O que é defesa cibernética?

Atualmente, muito se realiza utilizando a internet. Porém, com a grande quantidade de dados disponíveis no mundo digital, é comum que possam ocorrer crimes virtuais. Então, como se proteger, e o que significa o conceito de defesa cibernética?

Como você deve imaginar, essas informações digitais devem ser gerenciadas por qualquer pessoa, física ou jurídica, que as utilize. Isso inclui as empresas que trabalham com dados, produtos e serviços digitais.

E não é surpresa que os dados são os produtos mais valiosos de qualquer empresa. Isso porque eles representam todos os registros, processos e formas de controle para que ela funcione. Portanto, é preciso garantir a segurança deles.

Quem trabalha para isso é o profissional de Tecnologia da Informação, mais conhecido como TI. Porém, o ideal é que esse profissional conte com treinamento para proteção digital, como cursos sobre defesa cibernética.

Dessa forma, ele poderá adquirir conhecimentos sobre técnicas e ferramentas importantes para a segurança da empresa. Isso porque elas poderão facilitar o trabalho do profissional de TI, garantindo melhores formas de proteger os dados.

Sendo assim, esse texto vai trazer tudo o que é preciso saber sobre a defesa cibernética. Então, continue a leitura e confira conceitos e dicas relacionadas ao tema.

VEJA TAMBÉM: Curso de SEO

Entendendo a defesa cibernética

Primeiramente, você deve entender o que significa o conceito de defesa cibernética. Então, saiba que ela abrange um amplo conjunto de técnicas. Elas buscam defender servidores, sistemas eletrônicos, redes, computadores e outros dispositivos de ataques.

É isso mesmo: ataques. Atualmente existem muitos criminosos digitais, também chamados de cibercriminosos. Eles são pessoas mal-intencionadas que utilizam conhecimento e ferramentas digitais para atuar no mundo virtual.

Sendo assim, a defesa cibernética é um assunto que gera muito debate e, com isso, diversos conteúdos sobre ela estão disponíveis na internet. Então, o conceito se expande bastante, e tem relação às ações de prevenção e recuperação de desastres virtuais, além de conscientizar usuários.

Um ponto importante a ser notado é que a defesa cibernética é muito confundida com a segurança da informação. Porém, elas são coisas diferentes. Isso porque a defesa atua de forma mais restrita, tendo foco em invasões e vulnerabilidade das tecnologias, tanto físicas quanto virtuais.

Já a segurança da informação engloba mais tópicos, incluindo a própria defesa cibernética. Entre os outros, estão a proteção de dados e até mesmo a segurança física deles. Sendo assim, ela é um conceito que busca trazer estratégias para garantir a integridade dos dados de forma geral.

Então, como são diferentes, elas vão atuar de formas distintas. Porém, em algumas vezes, pode ser que elas compartilhem o mesmo mercado. Sendo assim, é possível notar que esses conceitos são muito complexos e precisam de muita atenção.

Por que se especializar nessa área?

Hoje é dia, é comum encontrar profissionais que se especializam na defesa cibernética. Isso porque, como você já sabe, os dados digitais são extremamente valiosos, e é preciso garantir a proteção deles.

Sendo assim, a segurança dessas informações já virou uma preocupação constante em grande parte das empresas. E, é claro, os motivos são justificados, principalmente no Brasil. Atualmente, o país é o segundo no mundo em perdas por ataques cibernéticos, segundo o Senado Federal.

Além disso, o Brasil ocupa o 70º lugar quando se fala em segurança cibernética mundial. Então, os ataques que obtêm sucesso em seus alvos acabam por expor diversos sistemas que precisam de melhorias de segurança.

Portanto, é cada vez mais evidente que empresas, sendo públicas ou privadas, precisam de trabalhadores que consigam garantir a segurança dos dados. Outra necessidade é conter eventuais vulnerabilidades nos sistemas utilizados.

