Você já se perguntou como é que o Google faz para classificar os sites? Existem bilhões de possibilidades, então a plataforma conta com alguns algoritmos que ajudam a fazer esse ranqueamento. Aqui você vai descobrir o que é page score, algo muito importante e que pode levar o seu conteúdo para as primeiras posições.
Ao falarmos sobre SEO, diversas condições precisam ser levadas em consideração. Uma delas é a busca por backlinks, isso quer dizer páginas que citam a sua e contribuem para mostrar que o conteúdo é de qualidade. Sites grandes, de empresas referências, conseguem citações mesmo sem parcerias, por exemplo.
Contudo, páginas que foram criadas a pouco tempo ou que pertencem a empresas de determinados setores, são citadas poucas vezes de maneira orgânica. Desse modo, é interessante firmar parcerias, onde os envolvidos saem ganhando e podem conquistar números melhores em relação a page score.
Reunimos as principais informações sobre o assunto, para que você entenda como funciona o algoritmo PageRank e como ele é fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, boa parte dos usuários não passam da primeira página e o seu site precisa estar lá, o mais próximo possível do topo!
Page score é a classificação dos sites conforme uma série de critérios adotados pelo Google e pelos outros buscadores, como Yahoo! e Bing. Para fazer essa classificação de maneira justa, existe um algoritmo do Google conhecido como PageRank, que serve para posicionar os websites. Em suma, serve para medir a quantidade e a qualidade dos backlinks.
O PageRank não é o único algoritmo usado pelo buscador para classificar os sites, indicando aqueles que são melhores e os nem tão confiáveis. As condições para conquistar um bom page score são debatidas desde o fim da década de 1990, quando SEO começou a ser trabalhado. Afinal, é uma forma de posicionar o conteúdo acima dos concorrentes e ganhar espaço.
Em suma, o PageRank consiste em uma avaliação de relevância sobre determinada página. Até algum tempo atrás era possível descobrir a qualificação por meio do Google Toolbar, mas isso não é mais possível. A colocação era feita de 0 a 10, sendo que o buscador usa diversas casas decimais para fazer a classificação das páginas disponíveis na web.
Esse sistema foi desenvolvido há cerca de duas décadas por Larry Page e Sergey Brin, na Universidade de Stanford. Desde que foi lançado o Google adotou como principal fator para fazer a classificação dos sites. Além disso, por mais que o Toolbar deixou de fornecer estes resultados, é possível ter acesso por meio de outras ferramentas.
O page score é uma ferramenta que ajuda a avaliar a importância do site na comparação com os concorrentes. Com esse mecanismo, é possível verificar os sites que aparecem ao pesquisar por determinada palavra-chave e a relevância do conteúdo, conforme o número de acessos da página.
Desse modo, é algo que serve para definir o posicionamento do seu site no buscador. O Google é usado por boa parte das pessoas do mundo, onde conquistar uma posição de destaque pode ser complicado, mas é algo que traz diversas vantagens. Assim, ao descobrir a sua posição é possível trabalhar estratégias para manter ou melhorar.
Conforme o Google, é mais importante qualidade do que quantidade. Isso quer dizer que as citações precisam vir de sites confiáveis, que também possuem uma boa pontuação no PageRank. Além disso, se o número de acessos for elevado, a classificação é considerada melhor.
O sistema conta com uma avaliação que vai de 0 a 10, onde cada pontinho a mais faz tremenda diferença. Porém, não são apenas as referências que fazem com que a página suba na avaliação do PageRank. Por isso, o Google considera 3 métricas:
Quantidade: o número de páginas que citam o seu site;
Qualidade: a classificação deles, segundo o próprio PageRank;
Contexto dos cliques: a sua URL deve ser inserida em algo que combine com o assunto da publicação.
São 3 condições que devem andar juntas, é fundamental trabalhar cada um deles, para que os resultados sejam positivos. A busca por parceiros deve ser constante, visando atingir níveis mais altos e melhores posições no ranqueamento.
Existem diversas técnicas que podem ser empregadas com o objetivo de aumentar a classificação no page score. Por isso, reunimos 5 dicas que vão ajudar você a alcançar um número interessante, para que assim o Google melhore o posicionamento do seu conteúdo. Veja o que pode ser feito:
A primeira dica é para apostar na produção de conteúdo exclusivo. Não estamos dizendo para criar algo que ainda não existe na internet, mas sim para desenvolver um material de primeira que não seja copiado de algum outro lugar. Portanto, é necessário que o seu blog tenha um material diferenciado da concorrência.
Caso algum parágrafo seja copiado na íntegra, a não ser que seja uma citação, o Google vai entender que se trata de plágio. Desse modo, privilegia o material que foi postado primeiro, além inclusive de penalizar o site que fez a cópia.
Essa talvez seja a estratégia mais importante, pensando exclusivamente no page score. A sua equipe precisa buscar por páginas que podem ser parceiras nesta troca, se o negócio for complementar ao seu, melhor ainda. O importante é que os links sejam inseridos em palavras que combinam com o que diz no artigo fonte.
Ao produzir conteúdos exclusivos, é possível se tornar uma referência no assunto que faz parte do site. Desse modo, ao longo do tempo, certamente existirão citações em relação a sua página. Então, isso é algo que vai ajudar no posicionamento e que precisa ser pensado, é um investimento que vale a pena.
As redes sociais são importantes para espalhar backlinks do seu site. Esse tipo de ação é algo importante e que dependerá de como o seu site lida com o público-alvo. Dessa forma, é preciso buscar maneiras de chegar mais longe, seja com um horário de publicar, conteúdos escolhos e fotos usadas.
Melhorar a classificação no page score é um processo contínuo, que deve possuir relação com todos os atos ligados à sua empresa na internet. Assim, é algo que precisa ser trabalhado além dos motores de busca.
Por algum motivo, diferentes páginas que fazem parte do seu site podem estar com endereços variados. Aliás, o seu site pode receber muitas visitas, o que ajuda a conquistar um melhor posicionamento nos motores de busca. É algo que pode ser solucionado com o redirecionamento, entrando apenas para uma direção.
As palavras-chave precisam estar presentes ao longo do artigo, começando pelo título e seguindo conforme os subtítulos, chamados H2.
Contudo, o Google não acha bacana quando o termo aparece muitas vezes, citado com o propósito de melhorar a posição no buscador. Por isso, é melhor não exagerar e fazer o que é certo. Por exemplo, a KW não deve ser usada em mais de 50% dos H2.
SEMrush é uma empresa que oferece diversas possibilidades para quem pretende aprender sobre sites e resultados vistos na web. Por mais que os mecanismos de buscas contam com algoritmos cada vez mais sofisticados e complexos, a maneira de avaliar backlinks não muda.
Dessa forma, o SEMrush é certamente uma das melhores ferramentas para descobrir o nível de qualidade do seu site, segundo o Google. O sistema é realmente completo e mostra até mesmo a capacidade de cada backlink, de maneira individual, numa escala que vai de 0 até 100.
Contudo, o SEMrush não é uma ferramenta gratuita, é necessário fazer uma assinatura para ter acesso ao serviço. É algo bem eficaz para empresas que possuem sites profissionais, já que além de avaliar o page score é possível ainda fazer um estudo de palavras-chave, por exemplo.
VEJA TAMBÉM: O que é Snippet e como alcançá-lo
Aqui na EngajaTech trabalhamos para que os sites de nossos parceiros conquistem bons números de page score. Quer levar a página da sua empresa para o topo do Google? Então vá até o fim desta página e clique em “QUERO CRESCER”, preencha as informações e nós entraremos em contato!