas, como o YouTube.
Ou seja, será uma excelente fonte de renda para os criadores de conteúdo, ainda mais, com o grande alcance que a ferramenta proporciona.
Mas quanto o Instagram pretende pagar aos criadores? Se o cenário abaixo se manter, será a cada:
Em síntese, isso quer dizer que quanto maior for o alcance, mais dinheiro o criador receberá. Por outro lado, se o vídeo tiver menos de 50 mil visualizações, muito provavelmente, não será possível monetizá-lo.
Nessa circunstância, o segredo é descobrir do que o algoritmo gosta e fazer conteúdos criativos para engajar a sua audiência.
Tudo isso que explicamos até aqui faz parte do programa “Reels Summer Bonus” que, até o momento, só está disponível para usuários dos Estados Unidos.
Ainda em fase de testes, a ferramenta está sendo implementada aos poucos e se adaptando conforme as necessidades observadas.
A partir daí, o objetivo é gerar ganhos significativos para os criadores de conteúdo e torná-los personalizáveis algum dia. Tudo isso, de uma maneira que seja possivelmente alcançável.
Diante de tudo isso, ainda não se sabe quando a monetização chegará para todos aqueles que atenderem os quesitos e se será permanente. De acordo com as informações disponibilizadas até o momento, parece se tratar de uma campanha temporária.
Ainda que seja por tempo limitado, acreditamos que possam existir outros jeitos de monetizar o reels no Instagram, em um futuro não muito distante.
No mais, tudo ainda é muito recente e está passando por testes em estágio inicial. Mas, esperamos que a monetização do reels no Instagram tenha vindo para ficar. Afinal, já está claro que os managers da plataforma tem interesse nesse assunto.
Em julho de 2021, o CEO da Meta - grupo que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp -, Mark Zuckerberg anunciou que mais de 1 bilhão de dólares seriam destinados a investimentos para criadores de conteúdo em 2022 nas redes.
Em primeiro lugar, saiba que a monetização é destinada exclusivamente para contas comerciais e de criadores de conteúdo. Portanto, esse é o primeiro pré-requisito para ganhar dinheiro no Instagram.
Segundo, é preciso ser maior de 18 anos. Por fim, temporariamente, a monetização do reels no Instagram só está disponível nos Estados Unidos, mas deve chegar em breve no Brasil.
Para saber se a sua conta atende aos requisitos, siga o pequeno passo a passo a seguir.
1. Clique no seu perfil e vá em configurações clicando nas três listras no canto superior direito da tela;
2. Clique em “criador de conteúdo” ou “empresa”, dependendo do tipo de conta profissional;
3. Vá em “status da monetização”;
4. Verifique se você se qualifica para receber a monetização na plataforma.
Caso você esteja qualificado, não há mais nada a fazer a não ser esperar os novos recursos entrarem na sua conta.
Em contrapartida, caso não seja, é bom dar uma olhada nas exigências e conferir “Políticas de monetização de parceiros do Instagram” e as diretrizes da comunidade.
Além da monetização do reels, outras novidades do Instagram prometem agitar a rede em 2022. A volta do feed cronológico, personalização da timeline e opção de favoritar usuários para que eles apareçam como prioridade são as mais aguardadas.
Ah, e por falar em monetização, há rumores de que existirá uma forma de ganhar dinheiro com os stories, ao proporcionar conteúdos exclusivos e pagos nessa ferramenta.
Mas, enquanto as novidades não chegam, e aí, está ansioso para começar a monetizar os seus reels no Instagram?