Dessa forma, as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados e prontos para realizar esse serviço. Uma dica é estar sempre com conteúdos atualizados em seu currículo.

Isso porque o mercado de profissionais de TI especializados em defesa cibernética necessita de trabalhadores. Sendo assim, quem possui mais conhecimentos e tiver como comprová-lo, vai estar na vantagem. Com isso, surgem mais oportunidades de emprego e salários melhores.

A melhor dica para quem deseja entrar nesse mercado é começar atualizando seus conhecimentos. Alguns guias indicam uma média salarial de R$ 3,4 mil até R$ 18 mil. O valor muda segundo o cargo e o tamanho da empresa.

O que é preciso aprender sobre Defesa Cibernética

Como você viu acima, é possível ganhar muito bem ao trabalhar com a defesa cibernética. Porém, será preciso estudar bastante sobre o tema, para estar preparado para a segurança dos dados da empresa.

Sendo assim, pode ser uma boa ideia procurar um curso ou formação sobre o tema. Isso porque essas aulas podem te ajudar a ser um profissional com as competências necessárias para atuar na área.

Com isso, será possível identificar possíveis ameaças e crimes virtuais. Além disso, esse profissional vai precisar avaliar esses crimes e criar formas de proteger os dados da empresa no mundo virtual.

Por fim, será preciso estar por dentro das novidades do mercado, para encontrar as melhores e mais atualizadas ferramentas de segurança. Dessa forma, o profissional da defesa cibernética poderá aplicar a famosa computação forense, auxiliando a desvendar os crimes virtuais. Os conteúdos necessários são:

  • Segurança em sistemas da informação;
  • Gestão de riscos e ameaças;
  • Sistemas criptográficos, biométricos, direito digital e responsabilidade civil na questão da monitoração eletrônica.

Esses são apenas alguns dos conteúdos que vão preparar os profissionais para atuarem no campo da defesa cibernética. Sendo assim, é inevitável procurar boas aulas sobre o tema.

VOCÊ VAI GOSTAR: Cidades que são conhecidas como o Vale do Silício Brasileiro

Por que trabalhar com a Defesa Cibernética?

Se você possui interesse na área, e está interessado em trabalhar com segurança de dados, saiba que é uma boa hora para começar. Isso porque o mercado ainda é pequeno, mas está em expansão.

Sendo assim, os profissionais são escassos, o que pode garantir melhores salários para quem se insere no mercado. Então, as oportunidades são melhores, e fica mais fácil conseguir uma boa vaga em uma grande empresa.

Em geral, como você pode acompanhar neste texto, são elas que mais precisam dos trabalhos de proteção de dados. Dessa forma, as chances de começar a sua carreira com o pé direito são muito promissoras.

Outro ponto, é que trabalhadores que já atuam nesse mercado também podem demonstrar melhor suas habilidades. Como a função é muito requisitada, é possível receber mais caso seu trabalho seja de alta qualidade.

Além disso, o mundo atual, cada vez mais virtual, vai exigir mais e mais profissionais de TI com especializações em defesa cibernética. Portanto, nada de ficar para trás no conhecimento. Procure um curso de especialização, ou ainda uma pós-graduação na área.

Atualmente, é fácil encontrar esse tipo de conteúdo aos montes pela internet. Por isso, você deve ter cuidado. Pesquise sobre as credenciais do curso que está lhe interessando, para não perder seu tempo com conteúdo sem qualidade.

E a melhor dica para quem deseja trabalhar nessa área está na busca pelo conhecimento atualizado. Isso porque, se você atua no mercado digital, sabe que os usuários mal-intencionados utilizam ferramentas cada vez mais poderosas para os crimes virtuais.

Isso significa que os profissionais da defesa cibernética precisam estar cientes de como lidar com essas ameaças. Então, nada mais justo do que desenvolver seu trabalho em conjunto com o que de mais moderno existe na proteção de dados.



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!