O que é growth marketing

Uma estratégia que pode ser muito eficaz para os negócios da sua empresa, quem sabe seja esse o passo que está faltando para aumentar o número de vendas no seu negócio. Você sabe o que é growth marketing? Essa é uma maneira de focar na conquista de novos clientes e de mantê-los interessados nos produtos do seu negócio.

Com os avanços da tecnologia e a internet cada vez mais presente nas casas e nas mãos dos cidadãos, surgem também novas formas de fazer propagandas e de vender. O objetivo principal do marketing é o mesmo de sempre: mostrar as qualidades de um produto com o objetivo de atrair pessoas interessadas no consumo, só que agora de uma forma diferente.

O growth marketing é uma vertente com o objetivo de auxiliar no crescimento de um negócio, permitindo que determinada empresa consiga crescer. Contudo, para chegar aos objetivos é necessário preparar uma boa estratégia de atuação, que vai proporcionar benefícios interessantes para o negócio. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar por aqui!

LEIA MAIS: Como configurar o Yoast SEO

O que é growth marketing?

Growth marketing é a mesma coisa do que marketing de crescimento, sendo uma estratégia que vem sendo aplicada para potencializar a gestão de vendas e a retenção de clientes. O objetivo é aumentar as vendas de uma empresa e vem sendo usado por diversas startups Brasil afora. De fato, é um conceito que pode ser aplicado em qualquer negócio.

Por mais que o growth marketing seja focado no crescimento dos negócios, não é resumido apenas às vendas. Conforme a metodologia, mais importante do que realizar uma venda é conseguir manter esse cliente. Aliás, é transformar consumidores ocasionais de um produto em clientes fiéis, que passam até mesmo a divulgar a marca.

Podemos dizer ainda que o growth marketing é uma ramificação do growth hacking. A principal diferença entre eles é que o growth marketing não é tão voltado à experimentação quanto o growth hacking. Então, ele é muito mais focado no crescimento ágil, aquisições e retenções.

Qual é a diferença para o marketing tradicional?

Qual é a diferença dele para o marketing tradicional? Em primeiro lugar, o marketing de crescimento tem como objetivo gerar um crescimento exponencial, atuando em cima de hipóteses e teses científicas. É algo que está presente em todos os canais de marketing e pode ser trabalhado de diferentes maneiras para atingir um objetivo.

Enquanto isso, o marketing convencional tem por objetivo gerar vendas, atuando conforme algumas práticas testadas e aprovadas pelo mercado. Além disso, outra diferença é quanto aos canais usados: televisão, jornal e rádio, por exemplo, são os meios mais comuns para fazer propagandas. Os profissionais criativos são bastante explorados neste conceito.

Qual é a diferença entre growth marketing e growth hacking?

Os dois conceitos possuem como objetivo gerar um crescimento de modo escalável, onde o growth marketing é diferente do hacking em alguns sentidos de sua existência. Em suma, o growth oferece diversas oportunidades, permitindo a elaboração de uma estratégia assertiva para o seu negócio crescer.

Na comparação entre os dois termos, o primeiro deles funciona como uma estratégia de expansão, que exige tempo e esforço. Por outro lado, o hacking consiste em pequenos ajustes e brechas, que podem dar um up nos canais de comunicação de determinada empresa.

O interessante do marketing digital é a possibilidade de aplicar as mais variadas técnicas em uma mesma campanha. O grande objetivo é proporcionar mais conversões, ou seja, atrair pessoas interessadas ao seu produto e gerar vendas.

Funil pirata

O funil de vendas é um conceito muito usado quando o assunto é marketing de conteúdo. Desse modo é possível mapear toda a jornada do cliente e então definir quais são os conteúdos mais adequados para cada um deles. Acontece que no funil pirata de crescimento o modelo é diferente, focado em uma jornada mais abrangente, incerta e disruptiva.

