Você já ouviu falar em robots.txt? Não? Pois saiba que essa pode ser a resposta para que o seu site comece a aparecer nas buscas online. Esse tipo de resultado é muito importante para que a sua estratégia de Marketing Digital realmente funcione.
Em geral, o comum é que as empresas que procuram mais visibilidade e engajamento procurem estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO. Além disso, o investimento também costuma ocorrer em outras ações que visam chamar mais a atenção dos buscadores.
Entretanto, pode ser que existam algumas páginas do seu site que você não quer que apareçam nesses mecanismos de busca. Entre elas, estão as páginas de login, bem como outras de acesso exclusivo aos clientes ou sua equipe.
É por isso que existe o robots.txt. Para entender a relação entre essas ferramentas e o sucesso do seu site, continue acompanhando o texto.
VOCÊ VAI ADORAR: Como criar textos que vendem?
Antes de tudo, é preciso entender o que é o robots.txt. Sendo assim, ele nada mais é do que um simples arquivo de texto, e pode ser feito até mesmo pelo bloco de notas.
A função dele é a de esconder as páginas do seu site que não devem ser acessadas pelo buscador do Google, Bing, entre outros. Ou seja, ele vai indicar que a página em questão não pode ser encontrada por usuários que não sejam clientes ou da sua equipe.
Sendo assim, para funcionar, o arquivo de texto deve ser salvo na pasta raiz do seu site. Dessa forma, ele poderá indicar para os robôs dos buscadores o que deve, ou não, ser visto.
Sobre o formato do arquivo, o próprio nome já indica a simplicidade. Isso porque a extensão “.txt” indica um arquivo de texto. Ou seja, nem ferramentas específicas são necessárias, pois o bloco de notas resolve o problema, como visto acima.
Esse documento utiliza o Protocolo de Exclusão de Robôs em seu formato padrão. Por sua vez, ele é um conjunto de diversos comandos que indicam aos robôs dos buscadores o que eles não devem acessar.
Além disso, é muito fácil de utilizar o robots.txt. Isso porque ele é salvo diretamente na pasta raiz do seu site. Sendo assim, o acesso aos arquivos de outras páginas é facilitado.
Então, se você quiser acessá-lo, precisará apenas digitar o endereço na barra de endereços do navegador, seguido do comando “/robots.txt”. Com isso, será possível encontrar dados importantes.
Outro detalhe importante é a possibilidade de acessar endereços de concorrentes que precisam ser escondidos. Dessa forma, sua empresa poderá realizar o Benchmarking, uma técnica de marketing digital muito importante.
Acima, você conferiu que o arquivo robots.txt serve para impedir com que os robôs dos buscadores encontrem páginas específicas dos sites. Mas, pode ser um pouco mais complexo do que aparenta. Isso porque eles podem dar diversas outras ordens para os robôs. Confira a seguir quais são elas.
Esse tipo de arquivo de texto pode controlar o acesso dos robôs às imagens do seu site. Ou seja, elas não serão exibidas nos resultados de busca, se essa for a sua vontade. Sendo assim, é possível criar dinâmicas interessantes com os usuários.
Um bom exemplo são os infográficos. Ao serem removidos do buscador, será preciso que os usuários acessem a página para conferi-los. Com isso, o engajamento da sua página vai aumentar.
Mas, ainda assim, o robots.txt não garante com que essas imagens não possam ser encontradas de outras formas. Então, é possível que os usuários acabem compartilhando ou copiando essas imagens.
LEIA TAMBÉM: Qual é a linguagem mais atual para aplicativos?
Como dito anteriormente, esse arquivo de texto é poderoso, e pode controlar o acesso dos buscadores às suas páginas. Isso porque elas também são construídas por arquivos de texto.
Sendo assim, o robots.txt também pode ser utilizado para impedir com que o seu servidor seja sobrecarregado. Com isso, é possível economizar dinheiro por conta dos acessos dos robôs caírem.
Mas ainda assim, como no item anterior, é possível encontrar essas páginas através dos links de acesso. Então, os usuários poderão linkar as páginas em outras.
Bloquear acessos a arquivos de recursos
Por fim, o robots.txt também serve para bloquear o acesso a diversos outros arquivos de script. Além disso, também é possível impedir o acesso de estilos menores, sem tanta importância. Dessa forma, o servidor não é sobrecarregado.
Mas, como esperado, é preciso ter cuidado. Em geral, essa função pode ser perigosa, já que alguns recursos podem ser importantes para o carregamento da página de forma correta. Com isso, os buscadores podem ter problema em rastrear a página, e prejudicando o desempenho do site.
Agora que você já sabe mais sobre o conceito do robots.txt, chegou a hora de criar o seu. É uma tarefa simples, mas é preciso ter atenção e alguns conhecimentos específicos.
Como dito anteriormente nesse texto, o arquivo pode ser criado até mesmo pelo bloco de notas. Mas, também é possível utilizar qualquer outro editor de texto que você goste.
Porém, além do editor de texto, será preciso ter o acesso para a pasta raiz do site. Então, acesse-a e salve o arquivo que criou lá dentro. Daqui para frente, será preciso ter em mente os comandos do robots.txt.
SAIBA AINDA: Quanto custa a hora de um programador?
Para entender melhor, imagine que os comandos do arquivo de texto trabalham parecidos com o HTML. Então, é preciso indicar quais os comandos os robôs devem realizar. Alguns dos principais comandos incluem:
Com esses comandos, será possível ajustar o robots.txt para as suas necessidades no mundo virtual.
Mesmo com tantas opções, será que o robots.txt possui limitações? Bom, você pode conferir que ele é realmente bem útil, mas é claro que conta com limites. Dessa forma, é preciso entender quais são eles.
Um desses problemas é que esses arquivos de texto nem sempre seguem as indicações do código. Isso porque existem diversos robôs de busca hoje em dia, e alguns podem utilizar padrões diferentes.
Então, o melhor é utilizar as meta tags “noindex” diretamente no código do site. Assim, é possível ter uma certeza maior de que os resultados esperados serão alcançados. Com isso, impede-se que cada robô leia o código de forma diferente.
Outro ponto, é que diversos sites da internet podem linkar o seu site em outras páginas. Para isso, basta ter as URLs das páginas que deveriam ser escondidas. É por isso que, mesmo camuflada, a sua página ainda pode continuar recebendo alguns acessos.
Sendo assim, a melhor forma de utilizar o robots.txt é entender como ele funciona para cada um dos robôs. Dessa forma, será possível personalizar as indicações para que cada um atue da forma que foi programado para fazer.