Como vender mais sem investir muito dinheiro? Confira!

Quando falamos do mercado financeiro, mais especificamente, das lojas de produtos e serviços, pensamos sempre em técnicas para aumentar o lucro. Contudo, sabemos que para fazer isso é necessário separar um valor de investimento. 

As vendas de uma loja podem ser impulsionadas quando a empresa investe no marketing, em bons funcionários ou mesmo em demais técnicas. Mas será que é possível aumentar o número de movimento mesmo sem realizar esses gastos? 

A questão é que o aumento da abertura de comércios online não é uma novidade no Brasil. Depois da pandemia de coronavírus, essa questão ficou ainda mais evidente. Com isso, mesmo pessoas com baixos orçamentos começaram a entrar no mercado. Porém, uma parte desse grupo não possui capital de investimento. Por esse motivo é necessário buscar maneiras de conseguir trabalhar da forma como sempre sonhou. 

Aumento dos comércios

Assim como comentamos acima, a pandemia de Covid obrigou uma parte da sociedade a encontrar uma nova forma de fazer dinheiro. Com comércios físicos fechados, alto nível de demissão e saturamento de empresas que atuavam no regime remoto, a saída foi o mercado online. Sendo assim, aqueles que estavam precisando de uma forma de manter as contas cotidianas ou mesmo queriam uma renda extra passaram a usar essa opção. 

Em 2020, por exemplo, nos meses de março a julho, cerca de 600 mil pessoas abriram seus negócios, atuando como Microempreendedor Individual (MEI). Esse número atingiu um crescimento de 20% quando comparamos aos dados do mesmo período em 20219. A expectativa é que no futuro esse número aumente ainda mais.

De acordo com especialistas, os empreendedores conseguem encontrar várias possibilidades na internet. Ela é um lugar propício para as pessoas que desejam iniciar no mundo empreendedor. Porém, é muito importante compreender que o sucesso não ocorre de um dia para o outro. 

Mesmo que o comércio digital pareça algo simples a um primeiro olhar, é preciso ter em mente que estratégias e paciência são essenciais neste começo, assim como qualquer outro tipo de empreendimento. 

Investir em um bom tempo para cuidar desse processo também é um ponto que precisa ser considerado. O foco é essencial pois é o responsável por oferecer resultados cada vez melhores. Porém, existem dicas para quem está começando nesse ramo e ainda não tem condições de investir grandes valores. Veja a seguir. 

Dicas para vender mais sem investir

Os empreendedores podem contar com o auxílio de várias ferramentas e estratégias para conseguir bons resultados e mesmo assim não gastar com grandes investimentos. Eles podem ser situações simples mas que precisam ser realizadas de maneira correta. 

Veja também: Melhores estratégias de marketing para 2023

Afiliados

Uma das formas mais conhecidas entre o público são os programas de afiliados. Essa opção é para as pessoas que querem começar a lucrar com vendas mas ainda não possuem a própria empresa. Nessa modalidade, a pessoa não precisa investir em nada, nem mesmo comprando os produtos para revenda. A única coisa a ser feita é se cadastrar em plataformas desse tipo de trabalho como o Eduzz é o Hotmart. Nelas, há itens que estão disponíveis de roma gratuita. Feito isso, basta iniciar o processo de divulgação dos produtos que já existem no site e então receber as comissões pelas vendas. 

De acordo com informações das plataformas, é possível ter comissões que podem variar de 40% a 70% em cada um dos produtos, logo, são valores bastante significativos. Como exemplo, podemos pensar que se uma pessoa consegue vender algo de R$ 500 na Hotmart, a quantia que recebe é de R$ 300. Por esse motivo, os especialistas comentam que essa é a melhor saída para quem quer começar a receber uma renda extra do zero. 

Produtor digital

Outra opção bastante interessante é a de ser um produtor. Nela, a pessoa pode compartilhar algum conhecimento que possui. É possível criar e-books, cursos, palestras e diversos tipos de material para revender na internet. 

Há opções das mais diversas possíveis, o que ajuda a render bastante dinheiro. Logo, assim como a possibilidade anterior, é uma boa saída para quem não tem valores para gastar com investimentos. Esses produtos oferecidos custam apenas o conhecimento que a própria pessoa possui. 

Freelancer

Comentando em vender serviços, o freelancer é uma opção para quem quer dinheiro rápido. Essa opção é bastante utilizada por quem tem conhecimentos úteis na hora de escrever artigos, fazer revisões de trabalhos acadêmicos, criação de marketing, edição de fotos, traduções e várias outras opções. Independente da área, esse tipo de trabalho pode trazer um retorno considerável. 

Em algumas plataformas como o Workana ou o 99Freelas, a pessoa consegue entrar em contato com os clientes de maneira rápida e segura. Contudo, a depender da opção escolhida, o emprego pode solicitar um tempo e dedicação especial, mas é uma ótima opção para fazer renda extra de maneira rápida. 

Dropshipping

Muitas pessoas podem não acreditar neste tipo de trabalho. Entretanto, especialistas dizem que é uma ótima opção para conseguir dinheiro. Seu funcionamento é bastante simples. Basicamente, é necessário criar uma loja virtual e colocar os produtos catalogados. 

Dessa maneira, quando o cliente faz a compra pela sua plataforma é só enviar o pedido diretamente para o fornecedor de confiança. Essa pessoa envia os produtos diretamente para a casa do comprador. Assim, não é necessário ter nenhum tipo de estoque. 

Mas muitos se questionam sobre o lucro. Essa resposta é bastante simples. O fornecedor vende por um valor mais baixo e na hora de colocá-lo na loja, basta colocar o preço da sua comissão adicionado. Com isso, a renda extra é uma ótima opção. 

Marketplaces

É claro que não temos como falar de vendas sem investimento e não comentar acerca dos marketplaces. Essa é uma opção muito relevante para quem está no mundo do empreendimento. Isso porque é possível atuar dentro da própria casa e sem precisar ter gastos com aluguéis e funcionários. 

Basicamente, esses sites recebem várias visitas todos os dias e com isso geram um tráfego que todo vendedor de loja virtual já sonhou. Com isso, seus produtos estarão sempre sendo visualizados, aumentando as chances de vender.. 

Contudo, essa não é a única vantagem. Nos marketplaces não é necessário gastar para se cadastrar e conseguir vender. Assim, a loja fica ativa sem que valores precisam ser pagos para que ela fique aparecendo. 

Em algumas situações, os anúncios ainda são gratuitos, por esse motivo, se você souber como organizar seus produtos, é possível ter uma propaganda que traga ainda mais vendas. 

Atualmente, o número de sites que funcionam dessa maneira são vários como a Shopee, facebook, Magazine Luiza, Mercado Livre, Amazon, Americanas e várias outras opções. 

Veja também: Por que investir em tráfego pago?

Faça um diagnóstico gratuito da sua estratégia digital:
Saia com um plano para escalar em 2024

clique aqui para saber mais!