O que é CTA e como usar?

O marketing digital conta com um conjunto de técnicas que precisam e devem ser usadas para conquistar os melhores resultados possíveis na internet. Você sabe o que é CTA e como usar? Essa é uma das questões que precisa ser avaliada pelas pessoas envolvidas com a programação de sites.

O CTA não tem relação com SEO e com o posicionamento do conteúdo no Google, mas sim com o material que é publicado dentro do seu blog e o caminho que é percorrido pelos leitores. Afinal, uma empresa que possui uma página na web quer ver as suas vendas aumentar e para isso precisa trabalhar corretamente.

Não quer dizer que ao passar a usar essa técnica as vendas irão multiplicar, não é bem assim que funciona. Mas, quanto mais leads a sua empresa conquistar e se eles forem bem atendidos, então os resultados serão positivos. Desse modo, o CTA tem um papel importante nesse tipo de coleta de informações.

Saber o que é CTA e como usar é importante, já que assim é possível melhorar os resultados digitais do seu negócio. Nós preparamos este material para ajudar quem ainda tem dúvidas sobre o assunto, já que é algo abrangente. Quer saber como colocar em prática? Veja todos os detalhes a partir de agora!

LEIA MAIS: Como aumentar autoridade do meu site?

O que é CTA?

CTA é a sigla para call-to-action, uma imagem ou ideia desenvolvida para fazer o leitor ou visitante da página a tomar uma ação. Dessa forma, é considerada uma das principais ferramentas para promover as ofertas de marketing digital. Além disso, o CTA é ótimo para contribuir com a geração de leads.

É necessário que seja escolhido bem o CTA que será usado, já que isso fará diferença nos resultados obtidos pela empresa. Aliás, existem alguns modelos, como por exemplo um link levando para outro post do site ou então a um material rico. A ideia é que o usuário seja levado para outra página.

O CTA tem como função levar o leitor para o próximo estágio no funil de vendas. Em muitos casos ele é produzido com um “botão fake”, onde a pessoa que está lendo o conteúdo clica e então é encaminhada para outro endereço da web. Nesta segunda página, terá de preencher algum formulário ou algo do tipo.

Como usar o CTA?

Avalie o estádio do funil de vendas

Quando falamos sobre marketing digital, existe um conceito conhecido por funil de vendas, que boa parte dos consumidores passam antes de comprarem um produto. Então, é necessário entender em qual estágio está o seu leitor. Por exemplo, os leitores mais leigos, que ainda não conhecem o seu produto, precisam ser apresentados a ele.

Os visitantes iniciais podem ser nutridos com e-books, infográficos e outros materiais ricos, que possam apresentar-lhe exatamente o que é o negócio. Isso faz com que o visitante tenha mais possibilidades de se converter em um lead. Esse leitor ainda sabe pouco do seu negócio e precisa de mais conhecimento antes da conversão.

Enfim, existem textos com os mais diversos objetivos, é preciso pensar nisso antes de fazer a elaboração. E assim, o CTA que será usado dentro do material ficará mais adequado com as possibilidades existentes. No fim do funil, a conversão é mais rápida, ainda mais quando são usados CTAs ligados ao produto.

Quem é a persona do post?

Para a definição precisa do call-to-action que será usado é preciso conhecer a persona do seu post. Obviamente, ela precisa ser construída antes mesmo de iniciar a produção do texto. Aliás, a persona representa muito mais do que o público-alvo do seu conteúdo, ela quer dizer alguém que seria a leitora ideal do seu conteúdo.

Quando o seu negócio trabalha com ofertas exclusivas para determinadas personas, é interessante saber um pouco sobre o verdadeiro perfil delas. Desse modo, fica mais simples criar um CTA de sucesso, que fará com que as pessoas cliquem sobre ele.