O funil pirata é composto por cinco etapas, onde cada uma delas tem um papel importante:

Aquisição: os consumidores descobrem a sua marca ou produto, sendo que o objetivo principal é gerar leads por meio de estratégias de conteúdo, formulário e chatBOTs;

Ativação: é uma fase onde a empresa tenta fazer com que o cliente use o produto que comprou o mais rápido possível, isso gera empolgação;

Retenção: a empresa deve buscar formas de manter o máximo de usuários interessados no produto. Para isso, são aplicados diversos esforços, com o objetivo de transformar compradores em clientes fiéis;

Receita: neste momento são colocadas em prática ideias para gerar mais rentabilidade para o negócio. Os profissionais podem testar diferentes estratégias para atingir o objetivo;

Indicação: aqui a ideia é estimular os clientes a indicarem o serviço para seus conhecidos. É uma forma de propaganda gratuita e muito eficaz.

O termo funil pirata foi criado em 2007 pelo norte-americano Dave McClure. A ideia é proporcionar uma boa experiência aos leads, com o objetivo de formar um novo cliente fiel. Afinal, quando uma pessoa está satisfeita com uma marca, a tendência é que ela venha a fazer novas compras desta empresa.

A gestão de qualquer empresa deve ser baseada na tomada de decisões eficientes, que dependem da capacidade de mapeamento e análise da estratégia. Quando o funil pirata é aplicado em um negócio, então a possibilidade de visualizar claramente a jornada do cliente é maior. Enfim, é algo importante para lidar com a experiência do consumidor.

Ferramentas importantes para os profissionais de growth marketing

O profissional de growth marketing é responsável pelo gerenciamento de diversos processo ao mesmo tempo. Além disso, deve contar com a ajuda de colegas para a realização dos famoso testes a/b. Ou seja, isso quer dizer a criação de duas versões de uma mesma página, onde a mais eficaz deverá se tornar titular.

Google Analytics: é um sistema do Google que permite o monitoramento do tráfego no seu site, sendo muito popular no marketing digital;

Google Tag Manager: um dos objetivos do growth marketing é analisar cada pequeno detalhe de uma campanha, por isso o Google Tag Maneger pode entregar bons resultados aos profissionais da área;

Pesquisa NPS: o Net Promoter Score (NPS) é algo indispensável para o marketing de crescimento. É uma métrica que consegue medir a satisfação dos clientes, o que é muito interessante para auxiliar na retenção de leads;

Hotjar: é um sistema que ajuda a avaliar qual foi a experiência dos usuários com o produto, entregando mapas de calor e mostra as páginas mais navegadas;

Análises Cohort: é uma ótima ferramenta para analisar a aquisição de clientes conforme os períodos de entrada.

É fundamental conhecer as principais ferramentas usadas pelos profissionais da área, já que apenas assim será possível ficar atualizado em um cenário tão concorrido. Por mais difícil que possa ser, é possível adaptar este conceito ao seu negócio e colher os benefícios na sequência.

O que é growth marketing? Como iniciar?

Em primeiro lugar, é necessário conferir tudo o que envolve o marketing na sua empresa. Por isso, é fundamental avaliar como os canais de aquisição estão sendo trabalhados dentro da estratégia do seu negócio.

Os resultados devem ser avaliados friamente, verificando como tem sido os investimentos em campanhas patrocinadas e o resultado para cada uma destas ações. Em seguida, é interessante definir uma métrica para a sua empresa, mensurando aqueles que tem entregado melhores resultados.

Após fazer toda a checagem da estrutura de marketing do negócio, é possível pensar em novas formas de investir, priorizando sempre o que proporciona crescimento para o negócio.

VEJA TAMBÉM: Como utilizar nanoinfluencers na sua estratégia

Você já sabia o que é growth marketing? Esse é um conceito que deverá continuar ganhando popularidade no Brasil ao longo dos próximos anos. E se você quer aplicar em sua empresa, vá até o fim desta página e toque no botão “QUERO CRESCER”, nós podemos ajudar a levar este conceito até o seu negócio!



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!