Os 3 Pilares para se tornar uma referência regional no Instagram

Atualmente, no mundo digital, alguns fatores são essenciais para se definir uma boa estratégia de conteúdo na rede. Um perfil de sucesso, significa que o canal tem um público definido e bem numeroso, e que realmente converte em lucros. Com esses conhecimentos, é possível se tornar referência no Instagram.

Ao entender quais são esses fatores, será muito mais fácil alcançar maior visibilidade e, assim, rentabilidade através do Instagram. Portanto, será preciso aprimorar as suas técnicas de interação através dessa rede social, que é uma das maiores e mais utilizadas de todo o mundo.

Existem três fatores essenciais para essa estratégia. Esses são os três pilares que são os básicos dentro do planejamento de mídias sociais, mas que muitas pessoas acabam não seguindo. Confira ao longo desse texto quais são, e como utilizá-los.

Qual a importância de se tornar referência no Instagram?

Existem diversas razões para ser mais ativo no Instagram. Uma delas, é que a rede social é a segunda mais utilizada nas estratégias de marketing digital das empresas brasileiras. Sendo assim, ela é uma das suas melhores amigas quando se discute o maior engajamento e visibilidade.

A segunda razão, é que, por ter sido considerada a rede social que mais causa impacto ao divulgar empresas, o Instagram até ultrapassou o Facebook. Portanto, essa rede social é uma poderosa ferramenta para todos que buscam trabalhar através da internet, com conteúdos de imagem e vídeos.

Além disso, o Instagram oferece diversas vantagens para quem consegue alcançar um bom número de seguidores, interações e engajamento. Confira abaixo outros motivos para se tornar uma referência regional no Instagram.

O sucesso do Instagram

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais que mais promove a comunicação, com cerca de 250 milhões de usuários no mundo todo somente com os stories. Juntando com os vídeos ao vivo, eles são responsáveis pelos bons resultados de engajamento.

O sucesso da rede também se dá devido aos formatos de entretenimento da plataforma estarem alinhados com as tendências do momento. Os principais recursos utilizados são as imagens, gifs, vídeos e mensagens, sendo as principais formas de interação ao se usar o Instagram.

Outro fator importante é o mobile. Assim, o aplicativo, desde o princípio, esteve focado em dispositivos móveis, o que trouxe uma grande vantagem, já que esses aparelhos representam 52% da navegação mundial na internet.

Público do Instagram

O público do Instagram tem uma diversidade de faixas etárias. Porém, algumas gerações se destacam dentro da plataforma. Boa parte dos perfis é de pessoas entre 18 e 24 anos (31%) e dos 25 aos 34 anos (30%). Então, pode ser uma boa focar seu conteúdo para esses demográficos.

Dos 800 milhões de usuários totais, 51% são mulheres, mostrando que os homens (49%) também possuem grande interesse pela rede social, com uma diferença de apenas 2%. Esses são outros dados que podem ser extremamente úteis na hora de direcionar o seu conteúdo.

LEIA TAMBÉM: Como vender mais usando o Instagram?

Quais são os 3 pilares?

Primeiramente, é preciso entender que não existe nenhuma fórmula mágica para se fazer um perfil no Instagram ficar muito popular da noite para o dia. Alguns perfis simplesmente caem na simpatia sem motivo aparente, enquanto outros se esforçam bastante para colher frutos do seu trabalho.

Sendo assim, o que será que os métodos utilizados por esses perfis de sucesso têm em comum? Confira a resposta logo abaixo, e não deixe de adaptar a sua página para que você obtenha os melhores resultados, se tornar referência no Instagram.

1. Frequência e constância

Ao visitar qualquer perfil de influenciador digital ou empresa de sucesso, você verá frequência e constância nos conteúdos postados. É percebido que os seguidores não estão lá à toa, mas sim porque estão recebendo aquilo que desejam ver.

