Investir em um site é uma boa opção para quem pretende vender pela internet, mas existem alternativas tão interessantes quanto essa. Você sabe qual é a melhor plataforma de vendas? Estes são sites que permitem a criação de lojas virtuais ou o anúncio de produtos. Assim, o seu negócio pode crescer.
Algumas das plataformas possuem logísticas bem complexas, garantindo até mesmo o contato com empresas de entregas. Enquanto isso, o desenvolvimento de um site para e-commerce é algo mais complexo, já que o empreendedor precisa controlar o estoque e ficar atento a todas as entregas.
Atualmente podemos encontrar diversas plataformas de vendas que oferecem atendimento parecido. Então, o melhor a fazer é avaliar bem todas elas, para identificar aquelas que cobram as taxas mais baixas e assinaturas mais em conta. Hoje você vai descobrir qual é a melhor plataforma de vendas da internet!
VEJA TAMBÉM: Melhores ferramentas de automação de marketing
Uma plataforma de vendas, conhecida também como plataforma de e-commerce, é um sistema virtual onde é possível cadastrar os seus produtos para venda. Dessa forma, é possível desenvolver uma loja própria nesta plataforma de vendas e gerenciá-la. O controle de estoque e a alteração nos preços são duas das funções oferecidas pelo sistema.
É algo bastante importante para o varejo eletrônico, onde o comerciante tem a liberdade para escolher uma plataforma de vendas ou desenvolver a sua própria loja virtual, como a criação de um site. Mas, no caso da plataforma de vendas, é necessário que ela atenda todas as suas necessidades, para que os clientes tenham uma boa experiência de compra.
Ainda falando sobre plataforma de vendas, existem as plataformas de afiliados. Neste caso, o empreendedor ou desenvolvedor de um produto não cria uma loja virtual, apenas cadastra em um site e então os afiliados ficam responsáveis pela divulgação. Desse modo, é pago uma porcentagem e todas as partes saem ganhando.
Com a plataforma de vendas será possível vender pela internet mesmo sem ter um site próprio. Mas, não é uma simples ferramenta que é utilizada para potencializar o seu negócio. Até porque é importante ter um bom planejamento, garantindo que tudo funcione de uma maneira perfeita.
Uma das vantagens é que a figura do vendedor não existe, além de permitir a realização de vendas por 24h e também aos fins de semana. Assim, como não existe um vendedor, todas as informações sobre os produtos são apresentadas por meio de fotos, vídeos e textos.
A plataforma de vendas ajuda a controlar os pedidos e o processo de entrega. Dependendo do sistema escolhido podem ser enviados e-mails informando o status da solicitação. Também é possível automatizar esse procedimento, permitindo o pagamento com cartões de crédito e boletos bancários.
Trabalhar com uma plataforma de vendas é algo bacana, já que assim o empreendedor ou desenvolvedor de produtos fica com mais tempo livre. Por fim, boa parte delas permite uma personalização quase que total, deixando o sistema com a cara da sua empresa.
As plataformas de e-commerce são aquelas que permitem aos donos de lojas físicas ou empreendedores virtuais a criação de lojas online. Dessa forma, podem atingir um grande público e aumentar o faturamento. Porque depende apenas de um site empresarial nem sempre é o melhor caminho, ainda mais com a internet cada vez mais disputada.
Existem diversas plataformas de e-commerce e nada impede que você faça o cadastro em mais de uma delas. Então, é possível criar contas em diferentes sistemas, para chegar ainda mais longe. A seguir você confere algumas opções que adotam este sistema:
A Nuvemshop possui uma tecnologia robusta, sendo muito fácil de utilizar. Por isso, é apontada como líder do setor na América Latina. Realmente ela é interessante, já que permite aos empreendedores escolherem entre 40 opções de personalização. Além disso, o sistema ainda oferece um bom acompanhamento conforme o Google Analytics.
A Nuvemshop é uma plataforma de vendas completa, oferecendo uma bela integração com o Facebook Store e com o Instagram Shopping. Também conta com um aplicativo para o monitoramento da loja virtual, disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Qual é a melhor plataforma de vendas? Essa certamente está entre as primeiras.
Se você já possui uma loja ou está produzindo alguns produtos, não pode deixar de conhecer essa plataforma de e-commerce. Por fim, ela também possui um sistema relacionado com empresas de envios, como Correios, Loggi e o Mercado Envio, além de facilitar o pagamento pelo PayPal, Mercado Pago e PagSeguro, entre outros.
A Amazon é considerada hoje uma das principais empresas do mundo, sendo que o proprietário é o homem mais rico do planeta. E a Amazon permite que empresas de diferentes lugares aproveitem o seu sistema para realizarem vendas. Contudo, no Brasil ainda não é possível comercializar qualquer tipo de produto.
