Você sabe o que é B2C e B2B? Esses são dois modelos de negócios que geram lucros para milhares de empresas. Mas, qual é a diferença entre eles? São dois termos que começaram a ganhar popularidade recentemente, embora não seja algo novo. Servem para expressar qual é a relação que existe entre as empresas e os clientes.
Todos os anos são realizadas milhões de compras no Brasil e no mundo inteiro. Então, essas compras algumas vezes são feitas por pessoas físicas e outras por pessoas jurídicas. Ué, como assim? Quando alguém faz uma compra direto de uma empresa, então é chamado de B2C, mas se uma empresa compra de outra, então é B2B.
Ainda não entendeu o que é B2C e B2B? Então é só você continuar por aqui. Reunimos as principais informações sobre este assunto, para que você entenda todos os detalhes. Além disso, existem algumas empresas que atuam das duas maneiras, em um sistema misto.
VEJA MAIS: Melhores horários para postar nas redes sociais
B2C é a sigla para business-to-consumer, que é considerado o comércio realizado entre uma empresa, produtora, vendedora ou prestadora de serviço, direto com o consumidor final. Assim, muitas empresas que vendem para os clientes pessoas físicas, podem tecer relações com outras companhias, no estilo B2B.
Possui um ciclo de vendas que é considerado curto e simples, exigindo muito menos comprometimento por parte do consumidor final. Existem alguns desafios que precisam ser enfrentados pelas empresas que lidam com o público final. Confira alguns exemplos práticos:
· Redes de varejo: lojas de departamento, hipermercados e supermercados;
· Serviços de lazer: jogos de futebol, cinema, apresentações musicais e teatro;
· Praças de alimentação: pizzarias, restaurantes e bares.
Enfim, podemos dizer que o segmento B2C é aquele que as pessoas físicas mais possuem contato. Seja quando vão realizar a compra em alguma página da internet, quando vão a uma padaria ou mesmo quando ligam para uma nova empresa de internet. De fato, é uma relação rápida e que em alguns casos exige um vínculo maior.
B2B é uma abreviação para business-to-business, que na tradução para o português podemos dizer que é "de empresa para empresa". Portanto, o B2B consiste em uma atividade onde uma empresa faz negócios com outra. Desse modo, uma atua como cliente e outra é a fornecedora.
Uma característica do B2B é que não existe um ponto de venda e sim um relacionamento agregado entre as empresas. Além disso, as vendas são um pouco mais complexas, já que existe um trabalho por trás, para realizar a assinatura do contrato. Em uma venda de empresa para empresa existem vários tomadores de decisão.
O modelo B2B pode ser demonstrado por alguns pontos, como por exemplo:
· Um fabricante de massa vende para supermercados;
· Um escritório de contabilidade pode prestar assessoria para uma empresa;
· Fábrica de sistemas eletrônicos que vende para montadora de televisão.
Portanto, é assim que funciona o modelo B2B e que pode ser aproveitado por empreendedores de diferentes segmentos. Você tem uma empresa e deseja fazer negócio com outras que possuem CNPJ? Adotar esse estilo pode ser benéfico para o cofre do seu negócio, já que é possível firmar ótimas parcerias.
LEIA TAMBÉM: O que é CTA e como usar?
Existem empresas que podem seguir apenas o estilo B2B e outras contar com uma atuação mista, isso varia muito conforme o setor. Contudo, existem algumas categorias que ajudam a fazer essa divisão. Veja agora quais são os principais modelos no estilo B2B:
· Transformação: é quando uma indústria vende seus produtos para outras indústrias;
· Revenda: o distribuidor vende produtos para uma revenda.
· Outros modelos seguem o padrão B2C:
· Revenda: quando a indústria, distribuidor ou atacado vende para o profissional liberal;
· Consumo: o distribuidor ou atacado vende os produtos para o consumidor final;
· Consumo: quando a indústria vende para o consumidor final.
O B2B de fato é algo que vai além de um modelo de negócio, existem algumas particularidades nessa atuação. Em suma, são diversas possibilidades que podem ser exploradas, desde que exista o conhecimento adequado para isso.
Algumas pessoas podem confundir os termos B2B e B2C, talvez porque sejam leigas no assunto ou mesmo porque eles realmente são parecidos. Contudo, em tese os dois modelos são bastante distintos e difíceis de confundir. Além disso, em relação a aplicação deles, exigem habilidades diferentes dos envolvidos.
A principal diferença é que no modelo B2C as vendas são mais simples, já que não existe uma burocracia ou complexidade para compreender a funcionalidade do produto. Assim, o ato da compra pode ser realizado dentro de poucos minutos. Por outro lado, no B2B o procedimento é um pouco mais demorado.
Porém, uma empresa que trabalha com o B2B também pode atuar no B2C. Não existe algo que impeça isso, essa possibilidade dupla, como é o caso de uma empresa que fabrica pneus. Eles podem vender para montadoras de veículos ou mesmo para os consumidores, em seus sites.
Nos últimos anos o mercado B2B passou por algumas alterações, com o desenvolvimento da modalidade SaaS (Software as a Service). Então, são comercializados softwares que não precisam ser baixados e que podem ser usados em nuvem. Desse modo, o consumidor paga uma mensalidade para que possa ter acesso ao produto.
A produção de CDs e DVDs, por exemplo, está em queda e algumas empresas já anunciaram que não vão mais produzir essa mídia. A Adobe, por exemplo, é uma gigante dos softwares e mudou o seu modo de atuação. Atualmente os consumidores selecionam pelo site, pagam e já podem usar, sem precisar fazer um download.
SAIBA AINDA: Como aumentar Domain Score?
Entendeu o que é B2C e B2B? Para saber mais sobre o mundo dos negócios ou ter auxílio com o marketing digital, vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. Então, é só você preencher todas as informações necessárias e nós entraremos em contato! Faça isso agora mesmo!