A região do Vale do Silício é muito famosa no mundo inteiro, já que abriga várias empresas do ramo da tecnologia. Corporações de informações, computação, componentes eletrônicos, redes e internet estão localizadas nesta região. Mas, quais as principais empresas do Vale do Silício?
O próprio nome vem do Silício, segundo elemento químico mais abundante no planeta, perdendo somente para o oxigênio. A importância desse elemento químico se dá por ser a matéria-prima básica na produção de chips e também transistores, elementos usados na fabricação de computadores.
O Vale do Silício não é somente uma cidade, ele abrange muito mais que isso e é composto por várias localidades. Logo abaixo, você aprenderá mais sobre o Vale do Silício, sua origem, localização e as principais empresas que lá estão localizadas.
LEIA MAIS: Centralizar ou descentralizar a infraestrutura de TI?
O Vale do Silício está localizado na Califórnia e começou a se desenvolver no início da década de 1950. Aos poucos as empresas foram chegando e se instalaram na região devido aos seus benefícios fiscais. Assim, acabou atraindo mais universidades e tecnologias.
Para entendermos um pouco mais sobre essa região, é necessário destacar que ela é composta por várias cidades. O Vale do Silício é formado por Palo Alto, San Jose, Sunnyvale, Los Gatos e algumas outras cidades da Califórnia. As duas primeiras são as mais conhecidas.
Essa região é o maior polo de tecnologia e inovação do mundo, onde várias empresas com grande potencial estão localizadas.
No período da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos empregava grande parte de seus investimentos em tecnologia em vários centros de inteligência. Com isso, muitos outros centros do tipo foram criados com a mesma finalidade, inclusive, esse, do Vale do Silício.
Mesmo após o fim da guerra, as atividades continuaram, até mesmo pela instabilidade do período da Guerra Fria, a corrida econômica. Uma das primeiras pessoas a se instalar na região foi Willian Shockley, vencedor do prêmio Nobel de Física, especificamente em Palo Alto.
A região é de extrema importância, pois ela é o berço das principais inovações científicas em tecnologia e negócios dos Estados Unidos. As maiores tendências a serem seguidas por diversas regiões e países, saem de lá.
Vale ressaltar que o Vale do Silício abriga 39 das 1.000 empresas mais valiosas dos Estados Unidos. Sendo que 25% dos trabalhadores de tecnologias se localizam lá, além de metade dos investimentos de capital do país.
A região tem um dos maiores índices de concessão de patentes dos Estados Unidos, sendo a maioria, de tecnologia. A maior taxa de milionários e bilionários per capita do país também se encontra por lá.
Existem várias empresas localizadas no Vale do Silício, algumas têm suas sedes principais, já outras possuem filiais na região. Algumas nasceram nas redondezas, outras instalaram seus escritórios ou até migraram seus negócios para a área após algum tempo.
Tudo isso tem um simples motivo, estar no Vale do Silício garante aceleração de crescimento dos negócios e até mais investimentos. Afinal, é o polo das maiores empresas do país, além de ser referência quando o assunto é tecnologia e também inovação.
Algumas das empresas que estão localizadas nessa região e podemos destacar são: Intel, Microsoft, Facebook, Apple, Google, HP, Samsung e Amazon. Abaixo você irá conhecer todas essas empresas e entender seu ramo de atuação e também o porquê se encontram na região.
A rede social de Mark Zuckerberg possui mais de 2 bilhões de usuários ativos todo mês, sendo localizada em Menlo Park. Sendo que atualmente é considerada uma das empresas mais valiosas do mundo, com um modelo de negócios que gira em torno de anúncios.
Aliás, todos os anos o faturamento é bilionário. Cada vez mais empresas gastam com anúncios, porque sabem que o Facebook traz retorno. A rede social conta com um sistema refinado, capaz de identificar as preferências de seus usuários e assim facilitar as vendas.
A Hewlett-Packard, ou somente HP, é uma multinacional que desenvolve hardwares, softwares, além de produtos de alta qualidade, como computadores e periféricos.
A Apple está localizada em Cupertino, é uma das maiores fabricantes de eletrônicos, softwares e serviços online em nível global. Os seus produtos mais famosos incluem iPhones, Ipads, computadores e até mesmo veículos eletrônicos.
No ano de 2015 se tornou a primeira empresa americana avaliada em mais de 700 bilhões de dólares. Mesmo com a morte de seu fundador e proprietário, Steve Jobs, o modelo de negócio continuou dando certo e rendendo muito todos os anos.
VOCÊ VAI GOSTAR: Venda TODOS OS DIAS no Instagram com os seguidores que você tem hoje
O Yahoo! foi uma das pioneiras no ramo de internet no mundo todo e mantém suas operações ativas até hoje. Além de já ter sido o mais utilizado buscador do mundo, antes de ser ultrapassado por Google e Bing.
Por fim, é fornecedora de diversos serviços na web, como e-mail, mecanismos de busca e portal de notícias. Mas, infelizmente o Yahoo! Respostas perdeu espaço e foi retirado do ar, uma pena, para aqueles que acessavam a rede na década de 2000.
