Quanto custa para manter um aplicativo na Play Store e no Google Play

A publicação bem-sucedida de um aplicativo no Google Play, conhecido também como Play Store, é apenas mais uma etapa do trabalho. Após criar e publicar um app, uma nova etapa se inicia. Então, como manter um aplicativo na Play Store?

Esse processo vai exigir custos contínuos de você. Mas não somente esses gastos contínuos, já que podem gerar também novos fatores rapidamente.

Afinal, você sabe que o mercado que envolve tecnologia possui consumidores com comportamentos afetados por variáveis.  Assim, eles podem se interessar por outros aplicativos de uma hora para outra.

Então, você está em um universo com mais de 3 milhões de aplicativos na Play Store. Além disso, esses dados crescem numa escala de 100.00 novos aplicativos por trimestre. Entretanto, a maioria desses apps nunca mais será atualizada.

Muitos desenvolvedores possuem a dificuldade de prever o que precisará ser mantido e principalmente o custo da manutenção do aplicativo.

Pensando nisso, nesse artigo vamos apresentar todos os custos para manter um aplicativo na Play Store. Além disso, aqui você vai poder estimar o quanto terá que gastar para manter seu app.

VEJA TAMBÉM: Qual é a equipe necessária para criar um aplicativo?

Google Play e Play Store são a mesma coisa?

Antes de continuar, é preciso entender um pouco mais sobre o que são a Play Store e o Google Play. Primeiramente, saiba que eles são dois nomes diferentes para a mesma coisa.

Então, manter seu aplicativo na Play Store é o mesmo que manter um aplicativo no Google Play. Isso porque os dois termos representam a loja de apps da Google, para smartphones com sistema Android.

Atualmente, o mais comum é que se utilize o termo Play Store, que é o oficial usado pela Google. Entretanto, não é difícil encontrar menções para a loja de apps sendo chamada de Google Play. Isso porque esse foi o nome utilizado por muitos anos.

Sendo assim, ambos os termos podem ser usados para representar a loja de apps para esse sistema operacional móvel. Agora que você já entendeu melhor sobre as nomenclaturas, vamos falar sobre os custos. Confira abaixo.

Como calcular custos envolvidos na manutenção do app

Na visão técnica, a manutenção de um aplicativo consiste em arrumar bugs e adaptá-lo para novos dispositivos ou versões de sistemas. Pode parecer um trabalho tranquilo, mas é preciso ter cuidado.

Isso porque nem sempre é tão simples. Em geral, os custos de manutenção incluem vários fatores, o que vai depender de como o seu aplicativo foi construído.

Além disso, é preciso considerar a necessidade de inserir novas funcionalidades, incluir conteúdos, fazer modificações no design ou tecnologias. Enfim, é preciso inovar.

Dessa forma, é bem provável que, ao pensar que está economizando durante a produção, futuramente você terá custos adicionais por tomar essa decisão. Ou seja, os custos totais vão depender de planos para melhorar os aplicativos. Confira os principais abaixo.

Updates de conteúdo e novidades

Atualmente, atrair e conquistar novos usuários é um enorme desafio para quem desenvolve um aplicativo. Entretanto, se você está lidando bem com essa fase, tome cuidado para não ficar estagnado.

Isso porque ficar parado no mesmo lugar é onde mora o perigo, já que os usuários ativos sempre esperam atualizações regulares nos aplicativos. Dessa forma, é preciso oferecer promoções e novidades em seu catálogo.

São esse tipo de atualizações que garantem retorno contínuo. Sendo assim, é preciso sempre fazer melhorias em seu aplicativo baseado em adições de novos conteúdos. Então, esse será um custo contínuo.

Analytics e pesquisas

É importante monitorar as interações da performance geral do seu aplicativo, através de acompanhamento de métricas. Elas podem ser número de instalações e mapas de calor que são fundamentais para orientar as atualizações de acordo com a preferência do público.

Ferramentas como o Google Analytics, Flurry e várias outras são gratuitas, entretanto, uma ferramenta mais avançada de análise possui um custo. Sendo assim, essa conta inclui custos de análise, pesquisas de usabilidade, revisões de UX e outras novidades.

VEJA MAIS: Quanto custa para manter um site?

Manutenção de problemas técnicos e revisão de design e desenvolvimento

Para manter um aplicativo na Play Store, é preciso ajustar erros, refinar códigos, alterar o design e inserir novas funcionalidades. Tudo isso exige custos constantes.