Qual é a melhor plataforma de vendas? A Amazon certamente aparece entre uma das favoritas do público. Por isso, associar a sua marca com essa empresa pode ser uma grande ideia, capaz de fazer aumentar o número de vendas realizadas. De fato, isso pode fazer com que muito mais pessoas vejam o seu produto.
Essa é uma plataforma voltada para os usuários que não possuem experiência com o desenvolvimento de lojas virtuais. A grande vantagem é a sua dinâmica, que permite ser acessada tanto por computadores como por dispositivos móveis. De fato, a Wix é considerada uma das plataformas de vendas mais populares atualmente.
Pelo Wix o empreendedor pode escolher cartões de crédito ou boleto bancário como opção de pagamento, sem a cobrança de comissão a cada venda realizada. Assim, permite que os consumidores tenham boas opções para realizar o pagamento de suas compras, o que é um atrativo.
Oferece um sistema no qual é possível conferir todos os detalhes relacionados aos pagamentos e aos acompanhamentos de entregas. Para encerrar, possibilita a configuração de cupons de desconto, ajudando a atrair interessados nos produtos. Enfim, Wix é um nome conhecido e consolidado, fazendo com que possa ser benéfico para o seu negócio.
O Drupal é uma ferramenta de código aberto, por isso oferece uma excelente personalização para quem pretende montar uma loja virtual. Por outro lado, não é tão completo quanto as outras opções dessa lista, até mesmo comparando com alternativas de código aberto. Ou seja, você até pode ser criativo, mas talvez não seja possível colocar em prática todas as ideias pensadas.
Essa plataforma é recomendada para quem já possui conhecimento e deseja economizar na assinatura do serviço. Uma vantagem é que possui diversos plugins, oferecidos por seus usuários, é possível selecionar os melhores e deixar a sua página bem atraente. Pode não ser a melhor plataforma de vendas, mas aparece bem cotada.
Essa aparece entre uma das plataformas de vendas mais populares do mercado, oferecendo ferramentas que realmente ajudam os donos de lojas. O melhor de tudo é que o Linx Commerce não cobra taxas por vendas realizadas em sua loja virtual. Se você ainda não conhecia, vale dar uma estudada e conhecer mais sobre ela.
Proporciona aos usuários uma grande variedade de opções, que podem ser personalizadas para atender melhor o seu negócio. Além disso, por meio do motor de busca interno os produtos podem ser encontrados facilmente, até quando escritos de maneira errada. Enfim, é um sistema fácil de usar e cheio de benefícios.
O Linx Commerce pode ser conectado com sistemas ERP, permitindo um monitoramento complexo do seu negócio. Dessa forma, dá para identificar quais produtos foram vendidos e quais estão no estoque, controlando também o caixa da loja virtual. Portanto, entrega todos os detalhes que são importantes aos empreendedores.
O Shopify é uma plataforma ideal para a criação de sites de vendas. Assim, existem diversos modelos prontos, que podem ser adotados por você. Além disso, a plataforma proporciona uma ferramenta que ajuda a analisar a quantidade de visitas e o número de vendas realizadas pela sua loja.
Diferente de outras plataformas de vendas digitais, no Shopify é preciso fazer uma assinatura mensal para ter acesso ao sistema. Portanto, eles não fazem cobranças conforme a quantidade de itens vendidos, o que pode ser bom ou ruim. Por exemplo, se você vender muito, a taxa cobrada será a mesma do que se vender nada.
No começo de suas atividades o Mercado Livre era visto com desconfiança por seus usuários, mas isso mudou ao longo dos anos. Hoje ele é considerado uma das melhores alternativas pelas empresas que desejam fazer vendas online. Afinal, é possível encontrar na plataforma um grande acervo de produtos.
Por meio do Mercado Pago os vendedores podem realizar vendas usando o cartão de crédito, mesmo que a sua loja virtual ainda esteja no começo. Enfim, hoje as pessoas já não possuem mais medo de comprar pelo Mercado Livre e essa pode ser uma grande opção para fazer o seu negócio crescer.
Além das plataformas de vendas existem as plataformas de afiliados. Neste caso, o empreendedor ou desenvolvedor de um produto, seja ele físico ou digital, faz um cadastro e então o item passa a ficar disponível. Em alguns casos, é o próprio produto que desenvolve o marketing, usando a plataforma apenas para ter relação com o público consumidor.
Em geral, os afiliados podem anunciar os produtos oferecidos na plataforma, recebendo comissões a cada venda realizada. É um sistema onde as três partes saem ganhando: os desenvolvedores, os afiliados e a própria plataforma. E tem mais: após uma determinada quantidade de vendas realizadas, o afiliado digital pode receber prêmios.
Esse é um sistema muito popular nos Estados Unidos e que ganhou força no Brasil a partir da década de 2010. Hoje em dia é comum anúncios no YouTube e no Instagram, onde alguém aparece dizendo que faturou milhares de reais nos últimos meses. Até parece ser mentira, mas com o sistema de afiliados isso é possível.
