Melhores estratégias de marketing para 2023

Uma área que está sempre em movimento é a do marketing. Ela possibilita que empresas alcancem mais pessoas usando dicas e ferramentas. Contudo, com a tecnologia cada vez mais rápida, as estratégias de marketing precisam ser repensadas para conseguir acompanhar essa parte importante das nossas vidas. 

Agora, novas áreas são exploradas para conseguir que os internautas direcionem sua atenção para as marcas que usam marketing. Mas, da mesma maneira que esse ambiente muda constantemente, as formas de tratar as estratégias também precisam acompanhar a evolução. 

Para este novo ano, muitas tendências já foram previstas por grandes portais como o Metrópole, Exame, Terra e até mesmo o Sebrae. Assim, conhecer o que vem por aí é o primeiro passo para melhorar a relação da empresa com seu público usando a internet. 

Saiba as melhores estratégias de marketing para 2023

Estratégias de marketing para 2023

Pensar o que faz a sua empresa se destacar é essencial quando falamos de marketing. Hoje, quase todos os comércios estão presentes online agregando vários segmentos no mercado online. Por esse motivo, um perfil nas redes sociais é indispensável, porém, só eles não são o suficiente para a comunicação com o cliente. 

As empresas que tem como objetivo aumentar sua visibilidade não podem apenas investir em pequenos anúncios. É necessário fazer muito mais que isso. Isso porque a rede é uma facilitadora bem grande na hora de fazer negócios e também de ter uma projeção maior. Ela faz diferença quando o assunto é o crescimento e também a consolidação da empresa. 

Logo, sabemos que deixar o negócio com uma boa aparência não é uma tarefa tão fácil como parece. Ainda mais porque este mercado está em evolução a todo tempo. Assim, as estratégias que já foram utilizadas podem não estar mais surtindo efeito. Por esse motivo, vamos mostrar algumas dicas que podem te ajudar. 

Veja também: Google Analytics 4: saiba tudo sobre e as mudanças que irão ocorrer!

Investimento

A primeira dica é aquela necessária para que o empreendedor comece a crescer. Não tenha medo de investir no marketing. Ele é indispensável mesmo que pareça um pouco difícil no começo. De acordo com especialistas, a expectativa é que mais empresas comecem a investir em profissionais da área do marketing digital. 

Essa situação mostra que muitos estão conscientes acerca dos benefícios dessa modalidade. Assim, as empresas podem chegar a triplicar seu faturamento no momento que começa a atuar nesta área, pois atinge um público ainda maior, além de mais qualificado. 

A opção auxilia na reputação do empreendimento e isso é um diferencial importante quantos clientes pensam em um local para gastar. Assim, aqueles que não querem ficar para trás neste momento, devem correr para começar a entrar no mercado com essa ajuda, já os profissionais da área, podem comemorar a alta procura. 

Conteúdo

Talvez um dos pontos que vem mudando no marketing é o entendimento de que as pessoas se relacionam com outras pessoas. Com isso, o impacto da publicidade, principalmente em mídias sociais, está sendo alto nos últimos anos. Tanto a produção como o consumo podem ser considerados nessa situação. 

Para entender melhor basta observar o aumento da produção dos conteúdos. Agora, as propagandas mais engessadas que tinham como objetivo falar mais do produto não são a melhor forma de lidar com o público. 

Agora, para resolver esse problema, as empresas estão em busca de formas que sejam mais criativas para atrair seus clientes. O oferecimento de conteúdos relevantes e com qualidade aumentou. Assim é possível encontrar e-books, webinários e outras opções mais íntimas. Vale lembrar que a depender do tema, até mesmo a gamificação está entre as opções utilizadas. 

Outra aposta bastante grande para este ano é a realização de conteúdos interativos, ou seja, aqueles que devem colocar o usuário no centro da sua jornada de compra. Logo, as marcas estão mostrando uma empatia maior com as necessidades, dores, opiniões e vontades dos usuários. Esse ponto é importante não só para conseguir novos clientes como também para fidelizar os antigos. 

Vídeos

Outro tipo de conteúdo bastante explorado atualmente são os vídeos com qualidade e conteúdo atrativo. Ao falar disso, podemos trazer pontos como o Youtube, TikTok, Instagram e até mesmo o LinkedIn. Essa maneira de chamar a atenção do público tem surtido um grande efeito. 

Sua maior dinamicidade permite que a empresa possa diversificar sua forma de entrar em contato. Além dessa opção ter uma maior possibilidade de oferecer conteúdos motivacionais, educacionais, entrevistas com especialistas, apresentação de produtos, curiosidades e tantos outros formatos. 

Social

Os clientes têm pesquisado e preferido empresas que assumem responsabilidades com os assuntos sociais. Neste momento, essas pessoas buscam ainda mais os interesses e causam defendidos pela empresa com o objetivo de se conectar com esse discurso. 

Além disso, a inclusão também é um assunto em alta. Quanto mais houver lugar para todos os tipos de clientes, maior a possibilidade de conseguir aumentar o número de usuários do produto. Assim, é importante dar atenção para esse tópico. 

Neste mesmo ponto, podemos citar, por exemplo, as questões ambientais. Atualmente, os usuários estão preocupados com o social, a inclusão mas também a sustentabilidade. Assumir o local de uma empresa preocupada com o futuro do meio ambiente, modificar costumes para opções menos agressivas e ter iniciativa sustentável, pode auxiliar grandemente na busca por novos clientes. 

Esses assuntos conseguem um engajamento significativo e por esse motivo também é muito utilizado na hora da criação de campanhas e publicações. Isso porque assuntos deste tipo chamam a atenção até mesmo dos usuários que não façam parte da causa, contudo o desejo de contribuir para ela é quase unânime. 

Recompensas

Ao ser tratado de uma maneira boa em uma empresa, é comum que o usuário pense em voltar. Dessa maneira, os programas de recompensa são uma ótima forma de fazer com que seu cliente se sinta reconhecido. Assim, a empresa parece, cada vez mais, cativante, confiável e apaixonante. 

Isso porque os benefícios, brindes e premiações acabam estreitando a relação do usuário com a empresa. Essa situação oferece, praticamente, um marketing espontâneo. A opção é bastante usada para fidelizar os clientes, além de expandir a rede com novos embaixadores. 

Veja também: Artigo guia: Top 10 hospedagens de site para 2023

Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!