Quem tem uma empresa já sabe que deve ficar de olho nas tendências do mercado para conseguir se preparar com o objetivo de atingir bons resultados. Porém, o que muita gente pode ainda não entender é como uma boa estratégia de marketing pode auxiliar na melhora dos resultados da empresa.
Em primeiro lugar, deve-se mencionar que as estratégias de marketing incluem diversas técnicas para divulgar produtos, serviços ou a própria marca. Como resultado, é possível aumentar a visibilidade do seu negócio, desenvolver autoridade, alcançar novos mercados e atrair mais clientes.
Mas, para aplicar uma estratégia de marketing efetiva, é preciso, antes de mais nada, ter planejamento. Planejar antes de aplicar qualquer técnica é essencial para evitar gastos desnecessários ou que não trarão o resultado desejado.
Hoje, em especial devido ao aumento do mundo digital, as estratégias de marketing ganharam novos contornos. Se antes o marketing acabava sendo apenas uma forma de conseguir mais vendas, atualmente há outras metas intermediárias, como, por exemplo, estabelecer autoridade e construir um relacionamento com o público-alvo.
Além disso, no cenário atual muitos negócios usam as redes sociais, sites, blogs, aplicativos e outras ferramentas tecnológicas em suas estratégias. Isso fez com que uma nova forma de divulgação surgisse: o Marketing Digital. Mas ele não é o único: há o Inbound Marketing, o Outbound Marketing, o Marketing de Relacionamento, o Marketing de Conteúdo e outros.
O marketing, de modo geral, é um conceito amplo, que está em desenvolvimento constante. Contudo, uma estratégia de marketing de sucesso envolve alguns pilares principais, como a criação do branding, o estabelecimento do público-alvo e a escolha dos canais de divulgação.
Veja também: Como montar uma estratégia de marketing para a sua empresa
O Branding nada mais é do que a maneira que o seu negócio se apresenta para os potenciais clientes. Ou seja, é o nome da sua empresa, o logotipo, as cores e imagens e a linguagem utilizada.
Definir o Branding da sua empresa significa comunicar ao público os valores do seu negócio. Por isso, é uma etapa que deve ser pensada cuidadosamente.
Definir o público-alvo é igualmente importante. Isso porque a divulgação dos seus produtos e/ou serviços deve ser feita com este grupo em mente. É necessário pensar nas características demográficas, comportamentais e geográficas desse segmento. Isso para, então, direcionar o conteúdo a esse grupo da melhor forma possível.
Depois de ter definido o seu Branding e ter determinado o seu público-alvo, o próximo passo é pensar em quais são os melhores canais de divulgação. Isso porque a escolha ideal dos canais depende do perfil do seu público. Por exemplo, se for um perfil de público que usa mais as redes sociais, divulgar sua empresa pelo Instagram e pelo Facebook pode ser a melhor opção.
Se você escolher por mídias digitais, como um blog, é fundamental que você entenda o poder do SEO. O SEO, ou Search Engine Optimization, são técnicas que ajudam a posicionar melhor o seu site nos buscadores, como o Google. O objetivo é tentar colocar o seu site nos principais resultados do Google. Dessa maneira, os leads poderão encontrar sua página mais facilmente.
Hoje, a maior parte dos mercados estão em alta, e há outros empreendedores no ramo que competem diretamente com os produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece. Empresas de mesmo ramo, normalmente, disputam uma mesma parcela do público.
Então, para que o público-alvo feche negócio com a sua empresa, é necessário se diferenciar da concorrência. Nesse sentido, uma boa estratégia de marketing pode fazer a diferença.
Realizar promoções e oferecer produtos e serviços de qualidade são algumas das possibilidades de fazer isso. Contudo, não despreze inteiramente a concorrência, as estratégias que os seus concorrentes usam podem oferecer métricas valiosas para que você veja aquilo que deu certo ou deu errado.
Assim, isso pode te ajudar a saber por qual caminho seguir para conquistar o público. Além disso, te auxilia a poupar gastos ao evitar estratégias que os concorrentes usaram e que não deram certo.
Além de se diferenciar dos concorrentes, é igualmente importante criar autoridade para a sua marca. Isso pode ser feito com uma boa estratégia de marketing.
Criar autoridade da sua empresa quer dizer construir uma marca forte no mercado, que seja vista como referência pelo público. Essa é a chave para estabelecer um negócio sustentável a longo prazo.
É preciso fazer com que a sua empresa faça parte do dia a dia das pessoas, e isso é possível construindo valor para o seu negócio.
Estabelecer uma relação duradoura com o público para que este venha até a sua empresa, e não o oposto, é um princípio do Inbound Marketing, que vem ganhando cada vez mais destaque.
Para investir nessa ação, você pode entregar um conteúdo de qualidade e útil para o seu público-alvo. Isso ajuda a construir a confiança das pessoas no seu negócio, e torna a sua marca mais próxima deste grupo. Com isso, você fideliza este público.
Muitas empresas usam essas estratégias no meio digital. Algumas ações que podem trazer resultados positivos são: a criação de um blog que agregue conteúdo de valor para os leads, a abertura de caixinhas no Instagram para tirar dúvidas dos seguidores e a gravação de vídeos curtos falando sobre o processo de produção dos seus produtos, por exemplo.
Um dos benefícios de investir na melhora da relação com o público é a possibilidade de conscientizar aquele segmento de que ele precisa do que você oferece. Quando isso acontece, existe a probabilidade de reduzir o ciclo de venda, considerando desde o primeiro contato do lead até a finalização da compra.
Além disso, há uma outra vantagem: pode-se entender melhor os comportamentos deste grupo, o que ajuda na tomada de decisões.
Veja também: Como funciona o Marketing Digital? Veja tudo sobre
Sem dúvidas, tomar decisões é uma das atividades mais frequentes dos empreendedores. Essas decisões podem envolver tudo o que diz respeito a empresa: a mudança de fornecedores, o valor de orçamento para certa campanha de marketing, aquilo que vai ser publicado nas redes sociais, quando é o melhor momento de fazer uma promoção e mais.
Tomar decisões estando à frente de uma empresa é uma tarefa complicada. Mas as estratégias de marketing podem deixar o fardo menos pesado. Isso porque uma boa estratégia de marketing engloba a análise das métricas das campanhas. Isto é, saber aquilo que deu certo, o que não deu, quanto as campanhas converteram, observar a evolução de vendas e do lucro, dentre outras ações.
Por fim, mas não menos importante, a estratégia de marketing bem feita pode ajudar a sua empresa a lucrar mais. Com uma melhor divulgação dos produtos e/ou serviços do seu negócio, alcance de um maior público e ações eficientes, você pode conseguir fazer mais vendas.