Você já parou para pensar quais são as diferenças e similaridades entre logomarca e logotipo? A pessoa deve se lembrar logo da Apple assim que vê uma maçã mordida, ou ainda lembra da sua marca favorita ao ver algo que se assemelha aos símbolos dela, não? É claro que sim!
Mas, o que realmente te faz lembrar dessas marcas? E o que será que tem ligação com logotipo, e o que vem da logomarca? O que significam esses conceitos, e como identificá-los e diferenciá-los? Nesse texto, você confere mais sobre o tema.
E o melhor é que aqui você vai entender tudo de maneira simples e direta, com exemplos e muito mais. Mas, para começar, é preciso entender que a principal característica de ambos é a de serem um item essencial para o fortalecimento das marcas, incluindo a sua.
Para muita gente, logotipo e logomarca são a mesma coisa, sem diferenciação entre os dois. Outros ainda acreditam que o nome a ser dito não tem diferença, e “dá tudo na mesma”. Entretanto, esse pensamento está errado. Isso porque é sempre importante entender mais sobre o tema.
Pode ser que você precise desses conhecimentos para mandar bem em uma reunião com o time de design, por exemplo. Ou ainda para arrasar em uma entrevista de emprego, ou até mesmo em seu dia a dia, caso trabalhe na área.
E o melhor, é que os conceitos são realmente muito simples. Sendo assim, a grande maioria dos logos é composta por dois itens, que são a parte escrita, bem como um desenho. Um bom exemplo, é o logo do Android, que é um robozinho verde + Android.
Viu como tudo fica mais fácil ao se pensar dessa forma? Assim, você terá muito mais facilidade em entender quem é quem na hora de falar sobre design. Dessa forma, um bom profissional será capaz de pensar melhor em como compor uma logo completa, por exemplo.
Para resumir, o logotipo é a parte escrita, que é o nome da marca, mas disposto de forma estilizada. Já a logomarca nada mais é do que o símbolo, o desenho ou o ícone que representa, que indica, a marca de maneira visual.
Entretanto, é possível sair dos padrões. Sendo assim, as marcas não precisam ter, obrigatoriamente, ambos os tipos em sua composição de identidade visual. Um excelente exemplo é o logo da Coca-Cola. Para funcionar, ele conta com três características fortes:
· Nome pouco comum;
· Termo que “pega fácil”;
· Força da própria marca.
Além disso, existem marcas tão famosas que funcionam sem o logotipo, apenas com o símbolo (logomarca). Um bom exemplo é a sereia do Starbucks.
Muita gente acaba utilizando o termo logomarca para se referir a toda logo de uma marca. Assim, a palavra vem do grego “Logos”, que significa “significado”, ou ainda “conceito”. Em conjunto com o Logos, está o germânico “marka”, que também significa o mesmo que o Logos.
Sendo assim, a logomarca surgiu do logo + marca, que significa a mesma coisa diretamente, mas juntas podem identificar “significado do significado”, ou ainda “conceito do conceito”. Sendo assim, falar apenas logomarca nem sempre é o termo mais indicado.
Entretanto, atualmente é muito comum que esse termo seja utilizado com frequência por muita gente. Mas, com a grande popularização da logomarca, o logotipo surgiu para identificar a parte do texto do logo, como visto acima. Então, a logomarca pode ser trocada pela “marca”, muito mais simples e direto.
Como você pode conferir acima, existem algumas diferenças entre os termos logomarca e logotipo, bem como em seus conceitos. Mas, agora é hora de saber o que essas palavras possuem em comum.
Para começar, ambas possuem uma grande força em sua composição gráfica, ou seja, o modo como estão dispostas, visualmente falando. Então, independente de qual você for falar, é óbvio que o conceito visual estará incluso. Um bom exemplo são as cores utilizadas, que podem facilitar o entendimento pelo público.
Uma boa forma de entender melhor, é pensar no McDonald’s. As cores dessa marca são vermelhas e amarelas, e não foram selecionadas sem pensar. Isso porque a combinação entre as duas cores acaba estimulando o consumo.
Além disso, são fortes a ponto de te fazer querer sair da loja de maneira rápida. Esse é o conceito de fast-food. Inteligente, não é mesmo? O McDonald’s criou uma marca pensada especialmente para a forma como querem que os clientes consumam o seu produto de maneira rápida.
Além disso, a marca do McDonald’s é bem simples e visível, com apenas o M amarelo e o McDonald’s em branco. Isso acontece para que a marca possa ser utilizada de maneira reconhecível em qualquer mídia de anúncios, ou ainda mídias comuns, sem perder qualidade.
Todos os seres humanos são seres visuais. Isso significa que todos dão muita atenção para o que podem apreciar com os olhos. Portanto, o design e a identidade visual dos produtos e marcas são extremamente importantes para o sucesso da mesma.
Assim, fica muito mais fácil saber qual marca está fazendo o que, e onde se encontram. Além disso, o cérebro humano consegue armazenar uma imagem com maior facilidade do que um texto comum.
Como você pode conferir acima, é preciso ter uma identidade visual para seu negócio. Isso porque é muito importante ter esse reconhecimento visual para que seu empreendimento possa funcionar bem. E não importa se é uma grande, micro ou pequena empresa.
Todos os negócios precisam ser vistos, e o seu logotipo é a forma de fazer com que isso ocorra. Ela é, em geral, a primeira coisa que vem para a cabeça dos seus clientes, e possíveis clientes, identificando a sua marca de maneira rápida e eficiente.
E, além disso, o logotipo é um elemento essencial para a própria identidade visual do seu negócio. Isso porque, dessa forma, será possível ser diferenciado dos seus concorrentes, bem como tomar seu lugar no mercado em que atua.
Outro ponto importante, é que o seu logotipo vai ser importante pra direcionar a criação de diversos materiais gráficos para a sua marca. Entre esses materiais, estão os folders, banners, anúncios digitais, cartões de visitas, fachada, entre muitos outros, de acordo com a sua necessidade.
Como você conferiu nesse texto, logomarca e logotipo são importantes para que uma empresa possa atuar de maneira mais visível em seu mercado. Sendo assim, é preciso criar os seus, e dar uma cara mais reconhecível para a sua marca.
Para isso, o ideal é procurar o auxílio de profissionais especializados, como designers ou agências de publicidade. Entretanto, também é possível criar você mesmo os seus, que o serviço pode sair um pouco caro.
Então, se quiser se aventurar na criação de logotipos e logomarcas, será preciso encontrar um site que ofereça um espaço para o trabalho. Atualmente, existem muitos sites que oferecem essa possibilidade de forma gratuita, enquanto outros contam com muitos recursos interessantes, mas necessitam de pagamento.
Seja como for, pense bem antes de começar a criar a sua identidade visual, através do logo, e não deixe de dar uma cara para o seu empreendimento. Assim, ficará muito mais fácil alcançar melhores resultados, seja no marketing tradicional, ou no digital.