Aquela conversa de que chegaria um dia em que o mundo todo ficaria dependente do digital é coisa do passado. Isso porque esse momento já chegou: as pessoas já estão totalmente ligadas ao digital, e o mercado precisa se adaptar a essa realidade. Sendo assim, conheça algumas razões para criar um aplicativo para o seu negócio.
Se no início da década de 2000 as empresas corriam contra o tempo para adaptarem os seus próprios negócios à internet, a situação mudou - ou pelo menos um pouco. Manter seu empreendimento no mundo digital não é mais apenas um plus, mas sim uma necessidade de mercado.
No entanto, já faz alguns anos que ter um site próprio para o seu empreendimento não é a única forma de estar ativamente presente no digital. As redes sociais estão se tornando cada vez mais instrumentos de trabalho e está na hora de começar a pensar também nos aplicativos.
Afinal de contas, as pessoas estão muito mais conectadas aos seus smartphones, os quais carregam consigo para todos os lugares. É pelo celular onde elas compram e pesquisam coisas, e é por isso que um aplicativo pode ser interessante para novos empreendimentos.
Dito isso, pega o caderno de anotações ou o bloco de notas e vem conferir algumas dicas sobre o assunto.
A pouco mais de uma década atrás seria praticamente impossível pensar que uma simples empresa poderia criar um aplicativo para o seu negócio. Afinal de contas, apenas grandes empreendimentos contavam com dinheiro suficiente para trabalhar em cima de uma plataforma própria para mobile.
No entanto, a realidade já não é mais a mesma. Hoje em dia não é tão caro investir em um aplicativo para a sua empresa, visto que há inúmeras formas de desenvolvê-lo. O mercado de desenvolvimento de apps está cada vez mais acessível e pode ser um bom momento para apostar nisso.
No início, apenas alguns profissionais ligados à área de programação estavam suficientemente capacitados para desenvolver aplicativos. Mas atualmente já existem plataformas super simples e intuitivas que podem lhe ajudar a criar um app para o seu próprio negócio.
Além disso, com cada vez mais cursos da área surgindo, muitas pessoas estão se dedicando a esse trabalho. Dessa forma, temos o melhor de dois mundos: bons profissionais no mercado e a oportunidade de nós mesmos nos tornarmos um desenvolvedor.
CONFIRA AINDA: Como um site pode aumentar minhas vendas?
Não adianta, independentemente de quem seja o público alvo do seu negócio, ele provavelmente estará conectado ao mobile. Isso porque a grande maioria das pessoas hoje em dia já possuem smartphones, salvo algumas raras exceções.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda em 2018 apontou que 79,3% dos brasileiros têm celulares. Com os smartphones ficando cada vez mais acessíveis, a tendência é que esse número só aumente - e o mercado de apps só cresça.
Sendo assim, criar um aplicativo para o seu negócio pode ser um ótimo investimento, visto que abrange um mercado gigantesco. Isso pode facilitar a forma como as pessoas conhecem o seu empreendimento e, também, levar mais informações para o seu público.
Como citado anteriormente, a grande maioria das pessoas já contam com um aparelho celular, o qual levam consigo para todos os lugares. Sendo assim, qual a melhor maneira de se aproximar de seus clientes do que estar com eles a todo tempo, na palma de suas mãos?
Criar um aplicativo para o seu negócio pode lhe ajudar a aproximar os clientes de seu empreendimento. Isso porque você pode sanar todas as necessidades do seu consumidor, em relação ao produto, com apenas um app gratuito e acessível.
Se o cliente quer comprar um produto de sua loja, por exemplo, ele não precisa necessariamente procurar pelo site da sua empresa. Basta abrir o aplicativo, passear pelo catálogo digital e finalizar a compra em um só lugar.
Imagine que até um certo tempo atrás você precisava ir presencialmente até a loja que você queria apenas para fazer uma compra. Depois, bastava procurar pelo site da empresa desejada para então poder comprar os produtos de interesse em um lugar seguro.
Agora, tudo isso pode ser feito com um único aplicativo. Isso significa que criar um aplicativo para o seu negócio pode não apenas facilitar a vida do consumidor como também impulsionar as suas vendas.
Primeiramente, porque ter um app exclusivo para o seu empreendimento é uma forma de trabalhar com um canal a mais. Sendo assim, pessoas que preferem fazer suas compras pelo smartphone e já conhecem os seus produtos irão procurar a maneira mais fácil de efetuar uma compra segura, através do seu aplicativo.
Imagine que você quer muito comprar um produto ou contratar um serviço de uma determinada empresa. Sendo assim, você irá procurar pelas maneiras mais seguras de fazer isso, seja ligar para o local ou ir lá presencialmente, não é mesmo?
Criar um aplicativo para o seu negócio, no entanto, pode lhe ajudar a passar ainda mais credibilidade para o seu negócio. O app por si só, quando bem desenvolvido, já passa a sensação de que a empresa possui um perfil mais profissional e comprometido.
Além disso, no app você pode condensar as principais informações sobre o seu negócio, para além do empreendimento. Tenha um espaço destinado exclusivamente para tirar dúvidas do seu cliente, algo que também ajuda a se aproximar dele.
VOCÊ VAI GOSTAR: Quero criar um aplicativo, como começar?
Toda vez que seu negócio está com uma promoção ou lançando um novo produto, é necessário preparar toda uma campanha para que essa informação chegue até o consumidor. Isso vai desde publicações nas redes sociais até banners em sites ou investimento em Google Ads.
No entanto, ao criar um aplicativo para o seu negócio você tem uma ferramenta ao seu favor: as notificações. Com isso, você pode chegar até boa parte dos seus clientes apenas com uma notificação em seus smartphones, avisando-os da promoção ou do novo produto.
Isso faz com que o seu contato com o consumidor seja muito mais direto e efetivo. Além disso, pode ser uma ótima estratégia simplesmente por “fisgar” o cliente em momentos que ele não necessariamente estaria pensando sobre.
É só pensar nas vezes em que estávamos acessando algo em nossos smartphones quando “plim”, uma notificação do marketplace. Por mais que não estivéssemos olhando nada para comprar, aquele simples aviso já despertou o nosso interesse, se tornando uma potencial compra concretizada.
No entanto, não adianta criar um aplicativo para o seu negócio apenas por criar. É preciso trabalhar em cima da plataforma para que ela seja, de fato, algo que irá atender as demandas de seus clientes e, também, se mostrar atraente para quem ainda não conhece o seu empreendimento.
Sendo assim, o layout do seu aplicativo precisa ser atrativo e funcional. Ou seja, as informações precisam estar bem-dispostas no app, de forma que não atrapalhem de maneira nenhuma a experiência do usuário.
O que você achou dessas ideias? Quer ajuda com o desenvolvimento do seu app? Vá até o fim desta página e clique no botão “QUERO CRESCER”. Preencha as informações e nós entraremos em contato!