Quais as melhores plataformas para você investir em marketing digital? Confira!

Investir no marketing digital é algo que pode assustar quem está atuando com startups. Entretanto, poucas pessoas compreendem que o meio digital é uma ótima saída para utilizar várias estratégias sem a necessidade de ter um grande capital. 

Assim, quem busca por resultados relevantes é uma estratégia que seja rentável e deve conhecer melhor o meio digital para entender todas as suas possibilidades criativas na hora de promover seu próprio negócio. 

Esse tipo de investimento é necessário para qualquer tipo de empresa, porém, as iniciantes devem ficar ainda mais atentas a essa opção. Logo não podemos falar muito sobre o começo do negócio digital sem incluir todas as possibilidades do marketing. 

O marketing digital é mesmo importante?

Atualmente o mercado está mais movimentado e competitivo a cada dia e por conta disso as empresas estão com mais dificuldade para conseguir destaque com tantas ofertas disponíveis. 

De acordo com pesquisas feitas em 2019, cerca de 78% das pesquisas que foram feitas online através de dispositivos móveis acabaram resultando em compras offline. Esses resultados podem comprovar que o marketing digital é uma opção interessante para quem deseja um investimento menor e não quer abrir mão dos bons resultados. 

Essa estratégia é efetiva, barata e mensurável. Logo, esse conjunto de qualidade oferece a possibilidade de crescimento que uma empresa necessita para ter bons resultados de venda. 

Sendo assim, o primeiro passo é começar a lançar o nome do mercado. Isso pode parecer difícil, mas começa de uma maneira simples, ou seja, acompanhado de uma criação de consciência da marca. Assim, esse investimento tornou-se uma base para a multiplicação e o fortalecimento de quem está chegando no mercado. 

Assim, esse meio bastante efetivo deve também ser ligado a uma divulgação assídua e bastante engajamento. Seguindo esses pontos é possível ter um diferencial com investimentos baixos. O conjunto dessas características por gerar um maior alcance e reconhecimento da marca, logo, a atração dos clientes poderá aumentar exponencialmente. 

O marketing digital também auxilia no impulso de resultados pré-venda mostrando uma prospecção dos clientes para que se tenha uma noção de vendas concretas. Seguindo todo o processo de estratégias, há possibilidade até de recompras. 

Veja também: 5 Hospedagens de Site Grátis: Comparação e qual escolher

Plataformas úteis

É claro que depois de iniciar sua empresa e decidir atuar com o marketing digital, é essencial descobrir plataformas que possam ajudar neste momento. Elas podem facilitar bastante o trabalho dos profissionais com opções de acelerar, automatizar e também simplificar cada processo. 

Dessa forma, cada ferramenta é criada para uma área, tendo funcionalidades diversas como, por exemplo, busca, comunicação, automação, design, criação, monitoramento, gerenciamento e muito mais opções. 

Sempre quando falamos de opções de plataforma, a busca pela melhor de todas é algo que os profissionais solicitam. Sendo assim, para definir qual a opção perfeita é necessário compreender qual o objetivo. 

Para trabalhar com negócios online é necessário ter organização e estabelecer metas. Elas são responsáveis por orientar sua empresa e para resolvê-las usamos as plataformas. Algumas delas podem atuar em objetivos bastante específicos enquanto outras abrangem funcionalidades maiores. 

Outra diferença é que uma parcela delas são gratuitas, enquanto a outra parte demanda um pagamento. Entendendo isso podemos concluir que a melhor opção é aquela que atende a necessidade da empresa. Assim, vale conhecer algumas opções que estão disponíveis no mercado. Veja a seguir algumas que se destacam a depender da área:

Redes sociais

Hoje passamos muito tempo frente às redes sociais, sejam elas Facebook, Instagram ou outras opções. Elas costumam oferecer entretenimento e interação. Por esse motivo, vale observar quais as opções disponíveis em cada um desses canais. Existem plataformas que podem auxiliar na hora de inserir seu negócio na utilização desse local da internet. Veja algumas ferramentas úteis. 

  • MLabs - útil para gerar relatórios, facilitar atendimentos online, criar agendamentos e compilar vários perfis em um único canal/
  • Buffer - estimula o relacionamento com os clientes auxiliando no monitoramento de mensagens diretas e citações; 
  • Hootsuite - junção de várias ferramentas com diferencial de facilitar o gerenciamento remoto. 

E-mail

Quem acredita que o e-mail morreu está errado. Ele ainda é usado para fidelizar clientes e nutrir o relacionamento. Por ser algo bastante pessoal, essa opção tem uma maior aproximação. Aqui, as plataformas podem facilitar, por exemplo, na automatização de mensagens. Conheças as opções:

  • Mailchimp - possui um compilado de ferramentas para realizar tudo o que é necessário para o contato por e-mail;
  • E-gol - oferecem utilização gratuita e tem limite para até 5001 contatos; 
  • GetResponse - tem como forte funcionalidade como os funis de vendas que melhoram o funcionamento da comunicação. 

Landing pages

Independente do objetivo do site, uma landing page bem feita é super importante. Isso porque é ela que chama o cliente a conhecer a empresa. Logo, algumas opções de ferramentas podem ajudar o profissional a desenvolver essa página.

  • Unbounce - oferece templates prontos, páginas para formulários, download, stick bars, pop-ups, entre outras opções;
  • Instapage - foca em anúncios e links patrocinados além de possibilitar a criação de uma landing page em minutos. 

Outras opções

Além dessas modalidades há ainda outras opções como a automação de marketing. Essa modalidade ajuda na análise dos comportamentos de maneira automática e oferece relatórios importantes. Assim, as opções disponíveis são: Hubspot; RD Station; Keap; LeadLovers e outras. 

Usar o Searching Engine Optimization (SEO) é também muito importante. Ele garante que sua página esteja ranqueada dentre as opções mais úteis para o usuário. Assim, para ajudar na montagem de estratégias, vale conhecer plataformas como: Ubersuggest; Varvy, Google Serach Console e outros. 

Ter um blog pode ser uma ótima saída para quem possui um negócio. Ele permite a postagem de materiais maiores e mais informativos. Além disso, é uma ótima forma de entrar em contato com os clientes. Sendo assim, os principais sites para isso dão: WordPress; Tumblr e Medium. 

Veja também: Emprego na área de marketing: encontre as melhores vagas HOJE!

Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!