O Brasil vem presenciando há alguns anos a popularização dos serviços de marketing digital. Em um mundo cada vez mais digitalizado, empreendedores se viram praticamente obrigados a colocarem os seus negócios também na internet. Com isso, passaram a buscar profissionais do meio para que a transição não ocorresse de qualquer maneira.
E é nesse contexto que surge uma nova modalidade de serviço de marketing digital que tem salvado empreendedores dos mais diversos segmentos. Adotada pela EngajaTech, empresa do ramo que trabalha com cursos e consultorias, o método se sustenta em fazer com que empresas possam aumentar a captação de clientes através da presença online.
Isso justamente por conta da saturação do mercado empresarial brasileiro na atualidade. Somente em 2020, conforme o boletim do Mapa de Empresas divulgado pelo Ministério da Economia, foram abertas mais de 3,3 milhões de novos empreendimentos. Com negócios surgindo a todo momento, o marketing digital também precisou se mostrar mais eficaz.
O serviço de marketing digital apresentado pela EngajaTech conta, em suma, com quatro objetivos principais. Apesar de todos girarem em torno da proposta de aumentar a captação de clientes, as metas são segmentadas - justamente para fazer com que cada etapa seja bem realizada.
Os objetivos são:
Os quatro objetivos colocados pelo serviço de marketing funcionam a fim de captar um público e transformá-lo não apenas em um consumidor como, também, um fã da marca. Tudo isso através de campanhas e propostas digitais que contribuem para a construção de um funil que, de cima para baixo, se configura da seguinte forma:
1. Visualizações;
2. Visitantes;
3. Leads (possíveis clientes);
4. Oportunidades;
5. Vendas;
6. Fãs.
Em um serviço de marketing digital, os objetivos são justamente aquilo que se pretende alcançar. Apesar de detalhados, eles são construídos passo a passo. A EngajaTech, por sua vez, constrói os resultados através de quatro etapas.
A primeira é justamente o pontapé inicial, a revisão total das mídias sociais com o intuito de criar e integrar novos usuários e consumidores. Já a segunda etapa envolve a atração de clientes, através da criação de peças para campanhas, conteúdos de mídias e a utilização de palavras-chaves que facilitem as buscas do usuário.
O terceiro passo, por sua vez, lida com as conversões: trabalhar com ferramentas como o e-mail marketing e os pop-ups de sites a fim de transformar usuários em consumidores assíduos. Por último vem a venda, ou seja, aproveitar as estratégias do marketing para consolidar as vendas de um negócio.