Muitas empresas têm reclamado que as suas campanhas não convertem aquilo que era o esperado. Isso realmente acontece com frequência. É bastante normal que a sua equipe de marketing esteja se adaptando aos novos cenários do nosso mundo.
A internet causou uma revolução na forma como divulgamos produtos, e isso todo mundo sabe. Pessoas que eram especialistas em marketing tiveram que se atualizar para essa nova área, o marketing digital. Aliás, ele conta com campanhas e links patrocinados.
Mas, é claro que não foi todo mundo que conseguiu se adaptar tão rapidamente. Por isso, erros ainda acontecem, mas é algo normal até entre os mais experientes no assunto. Buscando ajudar o leitor, viemos explicar porque as campanhas não convertem e como resolver isso.
Com esse texto esperamos resolver todas as suas dúvidas sobre campanhas patrocinadas. E assim auxiliar a sua empresa a se tornar ainda mais lucrativa e visível na internet. Pois, o seu sucesso faz a nossa satisfação ficar ainda maior.
Uma campanha patrocinada nada mais é do que uma junção de links patrocinados, que são importantes para o marketing digital da sua empresa. Neles normalmente são utilizados textos simples combinados com imagens.
Entre os modelos mais famosos de links patrocinados temos aqueles que aparecem no Google. Normalmente ocupando o começo da página do buscador quando se realiza uma pesquisa.
No entanto, existem divergências sobre o que pode se enquadrar como links patrocinados. Alguns afirmam que esse modelo inclui qualquer link que é pago para divulgar um produto ou serviço na internet.
Nesse caso, os links pagos do Google seriam somente um dos diversos modelos disponíveis na internet. Afinal, hoje em dia um dos locais que mais tem se apostado em links pagos é nas redes sociais. Pois, elas reúnem uma grande quantidade de indivíduos.
As redes sociais tomaram o lugar dos antigos blogs como o melhor lugar para se colocar anúncios. Contudo, muitas pessoas não viveram a época em que os blogs eram bastante acessados e por isso recebiam diversos anúncios.
Então, hoje as redes sociais se tornaram o foco principal das empresas quando falamos de anúncios e marketing digital. Afinal, esse é o jeito mais fácil de se fazer presente na vida do consumidor.
Essas campanhas patrocinadas têm sido importantes para se manter relevante na internet. Pois, empresas como o Facebook reduziram o alcance das páginas que não investem nesse modelo de divulgação.
Logo, tem se tornado fundamental realizar essas campanhas patrocinadas para as empresas conseguirem atingir as marcas de vendas e relevância que estabeleceram previamente.
Muitas empresas têm investido em marketing digital, mas suas campanhas não convertem nem perto do que é esperado. Nem nas redes sociais, que em teoria seriam os locais mais fáceis de se criar anúncio, devido a segmentação, por vezes não funcionam.
No entanto, quase sempre que isso acontece existe um motivo que pode ser resolvido. Mesmo sendo um momento de bastante frustração e irritação, é necessário manter a calma e o foco para conseguir lidar com o problema da melhor maneira possível.
Para tentar acabar com o problema das suas campanhas que não convertem, vamos levantar algumas questões que podem ser levadas em consideração para dar fim ao ocorrido. São coisas simples, mas na correria podem nos passar despercebidos.
Esse é um ponto bastante importante para uma campanha patrocinada. Obviamente, quando o responsável vai fazer uma campanha de marketing ele acaba mirando em pessoas que ainda não conhecem a marca e pode ser que se interessem.
No entanto, esse tipo de campanha não deve se focar só nesse tipo de indivíduo. É importante que a sua campanha também atinja as pessoas que já conhecem a empresa, mas veem nessa nova oferta que está sendo oferecida algo que os atraia.
Também é importante para que possa fazer anúncios mais personalizados que o responsável pela campanha segmente o seu público. Isso permite que sejam criados anúncios para diferentes tipos de consumidores.