A empresa aparece no top 20 das mais valiosas do mundo, é segunda maior empresa de semicondutores do planeta, atrás apenas da Samsung. Foi avaliada com um valor de mercado de 216 bilhões de dólares, conforme a cotação de suas ações, além de fornecer tecnologia para Dell, Lenovo e HP.
É uma das principais fabricantes de processadores do planeta, sendo uma referência no segmento. Possivelmente, se você está lendo esse texto por um computador ou notebook, há peças da Intel nele.
O Twitter tem mais de 335 milhões de usuários ativos mensalmente, é outra rede social instalada no Vale do Silício. Sendo também chamada de microblog, pois tem uma limitação de caracteres.
Fez muito sucesso no fim da década de 2000 e voltou com tudo nos últimos anos. Sua marca é agilidade, servindo para a divulgação de informações e coisas do tipo.
A Netflix conta com mais de 100 milhões de usuários que consomem séries e filmes diariamente. O valor de mercado da empresa gira em torno de 160 bilhões de dólares, porque foi afetada pela pandemia.
A empresa investe no mundo inteiro, inclusive no Brasil, com o desenvolvimento de séries e de filmes nacionais. Aliás, a expectativa é de que lancem praticamente um filme por semana nos próximos anos, aumentando e muito o seu portfólio.
A Amazon tem como carro-chefe o comércio eletrônico, mas também oferece serviços de computação em nuvem e tecnologia. A empresa localizada no Vale do Silício aparece avaliada em 1 trilhão de dólares, sendo apenas a segunda a atingir essa marca.
O logo da famosa empresa possui uma seta da letra A até a letra Z, indicando que possuem qualquer tipo de produto. Uma curiosidade da empresa é que o primeiro livro vendido online saiu da garagem da empresa, do CEO, Jeff Bezos.
Eles também trabalham com um serviço de streaming, que deverá ganhar mais força nos próximos anos e fazer frente à Netflix. Embora não seja a especialidade, ajuda a ampliar o leque de atividades.
FAÇA ISSO >> Dê o primeiro passo para a sua empresa Crescer
A Adobe é uma desenvolvedora de aplicações com sede em San José, possuindo mais de 10 mil funcionários ao redor do mundo. Algumas das mais usadas aplicações da Adobe são Photoshop, Flash e PDFs Acrobat.
São programas que normalmente não vêm instalados no computador, mas que são ótimos para ajudar em diversas tarefas. Aliás, é uma das mais tradicionais da tecnologia.
Uma das maiores multinacionais de tecnologia do mundo, a empresa de Bill Gates oferece diversos serviços e também produtos. Ela também oferece licenças, suportes, computadores, eletrônicos e até softwares.
A Microsoft foi a primeira empresa do mundo a bater 1 trilhão de dólares em valor de mercado. Desde a década de 1990 o seu fundador aparece nas listas dos homens mais ricos do mundo.
A maior rival da Apple, a Samsung também tem escritório no Vale do Silício, mais especificamente em San Jose. Contudo, a empresa tem origem sul-coreana.
A empresa possui uma diversificada gama de investimentos em eletrônicos, serviços financeiros, construção de barcos e até médicos. Além disso, no seu início, a Samsung comercializava macarrão, isso mesmo, ela era do setor alimentício.
A base do Google se encontra em Mountais View, o nome da empresa é um trocadilho, o numeral 1 seguido por 100 zeros. Além de ser o maior mecanismo de busca do mundo, ele exerce atividades como publicidade online, desenvolvimento de hardware e softwares.
O Google está avaliado em mais de 320 bilhões de dólares. Nos últimos anos refinou seu mecanismo de buscas, mas tem apresentado cada vez mais propagandas. Afinal, as empresas investem pesado para aparecer nos primeiros lugares.
A Electronic Arts, mais conhecida como EA Sports, uma indústria de jogos eletrônicos, é outra que se situa no Vale do Silício. Estando localizada em Redwood City, é uma das mais conhecidas criadoras de games do mundo e tem como carro chefe, FIFA e Battlefield.
A empresa ganhou muito espaço ao longo das últimas duas décadas, com o avanço dos videogames, como Playstation e Xbox. Além é claro dos computadores que rodam jogos cada vez mais pesados.
A empresa da Disney, envolvida no mercado do entretenimento e fundada por Steve Jobs, também está no Vale do Silício. A Pixar é famosa por animações como Toy Story, Vida de Inseto, Procurando Nemo, Os Incríveis e Monstros S.A.
O estúdio já desenvolveu vários filmes que passaram da marca de 1 bilhão de bilheteria. Especialista em animações infantis, foi um das principais aquisições da Disney, em 2006, por 7,4 bilhões de dólares.
Possuindo mais de 2 bilhões de usuários, sendo que 80% utilizam todo dia, é um dos aplicativos mais utilizados da atualidade. Também é uma das empresas localizadas na região do Vale do Silício, foi adquirida pelo Facebook e fundada em 2011 por ex-funcionários do Yahoo!.
O aplicativo permite enviar mensagens de texto, áudio, vídeo, fotos e várias outras funcionalidades facilmente. Mas, nos Estados Unidos não faz muito sucesso, por lá eles preferem enviar mensagens de modo tradicional, no estilo torpedo.
Todas essas empresas se encontram no Vale do Silício, por isso ele é tão importante e abriga algumas das mais valiosas empresas do mundo.