A Hotmart é uma plataforma que trabalha principalmente com a venda de produtos digitais. Cursos online, videoaulas e e-books aparecem como os mais populares. São itens que passaram a ser consumidos com o desenvolvimento da internet e que geram uma boa receita todos os meses. Além disso, é um formato de conteúdo acessível e prático.
É uma ótima opção para quem trabalha com o desenvolvimento de produtos online, já que pessoas de outros países podem realizar compras. Aliás, será possível atingir os mais variados públicos, o que não seria tão fácil apenas com um e-commerce próprio.
Por isso, a Hotmart é dividida entre os Produtores e os Afiliados, sendo que os Produtores são aqueles que desenvolvem algum conteúdo que pode ser vendido na internet. Assim sendo, uma boa vantagem é que não é necessário se preocupar com a entrega, já que é tudo online.
Qualquer pessoa pode fazer parte da Hotmart, no caso dos produtos, é válido somente para itens digitais. Dessa forma, é uma oportunidade de focar o seu tempo no desenvolvimento de conteúdos de qualidade, deixando o resto com a própria Hotmart. Portanto, no caso da produção, você ganhará um bom lucro e se for afiliado terá uma comissão.
A Monetizze é uma plataforma ideal para a venda de produtos digitais, mas também permite a comercialização de produtos físicos. Podemos dizer que ela é uma intermediadora entre os consumidores e os produtores. Assim, os afiliados são os responsáveis pela divulgação destes produtos, ganhando comissões por vendas.
Os produtores são aqueles que desenvolvem seus próprios produtos e se cadastram na Monetizze. A partir disso, não é preciso se preocupar com o marketing. A plataforma cobra uma taxa fixa de 9,9% do valor do produto e mais R$ 1 por cada transação realizada, a cada venda realizada.
A empresa oferece algumas ferramentas interessantes, como a disponibilização de relatórios atualizados, para que seja possível identificar quais produtos estão vendendo bem e quais não estão. Em resumo, a Monetizze é uma ótima opção para quem produz produtos de qualidade e quer aumentar os lucros.
Ela é considerada uma das referências em relação ao marketing de afiliados, porque oferece uma boa liberdade para quem aproveita o seu sistema. Portanto, se você é o produtor de algum item, principalmente um infoproduto, a Monetizze pode ser a melhor escolha para auxiliar com as vendas.
A Eduzz é uma plataforma semelhante às outras duas, sendo que é ótima para a venda de cursos digitais, aplicativos e e-books. Mas, também há espaço para os produtos físicos, em menor escala. Chama atenção que ela é bastante jovem e mesmo assim possui algum destaque em um meio tão concorrido.
E como não é tão antiga, ainda existe uma pequena quantidade de produtos disponíveis, o que pode ser uma boa ideia para o seu negócio. Afinal, a concorrência será menor e ao cadastrar novos produtos, os afiliados conseguem perceber rapidamente. Por isso, é uma boa ideia, embora não seja a melhor plataforma de vendas.
Caso você não tenha entendido, a plataforma de e-commerce é um ambiente onde é possível personalizar uma loja virtual. Desse modo, você passa a cadastrar os seus produtos e ainda terá que realizar ações de marketing para ampliar as vendas. Contudo, a plataforma empresta o seu nome e a sua credibilidade, o que o ajuda a vender mais.
Por outro lado, na plataforma de afiliados a divulgação é uma responsabilidade dos afiliados. Mas, eles fazem isso apenas porque recebem comissões a cada venda realizada, onde o percentual varia de acordo com a loja escolhida e com os produtos vendidos. Então, é um sistema onde todos os lados saem ganhando a cada nova venda.
Em geral, a plataforma de afiliados é a mais indicada para quem trabalha com o desenvolvimento de infoprodutos. Contudo, se você trabalha com itens físicos, então é melhor escolher uma plataforma de e-commerce. Em suma, os dois modelos são interessantes e podem proporcionar lucros para o seu negócio.
Qual é a melhor plataforma de vendas? A melhor é aquela que atende todas as suas necessidades e que garante um serviço de primeira. Você pode inclusive trabalhar com uma plataforma de e-commerce e disponibilizar o seu produto nas plataformas de afiliados. Além disso, nada impede de atuar em mais de uma dessas plataformas.
O importante é pesquisar bem e entender quais são as regras de utilização, as taxas cobradas pelo sistema e outros detalhes pertinentes. De fato, as vendas online não param de crescer e você precisa pensar nisso para aumentar os lucros do seu negócio. A cada ano são bilhões de reais movimentados com as negociações pela internet.
A EngajaTech oferece aqui no blog diversas dicas sobre marketing digital, para que você possa se preparar melhor e enfrentar a concorrência de igual para igual. Quer saber mais sobre as vendas digitais? Vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”, é só preencher as informações e nós entraremos em contato!