Nessa categoria, também é possível citar as mudanças nas regras de termos de condições de uso da loja de aplicativos. Essa variação pode ser grande, seja desde pequenos ajustes nos códigos até as famosas atualizações funcionais.

Segurança

A segurança é um custo importante para manter um aplicativo no Google Play. Ela pode servir para atualizar protocolos e garantir proteção contra ameaças que aumentarão bastante com a escala do app. Mas, também pode garantir a adequação de novas regras.

Hoje em dia, a segurança do seu app é muito importante para garantir a usabilidade dele. Existem diversos tipos de programas e usuários mal-intencionados, que podem causar problemas para o seu aplicativo.

Logo, nada mais justo do que investir um pouco em segurança para os seus usuários. Assim, você estará gastando um pouco mais, mas terá o retorno de que quem usa seu app está seguro. Também é mais provável que os usuários retornem ao se sentirem seguros.

Integrações

Inserir serviços como plataformas de pagamentos, notificações, mapas e outros sistemas como suporte através de bots, também vão contribuir para mais custos. Em geral, esse tipo de serviço envolve mensalidades ou anuidades.

Se recorrer a uma plataforma que constrói aplicativos, adicione APIs, armazenamento e outras funções. Assim, fica mais fácil de garantir a manutenção do seu app, além de simplificar o processo de mantê-lo nas lojas de aplicativos.

Quanto custa a manutenção de um aplicativo?

O custo da manutenção de um aplicativo vai variar em torno de 15% a 20% dos custos com o desenvolvimento inicial. Claro que isso vai depender da versão mais conservadora de mudança em relação ao projeto que se deu inicialmente.

Agora, aplicativos grandes e populares com uma boa monetização, precisam sempre se manter atuais. Assim, sempre terão custos de manutenção bem altos, podendo ultrapassar 50% do custo de desenvolvimento por ano. Um exemplo desses aplicativos, são Uber e Ifood.

Como reduzir o custo com manutenção de um app?

Não é possível fugir dos custos de manutenção de um aplicativo. Entretanto, isso não significa que não seja possível começar a economizar.

A melhor forma de não gastar muito para manter um aplicativo na Play Store é o seu desenvolvimento. Sendo assim, no começo, é preciso tomar decisões que consigam garantir a facilidade e baixo custo de manutenção no futuro.

Quantos custa um programador de aplicativos?

Para entender como se forma o preço de um aplicativo de celular, é preciso compreender como ele foi desenvolvido. Um aplicativo exige bastante conhecimento e desenvolvimento de software e design.

Além disso, desenvolver um app utiliza tecnologias diferentes das utilizadas para criação de sites. Sendo assim, é bastante comum encontrar agências que desenvolvem aplicativos.

Elas entraram nesse ramo por conta da finalidade dos aplicativos. Em alguns casos, eles estão ligados ao marketing e relação com os clientes. Então, podem ser e-commerce, catálogo de produtos, notícias, promoções, atendimento ao cliente, entre outros.

Como manter o aplicativo no Google Play?

Manter um aplicativo no Google Play, a loja de aplicativos para Android, é muito simples. Isso porque você precisa apenas criar uma conta como desenvolvedor na loja, sem mais nenhuma outra exigência.

Esse processo é barato e muito fácil de ser realizado. O custo para publicar um aplicativo é de U$25 (R$129,42), pago somente uma vez. Dessa forma, é preciso pagar apenas uma vez e assim publicar quantos aplicativos você desejar.

CONFIRA: Quanto custa a manutenção de um aplicativo?

Isenção de taxa para aplicativo na Play Store e no Google Play

Como visto acima, a Play Store é uma plataforma digital que possui aplicativos, filmes, jogos, músicas, livros, programas de televisão e outros. Ela foi desenvolvida pela Google, e é a loja oficial de aplicativos para Android.

Atualmente, ela vem pré-instalada em todos os aparelhos celulares com certificado, permitindo acesso ao seu conteúdo digital. Assim, ela possui um custo de U$25, pago somente uma vez, o que equivale a R$129,42 na cotação atual do dólar para o real.

Existe a isenção da taxa nesses casos:

  • Organizações sem fins lucrativos (ONGs);
  • Instituições educacionais credenciadas;
  • Entidades governamentais de países qualificados.

Esses são os únicos casos de isenção das duas plataformas. Isso significa que, se você não faz parte de nenhuma dessas condições, será preciso pagar a taxa.

Sendo assim, também é preciso considerar essa taxa na hora de planejar como você vai manter seu aplicativo no Google Play. Então, nada de começar seu projeto sem um bom planejamento totalmente definido.



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!