Por que investir em tráfego pago?

O marketing digital está em alta atualmente. Com isso, muitas estratégias estão surgindo para quem deseja investir na melhora desta área. Empresas de todos os portes se beneficiam dessas várias estratégias, dentre elas, o tráfego pago. 

É bastante comum que empreendimentos que estão no começo busquem nessa modalidade a construção de um dos principais pilares da empresa. Assim, vale compreender o porquê essa opção é tão conhecida. 

O que é tráfego pago?

O primeiro passo para trabalhar com o tráfego pago é compreender o que ele é. Essa estratégia tem como base a realização de investimento através de anúncios nas plataformas das mídias digitais. O principal objetivo é chamar a atenção de pessoas que estejam potencialmente qualificadas para se relacionar, conhecer e comprar a marca. 

Há uma maneira rápida e simples de compreender o tráfego pago. Basicamente, é necessário utilizar uma ferramenta de mídia, investir no valor mensal, criar anúncios e então pagar quando o anúncio foi visualizado ou clicado. 

Veja também: Google Analytics 4: saiba tudo sobre e as mudanças que irão ocorrer!

Quais as vantagens ?

Agora que já entendemos como funciona o tráfego pago, vale compreender quais as principais estratégias dessa modalidade. Assim, é possível saber se essa é a melhor escolha para promover o seu negócio

Resultados imediatos

Quando uma empresa usa essa estratégia já pode esperar resultados bons e rápidos. Para isso é só criar uma conta na ferramenta disponível de sua preferência. Depois é só configurar quais os anúncios e campanhas deseja mostrar e realizar um orçamento. 

A partir desses passos, o processo já está feito. Então, o material já começará a ser vinculado para o público que você selecionou. Assim, esse grupo de interesse passa, não só a ver o anúncio como também a interagir com ele. 

Segmentação

Falando de uma maneira geral, as ferramentas voltadas para o tráfego pago conseguem alcançar uma capacidade de segmentação excelente. Basicamente, as mais comuns costumam incluir segmentações por palavra-chave, por exemplo. Outras possibilidades são uso de informações demográficas como sexo idade, interesses, canais de mídia, ocupação, personalidade, dentre outros grupos. 

É importante ressaltar, no entanto, que mesmo que as ferramentas disponíveis sejam consideradas boas formas de segmentação, o processo não significa que esse ponto é passado de maneira automática para a campanha. É claro que neste caso é o fator humano que atua como responsável. Ele é aquele que cria as campanhas, logo, deverá compreender como atingir e ainda impactar o público-alvo da melhor forma e também com um baixo custo. 

Baixo investimento

Quem deseja começar a utilizar o tráfego pago não precisa possuir muito dinheiro. Na realidade, é o contrário. Mesmo tendo uma renda pequena e sendo iniciante, já é possível utilizar as ferramentas que oferecem esse serviço. A melhor parte é conseguir selecionar qual o valor que deseja investir. Existem opções de pagamentos diários, mensais e até vitalícios. 

Um exemplo bastante conhecido é o Facebook Ads. Nele é possível começar a investir tendo um valor inicial de um dólar por dia, o que atualmente é cerca de cinco reais. Outras ferramentas costumam seguir a mesma lógica, podendo até encontrar opções de um real por dia. 

Self Service

Mais uma vantagem do tráfego pago é que as ferramentas principais disponíveis possuem um modelo estilo self service. Isso significa que não é necessário ter nenhum intermediário para que a campanha possa ir ao ar. Assim, a única necessidade é realizar um cadastro, fazer as configurações da conta e então adicionar os anúncios e campanha produzidos para começar a vinculá-los. 

Contudo, é importante saber o que está fazendo. Caso não saiba, poderá consumir alguns recursos importantes e que podem não trazer resultados. 

Acompanhamento das métricas

Uma outra situação que pode ser considerada uma vantagem é poder realizar o acompanhamento de métricas praticamente em tempo real. Assim, isso permite que a pessoa consiga realizar adaptações nas estratégias para conseguir alcançar mais público, logo, tendo melhores resultados. 

Em outras modalidades, como o SEO, não se pode ter um controle completo acerca das páginas que podem ser ranqueadas e com quanto tempo isso pode ocorrer. É claro que acompanhar a métrica em tempo real é algo que deve fazer parte do cotidiano de quem atua com marketing digital. Contudo, com o tráfego pago é possível realizar ajustes e correções de rota de forma mais rápida para alcançar objetivos anteriormente traçados.

Tipos de tráfego pago

Atualmente existem alguns modelos de tráfego pago. Basicamente, eles são três: 

  • Pay per Click ou Pague por clique (PPC) - como o próprio nome já diz, essa opção já cobra quando um usuário visualiza ou clica no anúncio. 
  • Cost per Thousand ou Custo por mil (CPM) - essa modalidade oferece a cobrança através do número de impressões, ou seja, sempre que houver mil impressões, haverá cobrança sem depender dos cliques ou visualizações no anúncio. 
  • Cost per View ou Custo por Visualização - aqui o interessado paga a cada visualização de 30 segundo de um vídeo ou ele inteiro, caso seja menor. 

Vale destacar que as ferramentas que existem atualmente costumam utilizar todos os modelos de cobrança. Não podemos dizer que existe uma opção melhor ou pior. A realidade é que essa questão só pode ser respondida por cada empreendedor. Isso porque é necessário escolher a modalidade de acordo com os objetivos que possui. 

Veja também: Artigo guia: Top 10 hospedagens de site para 2023

Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!