Dessa forma, ficar grandes períodos sem postar nada apresenta riscos para sua popularidade. Isso porque o público quer ver algo novo, e não o encontrarão no seu perfil. É bem provável que eles te substituam por outra pessoa que tenha uma frequência maior de postagens.

2. Identidade visual e pessoal

Se você é um artista de sucesso, com um papel importante em um filme, as pessoas te seguirão mesmo se suas fotos forem feitas, desorganizadas e mal editadas. Em geral, um dos valores a serem considerados aqui, é o afeto que eles possuem com a obra audiovisual.

Porém, se esse não for seu caso, você precisa ter uma identidade visual atrativa, fotos de qualidade e boa edição, iluminação e harmonia no feed. Assim, será muito mais fácil atrair mais seguidores, interação e engajamento com suas postagens.

Apesar do Instagram ser uma plataforma para espalhar conteúdo, ele não deixa de ser uma rede social movida por imagens. Dessa forma, as publicações bonitas chamam mais atenção e recebem maior engajamento.

Além das imagens bonitas, conte histórias sobre você, conte como você é, compartilhe seu dia a dia, conte seus sonhos e mostre suas dificuldades. As pessoas ficam mais familiarizadas ao verem a vida real e se sentem mais confortável com alguém ou uma marca caso se identifiquem.

Em geral, os usuários estão acostumados a ver perfis de pessoas com a vida perfeita. Entretanto, do ponto de vista publicitário, mostrar sua vida real com defeitos é mais benéfico, pois seu público prefere se identificar com você do que desejar a sua vida.

Dessa forma, fica muito mais fácil ele consumir o seu conteúdo, e todas as suas publicações ganham maiores chances reais de gerarem interação. Como você viu acima, isso é extremamente importante para se tornar referência no Instagram.

3. Conteúdo de qualidade

Você sabe como as imagens têm grande relevância dentro do Instagram. Entretanto, ter somente fotos bonitas não é o segredo para o sucesso, mas sim contar com um conteúdo relevante. É necessário oferecer ao seu público exatamente aquilo que ele quer ver, assistir e ler. Conteúdos de qualidade incluem:

Stories

Essa ferramenta é extremamente popular, por isso é impossível ser deixada de lado. Os Stories funcionam como um clone do Snapchat, ultrapassando até mesmo o original, com cerca de 250 milhões de usuários ativos.

Sendo assim, é necessário aprender como criar os Stories no Instagram, que te permitirão inclusão de posts com fotos, textos ou vídeos. Além disso, também podem ser inseridos GIFS, adesivos, músicas e diferentes tipos de emoji.

Os Stories também podem ser usados para criar conteúdo interativo, como posts mostrando sua rotina, situações engraçadas ou emitir sua opinião de forma curta. Cada história pode ter, no máximo, 15 segundos. Mesmo assim, é uma boa forma de compartilhar posts com terceiros.

Lives

Fazer transmissões ao vivo é o tipo de conteúdo mais atrativo no Instagram. Além disso, ele fica disponibilizado na primeira posição da barra de Stories, e seus seguidores podem receber uma notificação cada vez que entrarem ao vivo.

Sendo assim, é difícil começar uma Live sem público, ao menos por muito tempo. Por esse motivo, não precisa ter vergonha de entrar ao vivo no Instagram. Dessa forma, seu engajamento e nome ficará em evidência com muito mais frequência.

Hashtags

O que movimenta o Instagram são as Hashtags. Por esse motivo, é ideal que você pesquise quais são as principais relacionadas a seu conteúdo. Através delas, é possível saber quais são os termos que precisam ser colocados nos seus posts no Instagram e quais temas mais atraem comentários e curtidas.

Para saber quais as principais hashtags, procure por digital influencers e veja quais são as mais frequentes em suas publicações. Dessa forma, será muito mais fácil se tornar referência no Instagram.

Você conhece o Método Engaja Insta? Essa é a maneira mais fácil de ganhar seguidores na rede social e fazer o seu negócio crescer! Conheça agora mesmo e faça o seu Instagram crescer!



Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!