Se você tem um blog sobre o mundo da beleza e dos cuidados com a pele, que tal uma publicação com "7 dicas para cuidar do rosto no verão"? Dentro desse conteúdo pode adicionar um call-to-action, para que o leitor faça o download de algum material rico ou mesmo adicionar CTA levando para a aquisição de produtos.

Entenda o nível de conhecimento da persona

Existem blogs que são voltados para públicos específicos, então a linguagem pode ser leiga ou técnica, isso depende. Por exemplo, se você possui um blog que fala sobre construção e decoração, e realiza um post com o título "5 ideias para escolher um imóvel", é provável que seja de interesse daquelas pessoas que estão ainda amadurecendo a ideia.

Então, isso quer dizer que indicar um CTA de e-book como "10 opções para decorar o seu apartamento" não seja uma boa ideia. Portanto, adicionar CTAs não é algo que pode ser feito de qualquer jeito, é preciso entender qual é o mais adequado para o momento e que vai combinar melhor com as necessidades do seu leitor.

Qual é o objetivo do seu call-to-action?

O call-to-action é uma sugestão para que os usuários realizem uma ação desejada pela empresa que publicou o conteúdo. Desse modo, ele pode ter alguns objetivos diferenciados. Assim, são questões que influenciam na escolha do modelo que será adotado:

1.     Levar tráfego para outro post do site

Quando você cria um CTA para levar o usuário até outra publicação do seu site, isso quer dizer que está abastecendo o que chamamos de SEO on page. Isso quer dizer que a chamada é linkada com outros artigos que falam sobre temas semelhantes. E com isso, cria uma espécie de mapa para o Google, que é muito bom para o ranqueamento.

2.     Inscrições em newsletter

O usuário que se inscreve em uma newsletter passa do topo do funil para o meio do funil. Isso quer dizer que ele demonstrou interesse por algum produto ou serviço da sua empresa. Essa é uma ação estimulada por muitas empresas, que partem em busca de cliques. Por isso, vale fazer essa sugestão no fim do texto.

VEJA TAMBÉM: Como otimizar o seu site

3.     Sugerir um download

O que é CTA e como usar? Uma das melhores maneiras de aplicar é para sugerir algum download. Em primeiro lugar, você apresenta um conteúdo interessante ao leitor, que fica entusiasmado e assim pode aceitar a sua indicação. O download pode estar em diversos formatos, como e-books, gráficos ou planilhas.

4.     Levar até uma landing page

As landing pages são consideradas páginas de conversão. Isso quer dizer que é algo trabalhado de uma maneira ágil, para que o leitor não gaste muito tempo na busca por informações. Enfim, a landing page tem como meta facilitar as vendas dos produtos e serviços e CTAs que apontem até elas são bem-vindos.

5.     Evento ou pesquisa

Por fim, temos como objetivo no CTA a participação em um evento ou pesquisa. No caso dos eventos, o ideal é que estes call-to-actions não sejam permanentes, já que podem confundir os leitores do futuro. Enquanto isso, a pesquisa é uma maneira de avaliar o que as pessoas estão achando do seu conteúdo e produto.

Tenha ao seu lado uma agência de marketing digital

Contratar uma agência de marketing digital que seja capaz de ajudar no desenvolvimento do seu negócio é uma das melhores decisões possíveis. De fato, o administrador de empresa tem pouco tempo para pensar em questões como esta, já que está envolvido com ações consideradas por ele como mais importantes.

Contudo, trabalhar uma estratégia precisa, que seja capaz de gerar resultados verdadeiros, é algo fundamental para o sucesso do seu negócio. Existem muitas pessoas que estão dispostas a comprar produtos, só que elas precisam de um empurrãozinho para isso. E em relação ao CTA, ele pode ajudar com essa questão.

SAIBA AINDA: O que é formulário interativo? Como utilizar em seu

Entendeu o que é CTA e como usar na sua estratégia? Se quer saber mais sobre este assunto e ampliar os resultados do seu negócio, vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. Preencha as informações necessárias e nós entraremos em contato!



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!