Ferramentas como o Facebook Ads lhe permitem fazer isso, no caso do Facebook a ferramenta se chama “direcionamento detalhado”. Com isso vai ser muito fácil oferecer a sua campanha paga para os clientes certos.
Logo, se as suas campanhas não convertem, dê uma observada se os seus links patrocinados estão sendo destinados para as pessoas certas. Pois, esse é um dos erros mais comuns de acontecerem, e estraga bastante o desempenho do seu marketing.
O cérebro humano é uma máquina incrível. Ele é responsável por processar imagens em aproximadamente 13 milissegundos, o que é um tempo extraordinário. Por isso, é fundamental que em uma campanha patrocinada em redes sociais, como Facebook e Instagram, o conteúdo visual seja algo legal.
Esse é um fator de grande importância para quem quer usar links patrocinados em redes sociais, ou em locais cuja imagem é uma opção. Estudos apontam que imagens com 20% de texto em sua área recebem baixíssima veiculação.
Inclusive essa é uma das políticas utilizadas pelo Facebook. Pois, eles acreditam que os usuários não desejam ter um feed de notícias com publicidades extensas.
Então quando se vai fazer uma publicidade nestas plataformas, deve-se pensar mais como um usuário reagiria a ela. Então, não é só produzir os materiais de qualquer jeito.
Pois, normalmente quem vai visualizar essas propagandas nem está muito interessado. Está somente rolando o seu feed quando o seu anúncio aparece. Logo, é necessário fazer algo simpático e atrativo, para ter uma boa conversão.
Enfim, normalmente quando as campanhas não convertem em redes sociais é porque estão sendo muito literal. É preciso ser mais social e tentar se comunicar de uma maneira menos agressiva com o consumidor.
Depois de definir bem o seu público-alvo e fazer inúmeros testes para tentar resolver o problema e não conseguir, está na hora de verificar se realmente o anúncio foi bem-feito, ou se por acaso ele não foi uma grande ideia.
Mesmo tendo sido uma grande ideia que passou horas escrevendo ou editando, ela pode não ter sido bem vista pelo consumidor. Isso realmente acontece, nem sempre o criador da campanha tem o mesmo gosto do público.
Mas, nesse caso, é só mudar. Se a sua ideia mirabolante não funcionou, que tal algo mais simples que o consumidor possa compreender melhor?
Não desanime, a criação de uma ótima campanha é um processo de tentativa e erro. No entanto, quando acertar em cheio os resultados serão maravilhosos e todo o seu esforço envolvido finalmente será recompensado.
Muitas vezes o responsável pelo marketing acredita ter achado a imagem ideal para criar uma campanha patrocinada. No entanto, só é possível ter certeza disso após testar.
Existem diversas possibilidades de testes, mas se esperar demais pode ser que perca a oportunidade. Além do que a imagem ideal é fundamental para campanhas patrocinadas no Facebook e Instagram.
Ninguém possui certeza de que a sua propaganda vai dar certo. Por isso, a melhor forma quando for lançar a campanha é fazer testes A/B nos seus anúncios. Principalmente quando se trata de imagens.
Essa vai ser a melhor forma de definir para quem essa campanha interessa e focar cada propaganda para uma parte do seu público-alvo.
Por vezes, quando as campanhas não convertem é mais fácil descartá-las e pensar em uma nova. Nem sempre é possível salvar aquilo que começou dando errado, mas claro não se deve descartá-la, sem antes analisar. Na vida precisamos aprender com os erros, inclusive os erros das campanhas que não convertem!
Não desanime, a vida é um grande aprendizado, possivelmente depois desse texto, seu conhecimento sobre campanhas patrocinadas já se expandiu. Assim, quando fizer a próxima, sua empresa terá resultados muito melhores. Dando um passo de cada vez, a sua evolução lhe levará ao completo sucesso profissional.
Aqui na EngajaTech adotamos algumas estratégias exclusivas, para levar o nosso conteúdo mais longe. Assim, já conseguimos ajudar diversos clientes a faturarem mais todos os meses. Quer saber mais? Vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”, é só preencher as informações e nós entraremos em contato!